O que ocorre na transformação Isocórica?

Perguntado por: Adriana Camila Morais  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (52 avaliações)

A transformação isocórica acontece quando uma massa fixa de determinado gás sofre variação na pressão e na temperatura, mantendo-se o volume constante.

O que ocorre na transformação Isobárica?

A transformação isobárica ocorre quando uma massa fixa de determinado gás sofre variação no volume e na temperatura, mas a pressão mantém-se constante. As transformações gasosas sempre ocorrem com uma das variáveis de estado dos gases mantida constante, enquanto as demais sofrem variação.

O que é transformação isocórica qual sua fórmula?

A transformação isovolumétrica, isocórica ou isométrica, é aquela em que o volume do gás permanece constante. ... onde R é a constante universal dos gases perfeitos ou constante de Clapeyron, cujo valor nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP) é R = 0,082 atm. L/mol. K.

Quando ocorre uma transformação isotérmica?

A transformação isotérmica ocorre quando um gás, em condições ideais, sofre variação na sua pressão e no seu volume, mas a temperatura permanece constante. A palavra isotérmica vem do grego, em que iso significa “igual”, e thermo significa “calor”, ou seja, “calor igual”, o que dá a entender que a temperatura não muda.

Qual é o trabalho realizado por um gás em uma transformação isocórica?

Definimos a transformação isocórica como sendo uma transformação na qual o volume permanece igual ao volume inicial, portanto, o trabalho realizado pelo gás é nulo: T = 0.

Transformação isocórica - Brasil Escola

41 questões relacionadas encontradas

Qual o trabalho realizado pelo gás?

Trabalho pressão x volume: O trabalho realizado por um gás

Os gases podem realizar trabalho por expansão ou compressão contra uma pressão externa constante. O trabalho realizado por gases é também chamado, às vezes, de pressão x volume ou trabalho PxV por motivos que, esperamos, ficarão mais claros nesta seção!

Qual foi o trabalho realizado pelo gás?

Assim, o trabalho de um gás, sob pressão constante, pode ser calculado pelo produto da pressão pela variação de volume do gás. - Se o gás se expande, ΔV > 0. ... Assim, teremos τ < 0 e dizemos que o trabalho foi realizado sobre o gás; - Se o volume do gás não varia (transformação isovolumétrica), ΔV = 0.

O que é uma transformação isotérmica?

Definição: Expansão de um gás à temperatura constante. Contexto em Português: Na expansão isotérmica, a pressão do gás diminui à medida que se expande; então para que a expansão isotérmica seja reversível, a pressão externa deve reduzir-se gradualmente, passo a passo com a mudança de volume (Fig. 6.9).

O que é transformação isotérmica exemplos?

Transformação isotérmica é aquela na qual um sistema fechado varia seu volume e pressão, sem variar a temperatura. Dessa forma, o sistema permite troca de energia, porém, não de matéria. Essa transformação acontece, geralmente, quando o sistema está em um recipiente isotérmico. Por exemplo, um calorímetro.

O que são transformações isotérmicas Brainly?

1. Transformação isotérmica: Nessa transformação a temperatura é mantida constante e há variação da pressão e do volume. Os cientistas que estudaram esse tipo de transformação de modo independente foram o físico e naturalista inglês Robert Boyle (1627-1691) e o físico francês Edme Mariotte (1620-1684).

O que é isocórica?

Existem diferentes tipos de pupila e, entre eles, encontramos as pupilas isocóricas. Em resumo, as pupilas isocóricas são aquelas que possuem o mesmo diâmetro e reagem igualmente à luz. Essa é a condição considerada normal das pupilas em questões clínicas.

Qual a variação de volume em uma transformação isocórica?

Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa. O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante.

Quem descobriu a transformação isocórica?

Jacques Alexandre César Charles (1746-1823) foi o cientista francês que, estudando o comportamento dos gases em sistema fechado para criação de um termômetro de precisão, concluiu os estudos sobre as transformações isocóricas.

O que é uma transformação isobárica Brainly?

Na transformação isobárica dos gases, a pressão permanece constante e o volume aumenta ou diminui proporcionalmente à variação da temperatura. Uma transformação isobárica ocorre quando o gás está com uma pressão constante. ... Nesse caso, a temperatura e o volume é que variam.

Quando ocorre uma transformação isobárica Como é sua fórmula e seu gráfico?

Gráficos da Transformação Isobárica

Relacionando as grandezas volume e temperatura, o gráfico é apresentado como um segmento de reta. Se utilizarmos o diagrama para comparar três pressões diferentes de um mesmo gás, onde pa > pb > pc , a constante na relação é inversamente proporção à pressão e, por isso, ka < kb < kc.

Qual das alternativas abaixo caracteriza uma transformação isobárica?

A transformação isobárica é caracterizada por uma variação de volume e temperatura, mantendo-se a pressão constante. Esse tipo de transformação é descrito matematicamente pela lei de Charles e Gay-Lussac.

O que são transformações gasosas dê exemplos?

Um bom exemplo que pode ser tomado é o de uma bexiga cheia de ar. Quando a temperatura do gás dentro da bexiga aumenta, seu volume também aumenta. Processo semelhante ocorre quando a temperatura do gás dentro da bexiga diminui, já que seu volume também diminui.

O que é Isovolumétrica exemplos?

A transformação isocórica, também chamada de isovolumétrica ou isométrica, é um tipo de transformação gasosa em que se mantém o volume constante e ocorre a variação da temperatura e da pressão. Por exemplo, imagine uma lata do tipo spray. Em seu rótulo é dito que não se deve incinerá-la.

Qual a diferença entre térmico e isotérmico?

Térmica conserva a temperatura por mais tempo (A maioria das garrafas, térmica ou isotérmicas, são essas). Isotérmicas, levando ao pé da letra, não permitem troca nenhuma de calor do líquido no interior da garrafa com o exterior. Ou seja, vc põe o líquido lá gelado e ele fica gelado pra eternidade.

O que ocorre na compressão isotérmica?

Em uma expansão isotérmica, a energia térmica é absorvida; em uma compressão, a energia térmica é liberada. A quantidade de calor transferido é a mesma do trabalho realizado. Para que o gás se expanda, ele deve ser fornecido com calor.

Qual o trabalho realizado pelo gás no percurso ab?

(01) No percurso AB, o trabalho realizado pelo gás é igual a 4.102 J.

Qual o trabalho realizado por um gás ao se expandir tendo volume inicial é de 3 litros?

D - 40 J Questão 2/5 - Física- Termodinâmica e Ondas Qual o trabalho realizado por um gás ao se expandir tendo o volume inicial de 3 litros e cuja temperatura cresce de 27 ºC para 227 ºC, supondo ser a pressão externa constante de 2 atm? Assinale a alternativa correta: Nota: 20.0 A W = 120 J B W = 405 J Você acertou!

Como é realizado o trabalho?

Em Física, portanto, definimos o trabalho realizado por uma força como sendo o produto da força pelo deslocamento. Como a força e o deslocamento são grandezas vetoriais, o trabalho é definido como sendo o produto escalar da força pelo deslocamento.

O que é trabalho líquido?

O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são fugazes, voláteis e maleáveis, como os líquidos, que escorrem pelos vãos dos dedos.

Quando o gás não realiza trabalho?

Como vimos, se o volume do gás não varia, podemos afirmar que nenhum trabalho foi realizado (τ = 0). Sendo assim, se o gás recebe calor (Q > 0), a sua energia interna aumenta (ΔU > 0) em igual valor e, consequentemente, a temperatura do gás também aumenta.

Artigo anterior
Quanto de bicarbonato para aumentar o pH?
Artigo seguinte
O que ocorre na transformação Isocórica?