O que ocorre com a concentração de insulina e qual a principal consequência?

Perguntado por: Alexandra Nascimento de Soares  |  Última atualização: 18. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (46 avaliações)

A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Quais as consequências do excesso de insulina no organismo?

Geralmente, a insulina alta não causa sintomas, mas quando os níveis de açúcar no sangue ficam abaixo dos valores normais, pode levar ao surgimento de fome excessiva, desejo constante de comer doces e açúcares, dificuldade de concentração ou cansaço excessivo, por exemplo.

Quais os danos que a insulina pode causar?

Os principais efeitos colaterais da insulina são:
  • Hipoglicemia. ...
  • Convulsões. ...
  • Reações no local da injeção. ...
  • Lipodistrofia. ...
  • Náuseas e diarréia. ...
  • Hipoglicemia. ...
  • Excesso de gases. ...
  • Aumento do peso.

O que causa o excesso de insulina no sangue?

O que provoca o aumento do nível de insulina

O consumo em excesso de alimentos, principalmente carboidratos de alto índice glicêmico, como doces e produtos feitos com farinhas refinadas, geram uma superestimulação do pâncreas, que libera quantidades enormes de insulina em resposta à rápida entrada de açúcar no sangue.

O que acontece com a produção de insulina?

Quando os níveis de glicose aumentam, como após a alimentação, verifica-se o aumento da secreção de insulina. Entretanto, quando os níveis de glicose caem, entra em ação o glucagon, que garante a liberação da glicose que está armazenada no corpo.

Como a insulina age no organismo | Animação #09

27 questões relacionadas encontradas

Qual o papel da insulina no organismo?

A insulina exerce um papel central na regulação da homeostase da glicose¹, ou seja, no controle do nível de glicose no sangue. Além disso, ela reduz a produção de glicose pelo fígado e aumenta a captação desse hormônio nos tecidos adiposo e muscular².

O que a insulina estimula?

A insulina estimula o acúmulo de glicogênio através do aumento do transporte de glicose no músculo e síntese de glicogênio em fígado e músculo. Este último efeito é obtido via desfosforilação da glicogênio-sintetase.

Qual é o órgão responsável pela produção de insulina?

Normalmente, a insulina é produzida pelo pâncreas para levar a glicose da corrente sanguínea para dentro das células, onde ela é quebrada para produzir energia. Nos portadores de diabetes, isto não ocorre.

O que faz o pâncreas deixa de produzir insulina?

- Diabetes tipo 1, onde o pâncreas simplesmente não produz insulina. Essa condição acontece por conta da destruição, pelo sistema imunológico do organismo, das células beta-pancreáticas . Neste caso, o paciente precisa sempre receber insulina injetável para que a glicose possa ser metabolizada.

Como a insulina age nas células?

A insulina induz a autofosforilação do receptor, aumentando a sua capacidade de fosforilar um ou mais substratos protéicos intracelulares.

Qual é a doença causada pela insulina?

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue ( hiperglicemia) de forma permanente.

O que acontece com a insulina na diabetes?

A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Porque a insulina causa hipoglicemia?

Isso ocorre pois essa substância faz com que a glicose que está no sangue entre rapidamente dentro das células para serem usadas como fonte de energia. Quando utilizada de forma excessiva combinada com a baixa ingestão de carboidratos, pode causar uma crise de hipoglicemia.

O que a insulina faz no fígado?

A insulina é o hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue ou glicemia. O fígado é o que regula a quantidade de glicose produzida no jejum. Pacientes com esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado, possuem resistência à insulina.

Quais são os sintomas da insulina alta?

Os sintomas são tontura, palidez, confusão mental, palpitações, tremedeira e ansiedade. Já o excesso de glicose no sangue causa a hiperglicemia. Essa taxa elevada de açúcar é uma condição perigosa que, em casos graves, pode levar até ao coma. Por isso, a insulina é tão importante para o organismo.

Qual é o órgão que a diabetes afeta?

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Quando a insulina é considerada alta?

Os resultados variam basicamente em torno dos seguintes valores: indivíduo saudável: inferior a 140 mg/dl; indivíduo com resistência à insulina: entre 140 e 199 mg/dl; indivíduo com diabetes: igual ou superior a 200 mg/dl.

É possível o pâncreas voltar a produzir insulina?

Produz insulina, mas não o suficiente para cobrir as necessidades orgânicas. Todavia, se o paciente emagrecer ou deixar de usar cortisona, por exemplo, o pâncreas pode voltar a produzir esse hormônio em níveis adequados.

Como saber se o pâncreas ainda produz insulina?

Peptídeo-C:

Este exame mede o quanto o pâncreas ainda produz de insulina. Portanto é recomendado que seja feito, ao menos anualmente, por pessoas que não são dependentes de insulina.

Quem tem diabetes o pâncreas funciona?

O pâncreas é responsável pela produção de enzimas digestivas

Já a função endócrina está intimamente ligada ao diabetes porque está relacionada à produção dos hormônios insulina e glucagon. A função endócrina influencia o controle do diabetes.

Quais alimentos causam pico de insulina?

Os alimentos açucarados e processados podem aumentar os níveis de insulina. Estudos demonstram que as pessoas que consomem alimentos açucarados experimentam um aumento de 22% nos níveis de insulina. É melhor diminuir a quantidade de carboidratos e consumir alimentos com mais açúcar em ocasiões especiais.

O que a insulina controla?

A principal função da insulina é controlar a quantidade de glicose no sangue após a alimentação1. Ela informa as células de que a glicose deve ser absorvida. Caso isso não aconteça, a permanência de níveis elevados de glicose na corrente sanguínea pode ser altamente tóxica.

O que fazer para diminuir a insulina no sangue?

Consumir alimentos como vegetais de folhas verdes, frutas com baixo teor de açúcar como bagas, e grãos integrais, pode ajudar a manter os níveis de insulina equilibrados. Diminuir a ingestão de alimentos processados ricos em açúcares adicionados e carboidratos refinados é essencial para reduzir a insulina.

Qual a taxa de glicose que é necessário tomar insulina?

INDICAÇÕES: Glicemia plasmática de jejum maior que 110 mg/dl e menor que 126. Glicemia plasmática de jejum menor que 110 mg/dl na presença de dois ou mais fatores de risco para DM nos indivíduos com idade superior a 45 anos.

O que sente quando a glicose está baixa?

Dor de cabeça, sensação de sono, fome, alterações de humor, são sintomas iniciais de glicose baixa. Com a redução dos níveis de glicose para faixas abaixo de 60mg/dL, os sintomas se agravam e podem causar desmaios, convulsões, coma e até a morte.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para o ácido hialurônico fazer efeito no joelho?
Artigo seguinte
Qual a moto mais vendida da BMW?