O que ocorre com a temperatura de ebulição de um líquido quando se aumenta a pressão sobre ele e quando se diminui a pressão sobre ele?

Perguntado por: Samuel Xavier Torres Lopes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (2 avaliações)

Sabemos que quando a pressão atmosférica é de 1 atm, a água entra em ebulição a 100°C mas, se diminuirmos a pressão, ela ferverá a uma temperatura menor, nunca atingindo os 100°C.

O que ocorre com a temperatura de ebulição de um líquido quando se aumenta a pressão sobre ele?

Influência da pressão na temperatura de ebulição

Dessa forma, quando há aumento na pressão há também um aumento na temperatura de ebulição, pois, com pressão mais elevada, a vaporização se torna mais difícil, uma vez que, por conta da pressão, as partículas que tendiam a sair do líquido voltam à superfície dele.

Como ocorre a temperatura de ebulição de um líquido?

Ebulição: quando um líquido é aquecido a uma temperatura elevada, a tendência que as moléculas possuem de escapamento torna-se tão grande que ocorre a ebulição. A temperatura na qual a pressão de vapor do líquido torna-se igual à pressão externa é o que chamamos de ponto de ebulição.

Como a pressão influencia na temperatura de ebulição da água?

Quanto maior a pressão atmosférica, maior o ponto de ebulição; Quanto menor a altitude, maior a pressão atmosférica e maior o ponto de ebulição.

Por que a temperatura aumenta com a pressão?

Aumentando a temperatura, a pressão aumenta. Aumentando o volume a pressão diminui. Dessa forma, se aumentarmos a temperatura e o volume a pressão ficará igual!

Relação entre pressão e temperatura de ebulição da água

26 questões relacionadas encontradas

Qual é a relação entre pressão e temperatura?

Influência sobre a Temperatura

A temperatura do ar também apresenta uma proporção inversamente proporcional aos valores da pressão atmosférica. Assim, quanto maior é a temperatura, menor é a pressão; e quanto maior é a pressão, menor é a temperatura.

Quanto maior a pressão maior será a temperatura?

Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.

Como a pressão pode influenciar no ponto de fusão e de ebulição?

O aumentando da pressão sobre substâncias que tem seu volume expandido quando aquecidas corresponde a um aumento em suas temperaturas de fusão e ebulição. Experimentalmente, observa-se que a mudança de pressão exercida sobre uma substância implica na mudança de temperatura de fusão e ebulição.

Por que a pressão de vapor da água varia com a temperatura?

Quanto maior a temperatura, maior será a pressão de vapor, porque a elevação da temperatura favorece a evaporação do líquido. ... Podemos concluir então que o ponto de ebulição, isto é, a temperatura em que o líquido ferve, é aquele em que a pressão de vapor iguala-se à pressão atmosférica exercida sobre a superfície.

O que acontece com a temperatura da água durante a ebulição?

A temperatura de um líquido em ebulição permanece constante, mesmo quando mais calor é adicionado.

Como ocorre o processo de ebulição?

No processo de ebulição da água formam-se bolhas na superfície do líquido pelo fato de a pressão do vapor da água ser igual à pressão na superfície do líquido. Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro.

O que acontece quando um líquido é aquecido?

A dilatação térmica dos líquidos ocorre quando eles são aquecidos. Esse fenômeno decorre do ganho da energia cinética das moléculas que compõem o líquido, uma vez que, movendo-se mais rapidamente, elas passam a ocupar um volume maior.

O que é ebulição e qual a temperatura que acontece esse processo?

Temperatura de Ebulição

A temperatura em que um corpo sofre ebulição depende da substância que o compõe e da pressão que está submetido. O ponto de ebulição das substâncias é determinado em laboratório. Por exemplo, o ponto de ebulição da água, submetida a 1 atmosfera, é 100 ºC.

O que acontece com a temperatura de ebulição conforme a pressão atmosférica aumenta?

Ao se vaporizar, as substâncias aumentam de volume. Por este motivo, um aumento na pressão acarreta um aumento na temperatura de ebulição, pois uma pressão mais elevada tende a dificultar a vaporização. Este fato é usado nas panelas de pressão e a água pode chegar a 120 ºC.

O que ocorre com a temperatura de ebulição da água quando altitude aumenta?

Quanto maior a altitude, menor será o ponto de ebulição.

Nesse local, a água entra em ebulição muito mais rápido do que ao nível do mar, possuindo um ponto de ebulição de aproximadamente 71°C.

Porque o ponto de ebulição da água é tão alto?

No princípio do funcionamento de uma panela de pressão, há o aumento da pressão atmosférica dentro da panela, e isso faz com que o ponto de ebulição da água seja mais alto, podendo atingir temperaturas de até 120 °C, possibilitando um cozimento mais rápido do alimento.

Como a temperatura e a pressão influenciam na pressão de vapor?

Quanto maior a temperatura, mais energia terão as moléculas e mais fácil será para elas passarem para o estado de vapor, o que acarretará numa maior pressão de vapor. Isso acontece com todos os líquidos.

Como a pressão de vapor se relaciona com a temperatura de ebulição de um líquido?

A uma determinada temperatura a pressão de vapor do líquido será igual à pressão exterior, quando isso ocorre observa-se que o líquido entra em ebulição. A temperatura de ebulição de uma substância é então a temperatura em que sua pressão de vapor se iguala à pressão externa.

Qual a relação entre a temperatura de ebulição e a pressão de vapor?

A pressão de vapor é uma medida da tendência de evaporação de um líquido. Quanto maior for a sua pressão de vapor, mais volátil será o líquido, e menor será sua temperatura de ebulição relativamente a outros líquidos com menor pressão de vapor à mesma temperatura de referência.

Qual é a consequência do aumento de pressão durante a fusão?

Durante a fusão, essas moléculas se desligam umas das outras e passam a ocupar mais espaço, ou seja, a substância aumenta seu volume. O aumento da pressão aumenta a dificuldade dessas moléculas se desligarem e com isso é necessário mais energia para que ocorra a fusão.

Quanto maior a pressão menor a temperatura de fusão?

Este fato faz com que quanto maior a pressão, maior deverá ser a temperatura para que a substância mude de fase. A exceção ocorre com algumas substâncias, entre elas a água, que diminui seu volume quando sofrem fusão. Neste caso, uma maior pressão irá diminuir o ponto de fusão.

O que influencia o ponto de fusão?

Fatores que afetam o ponto de fusão

Algumas das principais causas são: Forças intermoleculares: quando a atração entre as moléculas é menor, pode-se dizer que as forças intermoleculares são fracas. Tamanho das moléculas: o tamanho também é um fator que influencia o ponto de fusão de uma substância.

Quanto maior a temperatura menor o volume?

Isso ocorre porque, se a temperatura aumenta, significa que a agitação das partículas constituintes do gás está maior. Com isso, a tendência é haver a expansão do gás, isto é, o volume aumenta com o aumento da temperatura.

Quanto maior a pressão menor a temperatura de ebulição?

Quanto menor for a pressão atmosférica, mais rapidamente essa igualdade acontecerá e menor será a temperatura da água para que ocorra. Sabemos que quando a pressão atmosférica é de 1 atm, a água entra em ebulição a 100°C mas, se diminuirmos a pressão, ela ferverá a uma temperatura menor, nunca atingindo os 100°C.

Qual a relação entre a pressão e a temperatura de um gás?

A lei de Charles determina que a relação entre a pressão e a temperatura de um gás é diretamente proporcional. Quanto maior for a temperatura de um gás, maior será a agitação molecular. Assim, a incidência de colisões entre as moléculas e as paredes do recipiente aumenta, tornando a pressão do gás maior.

Artigo anterior
O que é pagamento parcial da fatura Santander?
Artigo seguinte
O que significa álcool etílico?