O que Paulo Freire fala sobre gestão democrática?

Perguntado por: Álvaro Maia de Leite  |  Última atualização: 28. April 2022
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Freire acredita que a gestão democrática educacional pode contribuir na ampliação das estruturas democratizantes e consequentemente favorecer o exercício da participação popular.

O que Paulo Freire fala sobre a gestão escolar?

“Não há educação sem amor. Não há educação imposta como não há amor imposto. Quem não ama não entende o próximo e não o respeita” Essa afirmação de Paulo Freire em Educação e mudança expressa e condensa o seu pensamento acerca do ser humano, da vida, da educação e da gestão escolar.

Quais os princípios da gestão escolar democrática?

A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e, ainda, financiamento pelo poder público, entre outros.

O que relata Paulo Freire 2002 p-72 sobre gestão?

(FREIRE, 2002, p. 72). A gestão de uma escola, por menor que esta seja, não é apenas uma função pedagógica, assim como ser professor também não o é. O que diferencia não é apenas a natureza do trabalho, mas o seu grau.

Qual a pedagogia defendida por Paulo Freire?

O mais célebre educador brasileiro, autor da "Pedagogia do Oprimido", defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais.

Paulo Freire e a Gestão Democrática

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Quais são as principais ideias de Paulo Freire?

Paulo Freire vê a educação como ferramenta para emancipação individual e social e avalia que todo processo educacional deve partir da realidade do próprio aluno. Também valoriza a horizontalidade, ou seja, a possibilidade não só de estudantes aprenderem com professores, mas também o contrário.

O que é a educação libertadora de Paulo Freire?

A educação libertadora ou problematizadora estimula o aluno a participar ativamente na hora de aprender e principalmente a questionar a realidade. Na prática, o professor promove diálogo, debate e aproxima o mundo teórico do dia a dia dos alunos. É a chamada "educação ativa".

O que os autores falam sobre gestão escolar?

4 – Autores que falam sobre gestão escolar: Heloisa Lück

Entre os diversos livros já publicados por ela estão: as series “Liderança em gestão escolar”, “Concepções e processos democráticos de gestão educacional”, “Gestão educacional”, e “Gestão participativa na escola”.

O que é gestão educacional e gestão escolar?

A gestão educacional envolve todos os processos de uma instituição escolar. Desde o setor administrativo, até o pedagógico, cabendo aos gestores otimizar as atividades diárias e aumentar a eficiência do ensino dentro da instituição.

Para que serve a gestão para a educação?

Criada com o intuito de diferenciar e integralizar o contexto educacional, a Gestão Escolar tem como função otimizar processos diários, aumentar e melhorar a eficiência do ensino dentro da instituição.

Qual o objetivo da gestão democrática escolar?

O objetivo da gestão escolar democrática é aproximar escola, pais e a sociedade para promover uma educação de qualidade e que estimule o exercício da cidadania. Para a gestão democrática, a educação de qualidade é um direito de todos os alunos.

Quais são os elementos constitutivos da gestão democrática?

Estes quatro elementos, participação, autonomia, transparência e pluralidade, são básicos da Gestão Democrática e devem ser focados na prática social da educação sempre na perspectiva de posturas e culturas efetivamente democráticas.

Quais são os fundamentos da gestão escolar?

Os pilares da gestão escolar
  1. Gestão Pedagógica. A gestão escolar pedagógica é a área que cuida diretamente da atividade fim da escola, que é o setor educacional. ...
  2. Gestão Administrativa. ...
  3. Gestão Financeira. ...
  4. Gestão de Pessoas. ...
  5. Gestão da Comunicação. ...
  6. Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos.

Qual a importância do estágio de gestão escolar?

O estágio em gestão escolar é de suma importância para a formação do profissional que atuará na educação básica uma vez que propícia a verdadeira união entre a teoria e a prática, mesmo assim, é complexo determinar o quanto o graduando pode aprender com as experiências vivenciadas na disciplina em gestão e no estágio ...

O que é a gestão escolar?

A Gestão Escolar compreende a organização da escola promovendo condições efetivas para garantir o avanço do processo de ensino-aprendizagem. Assim, as ações da escola devem estar pautadas e articuladas em quatro áreas fundamentais: pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos.

O que Almir Vicentini fala sobre gestão escolar?

De acordo com Vicentini (2010) nossas escolas precisam formar jovens para o novo mercado de trabalho, que exige competências que não estamos acostumados ou, pior, não sabemos abordar. Como falar de mudanças se mantemos os mesmos conceitos e padrões de ensino do século passado?

O que é gestão escolar passei direto?

Supervisionar, "dirigir" o fazer escolar de acordo com as normas e proposta do sistema de ensino Autenticidade, dinamicidade e autonomia. Competência para repassar informações.

Qual o objetivo da Pedagogia Libertadora?

Termo baseado na “pedagogia do oprimido” do educador Paulo Freire, que propõe uma educação crítica a serviço das transformações sociais, econômicas e políticas para a superação das desigualdades existentes no interior da sociedade.

Quais os ideais defendidos pela educação libertadora?

A educação libertadora tem, fundamentalmente, como objetivo desenvolver a consciência crítica capaz de perceber os fios que tecem a realidade social e superar a ideologia da opressão. Na educação como prática da liberdade, os homens e as mulheres são vistos como “corpos conscientes”.

Qual o objetivo da tendência libertadora?

2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Onde, para esse, o saber mais importante é a de que ele é oprimido, ou seja, ter uma consciência da realidade em que vive.

Como é a visão de Paulo Freire sobre a educação?

Paulo Freire expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar.

Quais os principais fundamentos que uma escola deve seguir e fazer?

DICAS PARA UMA GESTÃO EDUCACIONAL MAIS EFICIENTE
  • FAÇA UM PLANEJAMENTO ESCOLAR. ...
  • TENHA UMA BOA COMUNICAÇÃO COM A SUA EQUIPE. ...
  • ESTIMULE A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS E MANTENHA-OS BEM INFORMADOS. ...
  • TENHA UMA BOA COMUNICAÇÃO COM OS PAIS E AS MÃES DOS ALUNOS. ...
  • LEMBRE-SE SEMPRE: A ESCOLA É PARA O ALUNO.

Como é feita a gestão da escola?

A gestão escolar cabe à direção, direção auxiliar e equipe pedagógica que, juntas, formam a equipe gestora. Essa equipe, tendo a gestão democrática como principio, deve primar pelo fortalecimento do trabalho coletivo, da ética profissional e o comprometimento político-pedagógico com a educação pública.

Quais são algumas boas práticas de gestão de docentes?

Quais são algumas boas práticas de gestão de docentes?
  • Proporcionar o engajamento dos professores. ...
  • Valorizar o corpo docente. ...
  • Alinhar a equipe em relação à proposta pedagógica. ...
  • Incentivar a qualificação. ...
  • Oferecer espaço de troca e colaboração entre os docentes. ...
  • Investir em ferramentas de gestão.

O que é a gestão democrática?

A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.

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