O que ocupa o sertão nordestino?

Perguntado por: Rafaela Margarida Ribeiro  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

O sertão nordestino é uma grande região que abrange todo o Ceará e partes dos Estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Qual a vegetação que ocupa o sertão nordestino?

O tipo de vegetação pelo qual o Nordeste é mais conhecido é a que forma a caatinga. Típica do sertão e do clima semiárido, esta formação vegetativa pode ser encontrada em todos os estados da região, exceto no Maranhão.

Qual é a principal atividade econômica do sertão?

No sertão, a atividade pecuária (criação de animais) ocupa um lugar de destaque, uma vez que é a principal atividade econômica.

Como se forma o sertão nordestino?

Devido à pressão das grandes plantações de cana-de-açúcar que se desenvolviam nas regiões mais úmidas, a criação de gado avançou pelo sertão e até hoje é uma das principais atividades da região e, embora incipiente se comparada às regiões centro-oeste e sul, caracteriza o modo ser do sertanejo nordestino.

Por que o sertão é tão seco?

As principais causas da seca do Nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. ... Logo, permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas).

CONHECENDO O SERTÃO NORDESTINO, VEJA COMO É FORMADO O SERTÃO NORDESTINO

33 questões relacionadas encontradas

Por que o sertão não chove?

Fatores atmosféricos O Nordeste é uma área de alta pressão - com correntes de ar que transferem o calor para latitudes maiores -, situação que favorece a estabilidade do tempo e a ausência de chuvas.

Qual o motivo da seca no Nordeste?

As principais causas da seca são naturais. A área está localizada em um local com pouca pluviosidade ao longo do ano. O sertão é dificilmente afetado pela massa de ar frio e úmido do sul. Portanto, há uma massa de ar quente e seco de longo prazo no interior do nordeste, e nenhuma chuva é produzida.

Como se caracteriza o sertão nordestino?

O Sertão é uma sub-região do nordeste localizado entre o Agreste e o Meio Norte. É a maior das mesorregiões do nordeste, englobando a maioria das Unidades Federativas nordestinas. Seu clima predominante é o semiárido, caracterizado pelos longos períodos de seca.

O que produzir no sertão?

A economia do Sertão Nordestino

Trata-se principalmente de feijão, mandioca, milho – base alimentar – e produtos do pequeno comércio. As estiagens prolongadas e as consequentes secas afetam de maneira decisiva essa lavoura e determinam a oferta de alimentos.

Qual a diferença entre sertão é deserto?

Ao contrário dos demais semidesertos do mundo, o sertão não margeia um grande deserto, mas sim zonas úmidas. Isso explica suas peculiaridades biomáticas e sua atipicidade demográfica.

Quais são as atividades econômicas praticadas no sertão do Nordeste?

Agricultura e pecuária trazem bastante força econômica. A cana-de-açúcar ainda é o produto mais importante, principalmente para Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Soja e cacau se destacam na Bahia.

Quais são as principais atividades econômicas?

As principais atividades que contribuem para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) são a agropecuária, o setor de serviços, indústria e comércio.

Quais são as principais atividades econômicas desenvolvidas na região Nordeste?

As atividades de agricultura e pecuária são as que trazem mais força econômica ao nordeste. Cultivo de feijão, milho, arroz, café, coco, algodão, mandioca, sisal, banana e castanhas predominam e movimentam a economia.

Qual é a vegetação típica do sertão nordestino?

Caatinga: é a vegetação típica do sertão com espécies de pereiros, aroeiras, leguminosas e cactáceas. Presente em todos os territórios do nordeste, exceto o Maranhão. Vegetações litorâneas e Matas Ciliares: é um rico ecossistema formado principalmente por mangues, restingas e dunas.

Qual é a vegetação do sertão?

O relevo da região do sertão é variado com planaltos, chapadas e serras. A vegetação é marcada pelo bioma da caatinga, que inclui uma vegetação rasteira, arbustos espinhentos e árvores de pequeno porte e troncos retorcidos. Destacam-se os cactos e as bromélias que se adaptaram às condições da região.

Qual é o tipo de vegetação?

Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.

Quais são os produtos agrícolas da região Nordeste?

A cana-de-açúcar é o principal produto agrícola da região, com lavouras concentradas principalmente em Alagoas, Pernambuco e Paraíba (nessa ordem), sendo também importantes os plantios de algodão (Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte), de soja (Bahia, Maranhão), milho, tabaco (Bahia), caju, uva, manga, melão e outros ...

Como é praticada a agricultura no sertão?

A monocultura de fumo e soja, além da criação de caprinos e ovinos, estão entre as principais agropecuárias desenvolvidas no Agreste. O Sertão é marcado pelo latifúndio e pela pecuária. Nas "Bocas do Sertão", ilhas úmidas, encontramos a subsistência. A atividade agrícola de mercado é o algodão.

Quais as características culturais da região Nordeste?

Manifestações Culturais do Nordeste. As manifestações culturais que mais se destacam na região nordeste do Brasil são: festas juninas, Reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e muitas manifestações religiosas cristãs e afro-brasileiras.

Qual a cultura do sertão?

Samba de terreiro ou latada, baile rústico ao som da rabeca, da viola e, mais recentemente, da sanfona. Além disso, eram as festas da Igreja Católica, os batizados, os casamentos e as festas de padroeiro, com suas quermesses e leilões. Hoje, além dessas, são os forrós e as vaquejadas.

Como é chamado a pessoa que habita no sertão nordestino?

Sertão é o nome que se dá a uma região agreste, do interior do país, distante dos centros urbanos. E quem vive no sertão é chamado “sertanejo”.

Qual é a causa da seca?

A seca é um fenômeno ecológico que se manifesta na redução da produção agropecuária, provoca uma crise social e se transforma em um problema político. As conseqüências mais evidentes das grandes secas são a fome, a desnutrição, a miséria e a migração para os centros urbanos (êxodo rural).

Quais os fatores que geram a seca?

As secas são o resultado de mudanças na atmosfera da Terra. Algumas são provocadas por modificações nos ventos que normalmente levam a chuva para uma determinada área. Outras são causadas pela mudança nas correntes oceânicas, que afetam a temperatura e a umidade do ar. As secas fortes podem durar meses ou anos.

O que fazer para diminuir a seca no Nordeste?

Soluções utilizadas para minimização do problema das secas:

– Construções de barragens, cisternas e açudes; – Maior investimento em infraestrutura; – Em épocas de estiagem, distribuição de água em carros-pipa.

Artigo anterior
Como fortalecer o músculo da alma?
Artigo seguinte
Pode reprovar em 2020 Santa Catarina?