O que os EUA têm a ver com o Afeganistão?

Perguntado por: João André Nunes  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (56 avaliações)

O Afeganistão e os Estados Unidos têm uma parceria estratégica muito forte e amigável. Em 2012, as relações ficaram ainda mais próximas quando o presidente dos Estados Unidos Barack Obama declarou o Afeganistão como um aliado importante extra-OTAN.

O que o Estados Unidos tem a ver com o Afeganistão?

Os Estados Unidos disseram que não planejam deixar diplomatas para trás no Afeganistão e decidirão o que fazer no futuro com base nas ações do Talibã. Mas o governo Biden terá que determinar como pode garantir que uma crise humanitária e econômica não estoure no país.

Qual a relação do Talibã com os EUA?

O Talibã comandava o país desde 1996 e foi acusado pelos americanos de esconder e financiar membros da Al-Qaeda, grupo terrorista comandado por Osama bin Laden e responsável pelo atentado.

Qual a influência dos Estados Unidos na formação do Talibã?

Com a capital nas mãos das tropas norte-americanas, foi iniciado o processo de reconstrução do Afeganistão. Ao longo de 20 anos, os Estados Unidos continuaram lutando contra as tropas do Talibã. Além disso, os Estados Unidos investiram na reforma do exército afegão e na formação de governos democráticos.

Como os Estados Unidos ajudaram o Talibã?

Os Estados Unidos e seus aliados expulsaram o Taliban do poder e construíram bases militares perto de grandes cidades em todo o país. A maioria dos membros da al-Qaeda e do Taliban não foram capturados, fugindo para o vizinho Paquistão ou se retirando para regiões montanhosas rurais ou remotas.

Afeganistão: os interesses de EUA, China, Rússia, Irã e Paquistão no futuro do país

23 questões relacionadas encontradas

Quais países apoiam o Talibã?

É, oficialmente, considerado como organização terrorista pela Rússia, União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos e Cazaquistão. Por quase duas décadas, seu líder foi Mohammed Omar, considerado um dos mais influentes jihadistas do mundo.

Quem financiou o Talibã?

No entanto, cidadãos milionários do Paquistão e de vários países do Golfo, como Arábia Saudita, Emirados Árabes e Qatar, são considerados os maiores financiadores. Embora seja impossível mensurar com precisão, essas fontes de financiamento parecem compor parte significativa das receitas do Talibã.

Qual o papel dos Estados Unidos durante a ocupação soviética no Afeganistão?

Os historiadores argumentam que existia um grupo interno no governo americano que defendia o papel dos Estados Unidos de financiar, treinar e armar os mujahidin, além de adotar uma postura mais intransigente nas negociações com a URSS.

Qual o principal objetivo do Talibã?

O TALIBÃ HOJE

Hoje o Talibã atua no Afeganistão e no Paquistão e tem como objetivo implementar a Sharia e recuperar o controle dos territórios, com ofensivas contra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e os governos do Paquistão e Afeganistão.

O que o Talibã faz com as pessoas?

Outra maneira de o Talibã restringir o acesso de meninas à educação é multando as famílias por deixarem suas filhas sair, disse Anderlini. “É outra maneira de eles imporem sua versão de escolaridade sem necessariamente serem violentos”, complementou.

Por que o Talibã é considerado um grupo extremista?

O Talibã conduz uma guerra de baixa intensidade contra civis, as forças de segurança afegãs e seus instrutores da OTAN. Países da região, particularmente o Paquistão e o Irã, são frequentemente acusados de financiar e apoiar os grupos insurgentes.

Artigo anterior
Qual significado de Hermione?
Artigo seguinte
Quem é mais forte Kurama ou Shukaku?