O que Paulo Freire fala sobre gestão democrática?
Perguntado por: Álvaro Maia de Leite | Última atualização: 28. April 2022Pontuação: 4.8/5 (26 avaliações)
Freire acredita que a gestão democrática educacional pode contribuir na ampliação das estruturas democratizantes e consequentemente favorecer o exercício da participação popular.
O que Paulo Freire fala sobre a gestão escolar?
“Não há educação sem amor. Não há educação imposta como não há amor imposto. Quem não ama não entende o próximo e não o respeita” Essa afirmação de Paulo Freire em Educação e mudança expressa e condensa o seu pensamento acerca do ser humano, da vida, da educação e da gestão escolar.
Quais os princípios da gestão escolar democrática?
A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e, ainda, financiamento pelo poder público, entre outros.
O que relata Paulo Freire 2002 p-72 sobre gestão?
(FREIRE, 2002, p. 72). A gestão de uma escola, por menor que esta seja, não é apenas uma função pedagógica, assim como ser professor também não o é. O que diferencia não é apenas a natureza do trabalho, mas o seu grau.
Qual a pedagogia defendida por Paulo Freire?
O mais célebre educador brasileiro, autor da "Pedagogia do Oprimido", defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais.
Paulo Freire e a Gestão Democrática
Quais são as principais ideias de Paulo Freire?
Paulo Freire vê a educação como ferramenta para emancipação individual e social e avalia que todo processo educacional deve partir da realidade do próprio aluno. Também valoriza a horizontalidade, ou seja, a possibilidade não só de estudantes aprenderem com professores, mas também o contrário.
O que é a educação libertadora de Paulo Freire?
A educação libertadora ou problematizadora estimula o aluno a participar ativamente na hora de aprender e principalmente a questionar a realidade. Na prática, o professor promove diálogo, debate e aproxima o mundo teórico do dia a dia dos alunos. É a chamada "educação ativa".
O que os autores falam sobre gestão escolar?
4 – Autores que falam sobre gestão escolar: Heloisa Lück
Entre os diversos livros já publicados por ela estão: as series “Liderança em gestão escolar”, “Concepções e processos democráticos de gestão educacional”, “Gestão educacional”, e “Gestão participativa na escola”.
O que é gestão educacional e gestão escolar?
A gestão educacional envolve todos os processos de uma instituição escolar. Desde o setor administrativo, até o pedagógico, cabendo aos gestores otimizar as atividades diárias e aumentar a eficiência do ensino dentro da instituição.
Para que serve a gestão para a educação?
Criada com o intuito de diferenciar e integralizar o contexto educacional, a Gestão Escolar tem como função otimizar processos diários, aumentar e melhorar a eficiência do ensino dentro da instituição.
Qual o objetivo da gestão democrática escolar?
O objetivo da gestão escolar democrática é aproximar escola, pais e a sociedade para promover uma educação de qualidade e que estimule o exercício da cidadania. Para a gestão democrática, a educação de qualidade é um direito de todos os alunos.
Quais são os elementos constitutivos da gestão democrática?
Estes quatro elementos, participação, autonomia, transparência e pluralidade, são básicos da Gestão Democrática e devem ser focados na prática social da educação sempre na perspectiva de posturas e culturas efetivamente democráticas.
Quais são os fundamentos da gestão escolar?
- Gestão Pedagógica. A gestão escolar pedagógica é a área que cuida diretamente da atividade fim da escola, que é o setor educacional. ...
- Gestão Administrativa. ...
- Gestão Financeira. ...
- Gestão de Pessoas. ...
- Gestão da Comunicação. ...
- Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos.
Qual a importância do estágio de gestão escolar?
O estágio em gestão escolar é de suma importância para a formação do profissional que atuará na educação básica uma vez que propícia a verdadeira união entre a teoria e a prática, mesmo assim, é complexo determinar o quanto o graduando pode aprender com as experiências vivenciadas na disciplina em gestão e no estágio ...
O que é a gestão escolar?
A Gestão Escolar compreende a organização da escola promovendo condições efetivas para garantir o avanço do processo de ensino-aprendizagem. Assim, as ações da escola devem estar pautadas e articuladas em quatro áreas fundamentais: pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos.
O que Almir Vicentini fala sobre gestão escolar?
De acordo com Vicentini (2010) nossas escolas precisam formar jovens para o novo mercado de trabalho, que exige competências que não estamos acostumados ou, pior, não sabemos abordar. Como falar de mudanças se mantemos os mesmos conceitos e padrões de ensino do século passado?
O que é gestão escolar passei direto?
Supervisionar, "dirigir" o fazer escolar de acordo com as normas e proposta do sistema de ensino Autenticidade, dinamicidade e autonomia. Competência para repassar informações.
Qual o objetivo da Pedagogia Libertadora?
Termo baseado na “pedagogia do oprimido” do educador Paulo Freire, que propõe uma educação crítica a serviço das transformações sociais, econômicas e políticas para a superação das desigualdades existentes no interior da sociedade.
Quais os ideais defendidos pela educação libertadora?
A educação libertadora tem, fundamentalmente, como objetivo desenvolver a consciência crítica capaz de perceber os fios que tecem a realidade social e superar a ideologia da opressão. Na educação como prática da liberdade, os homens e as mulheres são vistos como “corpos conscientes”.
Qual o objetivo da tendência libertadora?
2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Onde, para esse, o saber mais importante é a de que ele é oprimido, ou seja, ter uma consciência da realidade em que vive.
Como é a visão de Paulo Freire sobre a educação?
Paulo Freire expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar.
Quais os principais fundamentos que uma escola deve seguir e fazer?
- FAÇA UM PLANEJAMENTO ESCOLAR. ...
- TENHA UMA BOA COMUNICAÇÃO COM A SUA EQUIPE. ...
- ESTIMULE A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS E MANTENHA-OS BEM INFORMADOS. ...
- TENHA UMA BOA COMUNICAÇÃO COM OS PAIS E AS MÃES DOS ALUNOS. ...
- LEMBRE-SE SEMPRE: A ESCOLA É PARA O ALUNO.
Como é feita a gestão da escola?
A gestão escolar cabe à direção, direção auxiliar e equipe pedagógica que, juntas, formam a equipe gestora. Essa equipe, tendo a gestão democrática como principio, deve primar pelo fortalecimento do trabalho coletivo, da ética profissional e o comprometimento político-pedagógico com a educação pública.
Quais são algumas boas práticas de gestão de docentes?
- Proporcionar o engajamento dos professores. ...
- Valorizar o corpo docente. ...
- Alinhar a equipe em relação à proposta pedagógica. ...
- Incentivar a qualificação. ...
- Oferecer espaço de troca e colaboração entre os docentes. ...
- Investir em ferramentas de gestão.
O que é a gestão democrática?
A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.
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