O que o Wallon defende?

Perguntado por: Eduarda Mélanie de Torres  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (63 avaliações)

Wallon defende que o processo de evolução depende tanto da capacidade biológica do sujeito quanto do ambiente, que o afeta de alguma forma. Ele nasce com um equipamento orgânico, que lhe dá determinados recursos, mas é o meio que vai permitir que essas potencialidades se desenvolvam.

Qual é a teoria de Wallon?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.

Quais são as ideias de Wallon?

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.

Qual a importância da teoria de Wallon para a educação?

Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.

O quê Wallon fez em seus estudos?

O que Wallon fez em seus estudos:

√ Buscou entender a origem biológica de como se dá o desenvolvimento; √ Colocou características biológicas e orgânicas como sociais; √ Reconheceu que sentimentos e emoções influenciam no desenvolvimento; √ Levou em conta as teorias de Freud e Piaget.

Especial Wallon - Inteligência, Afetividade, Emoção e muito mais

19 questões relacionadas encontradas

Quais as principais contribuições de Wallon para o processo de ensino e aprendizagem?

A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon é um instrumento que pode ampliar a compreensão do professor sobre as possibilidades do aluno no processo ensino-aprendizagem e fornecer elementos para uma reflexão de como o ensino pode criar intencionalmente condições para favorecer esse processo, proporcionando a ...

Quais as principais ideias de Henri Wallon sobre aprendizagem e desenvolvimento humanos?

Wallon propõe estágios de desenvolvimento, assim como Piaget, porém, ele não é adepto da idéia de que a criança cresce de maneira linear. O desenvolvimento humano tem momentos de crise, isto é, uma criança ou um adulto não são capazes de se desenvolver sem conflitos.

Qual a importância da teoria de Henri Wallon?

De acordo com a teoria de Henri Wallon, o fator orgânico influencia de forma direta na evolução do pensamento. Essa seria a primeira condição para que a gente possa desenvolver a nossa capacidade para nosso crescimento. Além dele, as influências do meio colaboram e moldam essa primeira instância.

Qual a importância da teoria de Wallon?

A Teoria da Afetividade de Wallon, nesse sentido, nos serve para questionar qualquer forma de ensino que não leve em consideração a compleição afetiva, social e política da educação, onde “todas as crianças, sejam quais forem suas origens familiares, sociais, étnicas, tem direito igual ao desenvolvimento máximo que sua ...

O quê Wallon destaca no processo de aprendizagem da criança?

Para Wallon, a inteligência está diretamente relacionada com duas importantes atividades cognitivas humanas: o raciocínio simbólico e a linguagem, pois à medida que a criança vai aprendendo a pensar nas coisas fora de sua presença, o raciocínio simbólico e o poder de abstração vão sendo desenvolvidos.

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento segundo a teoria de Wallon? Resposta Selecionada: afetividade, cognição, motricidade. Resposta Correta: afetividade, cognição, motricidade.

Como podemos entender essa ideia de Wallon sobre a inteligência?

a ) Para Wallon, a inteligência é desenvolvida conforme a visão do lado interior, cheio de sentimentos e sonhos, e o exterior, repleto de códigos e símbolos. É por meio desses constantes conflitos das funções psicológicas - e na tentativa de resolvê-los - que a criança desenvolve sua inteligência.

Qual o nome da teoria de Vygotsky e Wallon?

Tanto Vigotski e seu grupo quanto Wallon procuraram construir uma teoria psicológica fundamentada no materialismo histórico e dialético e, assim sendo, compromissada com o pleno desenvolvimento da humanização dos indivíduos.

Qual a importância da afetividade na vida do ser humano?

A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.

Como os teóricos da aprendizagem explicam o desenvolvimento humano?

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.

Quanto ao desenvolvimento de consciência de Henri Wallon?

QUESTÃO 2 Quanto ao desenvolvimento da consciência, Henri Wallon a ) acredita ser uma questão central a ser trabalhada quando se trata de desenvolvimento da criança. b ) diz ser uma questão importante, porém não é passível de estudo. c ) não se preocupa com essa questão e centra-se na questão dos estágios.

Quais são os cinco estágios de desenvolvimento propostos por Henri Wallon?

Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam.

Como a afetividade pode contribuir na aprendizagem do aluno?

A afetividade estimula o desenvolvimento do saber e da autonomia, por meio das relações que a criança estabelece com o meio e, por isso, ela deve ser respeitada e amada em seu ambiente escolar, pois em seu processo de aprendizagem ela começa a expressar seus sentimentos e emoções, e dessa forma consegue se desenvolver ...

Quais as teorias de Piaget Vygotsky e Wallon?

Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva ética. Vygotsky, pela perspectiva cultural e Wallon, pela perspectiva cultural e afetiva. Para Piaget, o processo de pensamento é resultado dos esquemas; a linguagem é resultado do desenvolvimento dos processos mentais.

Quais são as principais teoria de Vygotsky?

A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.

Por que as teorias de Piaget Vygotsky e Wallon são chamadas de teorias Psicogenéticas o que significa dizer que são Interacionistas?

As teorias psicogenéticas de Piaget, Vygotsky e Wallon são interacionistas. Isso quer dizer que consideram a ação do meio e suas peculiaridades no desenvolvimento e na aprendizagem humana, pressupondo trocas ativas entre o organismo e o ambiente.

Em qual estágio de desenvolvimento você se encontra Segundo Wallon?

Estágio Categorial:

Segundo Wallon, a criança desenvolve suas capacidades de memória e atenção voluntária e "seletiva", neste estágio a criança começa a abstrair conceitos concretos e começa o processo de categorização mental onde a criança tem um salto em seu desenvolvimento humano.

Quais dos elementos a seguir podem ser considerados novos elementos no processo de aprender?

93), tem como função desfazer o egocentrismo, levando o indivíduo a um estado de plena socialização. QUESTÃO 2 Quais dos elementos a seguir podem ser considerados novos elementos no processo de aprender? a ) Memória, atenção, interesse e percepções.

Quais são os elementos do processo de ensino?

  • OS ELEMENTOS DA APRENDIZAGEM.
  • Identifique o tema de verdadeiro interesse.
  • Verifique se a motivação é adequada e duradoura.
  • Planeje-se e mapeie o trajeto.
  • Entendi. ...
  • Ajustar as sessões de estudo à capacidade de manter o foco.
  • Realizar sessões de repouso estratégico pode potencializar os estudos.

Quais são os 5 componentes do processo de ensino-aprendizagem?

Os componentes pessoais são os seguintes: O Professor e o Aluno. E os componentes não pessoais são os seguintes: problema, objecto, objectivo, conteúdo, método, meios, formas organizativas e avaliação.

Artigo anterior
Por que é tão importante a ética para um profissional da estética dentro do seu ambiente de trabalho?
Artigo seguinte
Quanto custou a construção do Canal do Panamá?