O que os jesuítas fizeram no Brasil?

Perguntado por: Daniela Beatriz de Lima  |  Última atualização: 13. März 2022
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No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial. Incumbidos dessa missão, promoveram a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade.

O que os jesuítas queriam com a catequizar os índios?

Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.

Quais eram as atividades desenvolvidas pelos jesuítas?

As reduções jesuíticas abrigavam milhares de indígenas convertidos ao catolicismo, sendo que eram praticados várias atividades prósperas de agricultura, pecuária e artesanato, além de lutarem contra as expedições dos bandeirantes paulistas que invadiam essas terras para capturar os indígenas e depois vender-los como ...

Qual a função das missões jesuíticas?

A função dos jesuítas era evangelizar e incentivar os indígenas a assimilar os costumes europeus. Obviamente, as resistências indígenas foram parte do cotidiano das missões. Na Amazônia, a chegada dos jesuítas esteve relacionada ao fim da União Ibérica (1580-1640).

Qual era o objetivo da educação dos jesuítas?

O objetivo dos jesuítas era catequizar os índios, para isso primeiramente teriam que ensiná-los a ler e a escrever. Ao longo de 20 anos de ensino, os jesuítas construíram cinco escolas de educação elementar e três colégios.

Jesuítas no Brasil - Brasil Escola

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Porque os católicos queriam catequizar os índios?

O objetivo dessas entradas era obrigar os nativos a aceitarem “a fé pelo medo”, como descreveu o cientista político José Eisenberg no livro As missões jesuíticas e o pensamento político moderno (UFMG, 2000).

O que é catequizar os índios?

Também conhecidas como missões, as reduções foram aldeamentos criados pelos padres jesuítas, da Companhia de Jesus, com o objetivo do catequizar os índios brasileiros, além de transmitir para eles os costumes e a cultura europeia.

Qual igreja foi usada na catequização dos índios brasileiros?

Quadro representando os jesuítas na catequização dos índios. Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus.

Quais os impactos de catequização para os indígenas?

O impacto da catequização para os indígenas

A ação dos jesuítas, causou um profundo impacto ao impor aos nativos um modo de vida cristão, condenar suas práticas e crenças tradicionais, alterar suas estruturas sociais desvalorizando a função dos pajés e substituindo seu tipo de moradia.

Como era o processo de catequização dos indígenas?

Para que a catequização fosse realizada, era necessário que os indígenas aprendessem a língua portuguesa para a leitura de trechos bíblicos e o ensino da prática religiosa católica. Um dos nomes mais conhecidos no processo de evangelização que chegaram até nós foi o do padre José de Anchieta.

O que significa a palavra catequização?

1. Instruir ou doutrinar em matéria social ou religiosa. 2. [Figurado] Tratar de convencer.

Como os indígenas reagiram perante a evangelização?

Eles desprezam os casamentos, os batismos e transformam tudo isso num pecado. E isso impede que esses povos ajam e reajam diante de acontecimentos políticos, da negação de direitos, diante da negativa de terem a possibilidade de seus territórios sejam demarcados”, adverte.

Qual é a religião dos índios?

De uma maneira geral, as religiões indígenas são xamanistas e ritualistas. Alguns povos de origem mongólica (mongóis siberianos) e fenícios têm algumas tradições religiosas peculiares. O sistema religioso destes indígenas têm características de animismo, totemismo e xamanismo.

Qual a religião dos povos indígenas?

As religiões dos povos indígenas do Brasil são politeístas, cultivam muitas entidades e não há a adoração a uma única divindade. Também não há dogmas ou um conjunto de doutrinas registradas em livros sagrados, como a Bíblia.

Onde os jesuítas se instalaram no Brasil?

Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 e começaram sua catequese erguendo um colégio em Salvador da Bahia, fundando a Província Brasileira da Companhia de Jesus.

Quais foram os primeiros povos a serem catequizados?

Inicialmente, os curumins (filhos dos índios) e órfãos portugueses. Mais tarde, os filhos dos proprietários das fazendas de gado e dos engenhos de cana-de-açúcar e também dos escravos. Em todos os casos, apenas meninos. Esses foram os primeiros alunos da Educação formal (e letrada) brasileira.

Por que as missões foram destruídas?

As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. ... Resultado: em 1759, os jesuítas foram expulsos do Brasil, acusados de controlar um "Estado dentro do Estado" e de insuflar os guaranis contra o domínio português.

O que era um aldeamento?

Aldeamento é o nome dado ao processo de reunião de índios em aldeias que geralmente ficavam próximas a povoações coloniais, incentivando o contato com os portugueses. No plano físico as aldeias eram organizadas seguindo padrões “mestiços”, híbridos, de disposição dialogal.

Como era a educação na época dos jesuítas?

A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.

Como era o método de ensino dos jesuítas?

O método de ensino utilizado pelos jesuítas era principalmente expositivo, livresco, com pouco ou nenhum sentido prático. O cul- tivo da língua nativa e das Humanidades contrastava com o, nem sempre, ajustado, mas inevitável Latim.

Qual era o objetivo dos jesuítas no Brasil Colônia e como era o ensino com a utilização do documento Ratio Studiorum?

O Ratio Studiorum não era um tratado sistematizado de pedagogia, mas sim uma coletânea de regras e prescrições práticas e minuciosas a serem se- guidas pelos padres jesuítas em suas aulas. Portanto, era um manual prático e sistematizado que apresentava ao professor a metodologia de ensino a ser utilizada em suas aulas.

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