O que passa no processo mastoide?
Perguntado por: Guilherme Lucas de Nogueira | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (61 avaliações)
A mastoidite é uma inflamação das células aéreas localizadas no processo (apófise) mastoide e é frequentemente causada por uma infecção grave no ouvido médio (otite média). A mastoidite pode espalhar-se do osso temporal para a cavidade craniana, causando meningite ou inflamação das meninges.
O que se insere no processo mastoide?
Processo mastoide é uma projeção cônica que pode variar de tamanho e forma localizada na parte posterior do osso temporal (porção mastoidea). Em sua face externa, estão ligados os músculos esternocleidomastoideo, esplênio da cabeça e dorsal longo da cabeça.
O que é o processo mastoide?
O processo mastoide é uma divisão do osso temporal que forma parte da lateral e base do crânio que se conecta com o ouvido médio pelo chamado aditus ad antrum, que é uma conexão estreita entre essas duas estruturas.
O que passa no meato acústico externo?
O pavilhão auditivo, o meato acústico externo e a membrana timpânica são as estruturas que compõem o ouvido externo (orelha externa), cuja única função é conduzir as ondas sonoras para o ouvido médio (orelha média) depois de transformá-las em pressão acústica.
O que passa no meato acústico interno?
O meato acústico interno é fechado lateralmente por uma fina lâmina óssea perfurada que o separa da orelha interna. Através dessa lâmina passam o nervo facial (par VII), ramos do nervo vestibulococlear (par VIII) e vasos sanguíneos.
Mastopexia com prótese ou sem prótese: qual a melhor?
O que passa dentro do forame jugular?
A veia jugular interna, principal via de drenagem venosa do cérebro, e três nervos cranianos, o nervo glossofaríngeo ou o nervo craniano IX, o nervo vago ou o nervo craniano X e o nervo acessório ou craniano XI, atravessam o forame jugular, também chamado forame lacerum posterior, 3.
Quais as estruturas que atravessam o forame jugular e o meato acústico interno?
O forame jugular é cercado pela porção petrosa do osso temporal e o osso occipital. Ele permite que muitas estruturas passem através dele, incluindo o nervo glossofaríngeo (NC IX), o nervo vago (NC X), o nervo espinhal acessório (NC XI), o seio petroso inferior, o seio sigmoide e a artéria meníngea posterior.
Quais ossos se encontram no meato acústico externo?
O meato acústico externo pode ser visualizado como ponto de referência anatômica, desta forma a porção escamosa se dirige superiormente, a mastóidea posteriormente, a timpânica ântero-inferiormente e a petrosa medialmente.
Onde fica o meato acústico externo?
O meato acústico externo é um canal em forma de “S” que se estende da concha até a membrana do tímpano, com aproximadamente 2,5cm de comprimento, constituída por uma parte de cartilagem e outra, maior, de óssea. São encontradas as glândulas sebáceas, glândulas ceruminosas e pelos.
O que não encontramos no osso temporal?
NÃO encontramos no osso temporal: a) meato acústico externo b) fossa maxilar c) processo estilóide d) fossa mastóidea e) processo zigomático 4. Mencione os ossos do viscerocrânio e do neurocrânio. 5. Fale da mandibula e dos relevos que podemos observar em suas faces externa e interna.
O que são os processos mastóide e Estiloide?
O processo (apófise) estiloide é uma projeção espicular do aspecto inferior do osso temporal. Ele se origina anteriormente ao forame (buraco) estilomastóideo, que abriga o nervo facial (nervo craniano VII) e a artéria estilomastóidea.
Quais os perigos da mastoidite?
Possíveis complicações
Surdez; Meningite; Abscessos cerebrais; Infecção disseminada pelo sangue, conhecida como sepse.
O que é o processo estilóide?
O processo estilóide é uma projeção óssea fina que se origina na porção inferior do osso temporal, medial e anteriormente ao forame estilomastóideo6. Nele inserem-se os ligamentos estilofaríngeo, estilomandibular e estilo-hióideo.
Onde está localizado o processo mastoide?
A mastoidite é uma inflamação do osso mastóide, que fica localizado na proeminência situada atrás da orelha, e é mais comum em crianças, apesar de poder atingir pessoas de todas as faixas etárias.
Em qual osso se encontra o processo estilóide?
Processo estiloide é projeção óssea fina que se estende a partir da superfície inferior do osso temporal, medial e anteriormente ao forame estilomastóideo.
Quais os ossos que possuem processo estilóide?
O processo estilóide é uma projeção óssea de direção ântero-inferior localizado na base do crânio, situado lateralmente à fossa jugular, ântero-medial ao processo mastóideo e medialmente à parte timpânica do osso temporal.
Onde fica o ouvido externo?
Ouvido externo
Localiza-se na parte externa da orelha, que é a estrutura visível do ouvido. O ouvido externo é composto pelo pavilhão auricular e pelo canal auditivo, e tem como função captar as ondas sonoras e enviá-las à membrana timpânica.
Onde se localiza a tuba auditiva?
A tuba auditiva é um tubo orgânico fechado que une a rinofaringe à orelha média.
Onde fica o pavilhão auricular?
O pavilhão auditivo, órgão da audição e do equilíbrio, é formado pelos ouvidos externo, médio e interno. O ouvido externo é formado pelo pavilhão auricular (orelha) e pelo canal auditivo (meato auditivo externo).
Quais são as partes do osso esterno?
O osso é dividido em três partes: O manúbrio. O corpo do esterno. O processo xifoide.
Quais ossos são encontrados na parte petrosa do osso temporal?
- Occipital;
- Parietal;
- Esfenoide;
- Mandíbula e;
- Zigomático (processo zigomático do temporal)
Que estruturas passam pelo forame supra orbital?
Forame: orifício que veicula a passagem de nervos, artérias e veias. Localização: parte superior da órbita ou parte medial e intermédia da margem supra-orbital. O que passa: nervos e vasos supra-orbitais (filetes sensitivos) que irão se distribuir pela região do tegumento e parte da fronte.
Onde está localizado o forame jugular?
O forame jugular (FJ) é considerado uma grande abertura ou hiato irregular localizado na parte posterior da sutura occipitomastóidea entre o processo jugular do osso occipital e a fossa jugular da parte petrosa do osso temporal, o FJ permite a passagem de uma série de estruturas importantes: a veia jugular interna ( ...
Quais são os ramos que emergem do forame Infraorbitário e seus ramos terminais?
Passa pelo forame infraorbital em direção aos lábios e sofre ramificações para inervar a pele da parte superior da bochecha, a túnica mucosa do seio maxilar, os dentes incisivo, canino e pré-molar, parte superior da gengiva, pele e túnica conjuntiva da pálpebra inferior, parte do nariz e pele e túnica mucosa do lábio ...
Como a temperatura afeta a solubilidade do oxigênio na água?
Em que EP começa o exame Genin Boruto?