O que os insetos causam na lavoura?

Perguntado por: Irina Alice Garcia Pinto Cardoso  |  Última atualização: 24. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (54 avaliações)

São considerados insetos-praga aqueles que atacam plantas cultivadas ou transmitem doenças às plantas, reduzindo a qualidade e produtividade e gerando prejuízos econômicos ao agricultor. De acordo com a Embrapa, cerca de apenas 2% das espécies de insetos são pragas agrícola.

Qual é a importância dos insetos na agricultura?

Os insetos polinizadores desempenham um papel fundamental na manutenção dos ecossistemas e na produção de alimentos. Entre eles, destacam-se as abelhas Apis mellifera, as abelhas sem ferrão e até mesmo as vespas, que desempenham um papel essencial na polinização de diversas espécies de plantas.

Quais são os insetos que se alimentam de lavouras e causam prejuízos econômicos?

Pragas agrícolas: guia rápido para identificar e controlar
  • 3.1 Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda)
  • 3.2 Percevejo-marrom (Euschistus heros)
  • 3.3 Lagarta Helicoverpa (Helicoverpa armigera)
  • 3.4 Corós.
  • 3.5 Mosca-branca (Aleyrodidae)
  • 3.6 Pulgões (afídeos)
  • 3.7 Larva minadora (Liriomyza huidobrensis)

O que as pragas causam nas plantas?

As pragas são insetos que se alimentam das folhas, como formigas, lagartas e grilos, e prejudicam o crescimento das plantas. Já as doenças são causadas por fungos ou bactérias, deixam manchas ou mofos e podem chegar a apodrecer a parte afetada.

O que são pragas na lavoura?

Pragas são qualquer espécie, raça ou biótipo de planta, animal ou agente patogênico que danifica plantas ou produtos vegetais.

Ciência Sem Limites | Importância e combate aos insetos-praga nas lavouras

30 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de danos causados pelas pragas?

- Retorcimento ("engruvinhamento"); - Amarelecimento; - Anormalidade no crescimento e desenvolvimento; - Secamento; - Mortalidade; - Queda na produção das plantas. 6.2. Prejuízos das pragas: Queda na produção agrícola causada por pragas.

O que causa as pragas?

As pragas agrícolas são tudo aquilo que causa danos ao plantio em grande escala, podem ser desde insetos a outros tipos de seres. O prejuízo causado varia de acordo com o tamanho ou a espécie. Elas surgem quando as plantas, que possuem um tipo de mecanismo natural de defesa, estão fragilizadas por alguma razão.

Como controlar as pragas na lavoura?

A principal técnica para o controle de pragas agrícolas utilizada nas lavouras é o uso de defensivos químicos, que impedem o crescimento de ervas daninhas e o surgimento de insetos e outros parasitas.

Quando um inseto é considerado praga agrícola?

Cabe lembrar que muitos insetos e seres podem causar danos às plantações, mas eles só são considerados pragas, quando comprometem uma grande parte da área plantada. Dependendo da espécie e tamanho, o prejuízo varia, o que torna necessário a utilização de métodos seguros, que ajudarão a eliminar esse mal.

Quais os insetos que atacam as plantas?

Pulgões ou afídeos, cochonilhas, moscas brancas, percevejos, e tripes. Pulgões, também chamados de afídeos, são pequenos insetos de corpo mole, pertencem a ordem Hemíptera e são umas das pragas mais comuns em plantas ornamentais.

Quais são as principais técnicas para o controle de pragas?

MIP (Manejo Integrado de Pragas): tudo o que você precisa saber sobre ele
  • 3.1 Controle cultural de pragas.
  • 3.2 Controle biológico.
  • 3.3 Controle comportamental (armadilhas)
  • 3.4 Controle varietal.
  • 3.5 Controle mecânico de pragas (ou controle físico)
  • 3.6 Controle genético.
  • 3.7 Controle químico de pragas.

Por que alguns insetos são fonte de grande preocupação para os agricultores?

Na agricultura, o conceito de inseto-praga está diretamente relacionado com os efeitos econômicos produzidos pela sua alimentação nas plantas. Um só inseto jamais poderá produzir um dano que compense a sua eliminação da cultura.

Quais são os principais fatores para o aparecimento e infestação de pragas?

Existem alguns fatores que favorecem o ataque de pragas, como:
  • Não aplicar medidas de controle;
  • Falta de rotação de culturas;
  • Plantio em regiões ou estações favoráveis ao ataque de pragas;
  • Adubação desequilibrada (plantas desnutridas são mais suscetíveis ao ataque de pragas).

Quais insetos ajudam na agricultura?

Dentre os insetos, joaninhas, vespas, formigas, tesourinhas, louva-deus, libélulas, alguns percevejos, larvas de moscas, entre outros, são predadores muito eficientes no controle de pragas agrícolas.

Qual a importância dos insetos para o solo?

Auxiliam na decomposição de restos animais e vegetais; Contribuem para a aeração do solo.

Quais as principais ordens de insetos de importância agrícola?

Dentre os grupos de insetos, as principais ordens que contemplam espécies de interesse florestal são: Hemiptera (cigarrinhas, pulgões), Coleoptera (besouros), Lepidoptera (mariposas e borboletas), Hymenoptera (formigas, vespas e abelhas), Diptera (moscas) e Isoptera (cupins).

Quais são os insetos benéficos?

Além das borboletas e abelhas, existem outros tipos de insetos benéficos para o jardim, conheça alguns deles:
  • Joaninha. ...
  • Moscas-das-flores (Sirfídeos) ...
  • Louva-Deus. ...
  • Besouro soldado. ...
  • Marimbondo-caboclo. ...
  • Carabídeos. ...
  • Crisopídeos.

Quais insetos são pragas?

Neste grupo encontram-se os grilos, paquinhas, gafanhotos, besouros, larvas de maripo- sas e borboletas, e larvas de moscas. Pulgões ou afídeos (ordem Hemiptera – Aphidoidea) Os pulgões são insetos diminutos, variando de 1,0 a 6,0 mm de comprimento; apresentam corpo mole e coloração variada.

Como é possível diminuir a quantidade de pragas em uma plantação?

Como fazer o controle de pragas?
  • Rotação de culturas. O cultivo de uma mesma lavoura seguidamente em um mesmo local permite que diversas pragas se instalem na área. ...
  • Controle químico. ...
  • Controle biológico. ...
  • MIP. ...
  • Utilização de novas tecnologias.

Como evitar as pragas?

Plantas repelentes ou atrativas são boas opções. Repelentes naturais, como citronela, hortelã e crisântemo, afastam as pragas da plantação. Plantas atrativas, como a capuchinha, podem ser úteis para chamar a atenção das pragas e evitar que elas ataquem o cultivo.

Como evitar pragas sem agrotóxicos?

Barreiras físicas feitas com cascas de ovos ou carvão também ajudam a proteger o cultivo das formigas quando posicionadas ao redor do canteiro. A preparação de flores com água (100 gramas de flores para cada 2 litros de água, de molho por 72 horas) é uma alternativa muito eficiente no combate a fungos na plantação.

Como prevenir as pragas e doenças nos cultivos?

De forma geral, as recomendações são utilizar cultivares resistentes; realizar o plantio em época adequada, de modo a evitar que os períodos críticos para a cultura coincidam com condições ambientais mais favoráveis ao desenvolvimento da doença; utilizar sementes de boa qualidade e tratadas com fungicidas; utilizar ...

O que são insetos prejudiciais?

os insetos prejudiciais são aqueles que se alimentam de plantas cultivadas ou que transmitem doenças, causando prejuízos econômicos ao agricultor, e são classificados como insetos-praga.

Onde ocorrem os ataques das pragas?

O ataque inicia na parte mais grossa do tronco, onde se verificam pequenos orifícios por onde ocorre a penetração dos insetos (Fig. 10). Posteriormente o ataque ocorre nos ramos laterais inferiores e pode generalizar-se por toda a planta. Plantas em formação também podem ser atacadas pelo inseto (Figura 11).

Quais são as 10 pragas?

A primeira foi a transformação da água do rio Nilo em sangue, seguida por invasões de rãs, piolhos, moscas, morte do gado, chagas, chuva de pedras, nuvens de gafanhotos, trevas e morte dos primogênitos. Ao fim de tantas tragédias, Ramsés II, finalmente, concordou com a saída dos hebreus do Egito.

Artigo anterior
O que dar para o bezerro engordar?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre tema e tese?