O que o trabalhador perde com a suspensão de contrato?

Perguntado por: Matias Rúben Cunha Ferreira  |  Última atualização: 1. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (9 avaliações)

No período de suspensão, o contrato de trabalho perde o efeito e as partes não estão sujeitas as principais obrigações contratuais, como a prestação de serviço e o pagamento de salário. Todavia, algumas obrigações ainda devem ser cumpridas pelas partes e são chamadas de obrigações subordinadas.

O que eu perco com a suspensão do contrato de trabalho?

Na suspensão do contrato de trabalho, o colaborador deixou de trabalhar temporariamente da empresa e receberá o Benefício Emergencial de Trabalho e Manutenção de Renda (BEm) do governo, ao invés do seu salário pago pelo empregador.

Quanto desconta uma suspensão?

Se o período de suspensão for a partir de 15 dias dentro do mesmo mês, o empregado deixará ainda de receber 1/12 avos referentes ao 13º salário. Além disso, algumas empresas vinculam o pagamento de prêmios e de participação nos lucros e resultados ao desempenho profissional e comportamental do colaborador.

Quais os direitos de quem teve o contrato de trabalho suspenso?

Durante o período de suspensão contratual, o emprego do trabalhador é garantido pelo dobro do número de dias de duração da suspensão. Caso haja uma demissão sem justa causa durante esse período, o funcionário receberá uma indenização equivalente a 100% do seu salário, juntamente com as verbas rescisórias.

Como fica a rescisão de quem teve o contrato suspenso?

Havendo a total extinção da empresa, os contratos de trabalho suspensos em razão da percepção de auxílio-doença também são extintos, em face da impossibilidade da continuidade do vínculo empregatício, ensejando o pagamento de parcelas rescisórias próprias da dispensa sem justa causa.

#QueroPost: O empregado pode ser suspenso do trabalho por quantos dias?

45 questões relacionadas encontradas

Quem teve contrato suspenso tem direito a seguro desemprego quando for demitido?

O empregado receberá o valor equivalente ao do seguro-desemprego, mas continua com o direito de receber o seguro se for demitido. Nesse período, o trabalhador continuará a contar com todos os benefícios porventura concedidos pelo empregador.

Pode ser demitido depois da suspensão?

A empresa pode DEMITIR o empregado, após término da suspensão do contrato? O empregado que teve seu contrato de trabalho SUSPENSO, em virtude das determinações trazidas com a edição da Medida Provisória 936/2020, não poderá ser DEMITIDO no período em que o contrato estiver suspenso, nem após o término da suspensão.

O que é descontado na suspensão?

Ou seja, de acordo com os dias que o trabalhador receber de suspensão, eles serão descontados do saldo de férias a ser retirado. No caso da suspensão ocorrer por motivo de doença, o empregado tem os seus direitos assegurados até o 15º dia de afastamento.

O que diz a CLT sobre suspensão?

Assim, a CLT estabelece um limite máximo de 30 dias de afastamento em casos de suspensão, não podendo ocorrer em mais tempo que isso. Isso está previsto no artigo 474, que estabelece que suspensões que ultrapassem o limite de 30 dias resultam em uma rescisão do contrato de maneira injusta.

O que significa suspensão de contrato?

O que é suspensão contratual? A suspensão de um contrato é quando ocorre a parada temporária de seus efeitos.

Quando ocorre a suspensão do contrato de trabalho?

São exemplos de situações que interrompem o contrato de trabalho: afastamento para fruição das férias, o DSR e o afastamento do empregado por doença até o 15º dia (salientando que na hipótese de ser necessário o afastamento além do 16º dia, o empregado deverá ser encaminhado ao INSS).

Quanto tempo dura uma suspensão no trabalho?

Prazo de duração: a suspensão do empregado pode ser de, no máximo, 30 dias corridos. Ora, se a falta cometida ensejar mais de 30 dias de suspensão, é sinal que a falta é tão grave que pode então ser enquadrada como justa causa, conforme dispõem os motivos previstos no art.

O que a empresa não pode fazer?

negociação habitual. violação de segredo da empresa. desídia. ato de indisciplina ou de insubordinação.

O que não pode ser descontado do salário?

A regra é que o empregador não pode promover descontos em seu salário, conforme escrito no início do art. 462 da CLT:Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

Como funciona a suspensão do contrato de trabalho MP 936?

Basicamente, a principal medida que a MP 936 propunha era a possibilidade de redução da jornada de trabalho, e consequentemente do salário, por até 90 dias, e a suspensão temporária do contrato por até 60 dias. As duas medidas poderiam ser combinadas, desde que o prazo total não excedesse 90 dias.

Como funciona a suspensão do funcionário?

A suspensão no trabalho é uma medida disciplinar aplicada pelas empresas aos funcionários de forma individual e, geralmente, acontece quando algum deles recebe três advertências consecutivas pelo mesmo motivo e não apresenta uma mudança notável de comportamento.

Sou obrigado a assinar uma suspensão?

Advertência, suspensão, carta de demissão por justa causa)? Lógico que pode. O ato de dispor da assinatura é personalíssimo. O empregado tem todo o direito de se negar em assinar qualquer documento.

Qual a diferença entre suspensão e demissão?

Interrompem o contrato de trabalho, por exemplo, as férias, o DSR e o afastamento do empregado por doença até o 15º dia. Já na suspensão, o empregado não recebe pelo tempo inativo e tal período não conta como tempo de serviço.

Quantos dias de suspensão gera justa causa?

A suspensão também pode ser utilizada como um dos elementos que prova a falta grave, mas não utilizar a suspenção como motivo de justa causa, pois ao receber a suspensão o trabalhador já está sendo punido. Lembrando que a quantidade de dias de suspensão não pode ser superior a 30 dias, conforme o art.

Quem teve o contrato de trabalho suspenso tem direito ao FGTS?

Os trabalhadores que tiverem suspensão do contrato de trabalho ou redução de salário e jornada terão mudanças não só na remuneração mensal, mas em direitos trabalhistas como o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Quem tem direito a 7 parcelas do seguro?

Conforme a proposta, para ter direito a oito parcelas do benefício, o trabalhador terá de comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada de, no mínimo, 24 meses no período de referência.

Quais são os meses que a empresa não pode demitir?

Em razão de a data base da categoria de empregados em condomínios ser fixada em janeiro de cada ano, lembramos para ser evitada a dispensa de empregados entre os dias 02 de novembro e 31 de dezembro do corrente, salvo justa causa, pois, os artigos 9º das Leis nºs.

Quais são os 5 direitos trabalhistas?

5 Direitos Trabalhistas que todo Empregado deve conhecer
  • VALE TRANSPORTE.
  • LICENÇA MATERNIDADE.
  • FÉRIAS.
  • AVISO PRÉVIO.
  • RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO.

O que o empregador não pode exigir?

Ocorre que, para efeitos admissionais, o empregador não poderá discriminar os candidatos por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade, a não ser, neste último caso, a fim de proteger o menor (diante da proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a quem tem menos de dezoito ...

Artigo anterior
Como saber se o coração está parando?
Artigo seguinte
São Paulo é uma metrópole?