O que o teste de Finkelstein avalia?

Perguntado por: Vicente Teixeira Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (29 avaliações)

O teste de Finkelstein é usado para diagnosticar a síndrome de De Quervain em pessoas que tem dor no punho. Para realizar o teste, o médico e/ou fisioterapeuta examinador segura o polegar e é realizado um desvio ulnar da mão.

Quando o teste de Finkelstein é positivo?

O diagnóstico da síndrome de De Quervain é fortemente sugerido pelo teste de Finkelstein. O paciente aduz e envolve o polegar com os dedos. O teste é positivo se o desvio ulnar passivo do punho provocar dor forte nas bainhas dos nervos afetados.

O que é sinal de Finkelstein?

O teste de Finkelstein é usado para diagnosticar a síndrome de de Quervain em pessoas que têm dor no punho. Para realizar o teste, o polegar é colocado na mão fechada e a mão é torcida em direção ao dedo mínimo - desvio ulnar (como visto na figura) - para testar se ocorre dor no punho abaixo do polegar.

Qual o objetivo do teste de abdução do polegar?

Descrição do teste: teste utilizado para diagnosticar a tenossinovite estenosante De Quervain, que abrange o primeiro compartimento dorsal (tendões do abdutor longo e do extensor curto do polegar).

O que é tendinite de Kevin?

A tendinite, tenossinovite ou síndrome de De Quervain é uma inflamação que afeta os tendões do punho que se dirigem para o polegar, nomeadamente os tendões do abdutor longo e extensor curto do polegar, na zona onde atravessam uma bainha fibrosa espessa, que constitui o primeiro compartimento extensor do punho.

Filkenstein

16 questões relacionadas encontradas

Porque tendinite dói mais à noite?

Isto acontece devido ao relaxamento da musculatura e devido à retirada da ação da gravidade, que faz com que a cabeça do úmero se aproxime mais do acrômio, podendo causar contato dos tendões inflamados com esse osso, originando dor.

Como é feita a cirurgia de tendinite de Quervain?

Na cirurgia, é realizada uma incisão de mais ou menos dois centímetros no dorso do punho, em linha com o polegar. Após, é feita a abertura do teto do primeiro compartimento extensor, criando mais espaço no seu interior.

Para que serve o teste de Mill?

O teste de Mill é um outro teste disponível na ortopedia que pode ser aplicado pelo especialista durante a realização do exame físico para investigar lesões na articulação do cotovelo. Assim como o teste de Cozen, o teste de Mill auxilia na avaliação do epicôndilo lateral e na identificação da epicondilite lateral.

Quais são os movimentos do polegar?

Os músculos tenares são capazes de vários movimentos do polegar; abdução, adução, flexão e oposição.

Para que serve o teste de Tinel?

Sinal de Tinel é uma maneira de se detectar nervos irritados. Ele é realizado ao se realizar uma percussão sobre o nervo para desencadear uma sensação de formigamento na distribuição dos nervos. O sinal de Tinel recebe este nome em homenagem ao médico francês Jules Tinel (1879-1952).

Como é realizado o teste de Speed?

Para realizar o Teste de Speed, o examinador coloca o braço do paciente em flexão do ombro, rotação externa, extensão total do cotovelo e supinação do antebraço; a resistência manual é então aplicada pelo examinador em uma direção descendente.

Como é feito o teste de Thomas?

A execução do teste de Thomas consiste em posicionar o participante em decúbito dorsal na marquesa, o qual executa flexão da anca contralateral ao membro inferior em teste (no mínimo a 90º de flexão) e eleva o joelho contralateral ao membro em teste até ao peito, com o objetivo de diminuir a curvatura lombar e ...

Como é feito o teste de Ober?

Teste de Ober: este teste destina-se a detectar a presença de contratura em abdução do quadril. O paciente deverá estar em decúbito lateral, com o membro a ser testado no lado de cima. É realizada a flexão do joelho a 90 graus e abdução do quadril; o examinador então solta o membro.

O que é o nervo mediano?

O nervo mediano representa um dos ramos terminais do plexo braquial (um conjunto de nervos que inervam, ou seja, comunicam atividade motriz principalmente ao membro superior) com origem dos fascículos medial e lateral.

Para que serve o teste de Hawkins?

Teste de Hawkins-Kennedy

Esse teste avalia se há atrito ou impacto do tendão supra-espinhoso sob a abóboda acromial, podendo reproduzir a sintomatologia dolorosa. Sinais e sintomas: Se positivo, o paciente referirá dor ao movimento que abrange o ombro e a face ântero-lateral do braço.

Para que serve o teste de Froment?

Sinal de Froment é um teste utilizado para avaliar paralisia do nervo ulnar cuja segmentação é C8 e T1, especificamente a ação do músculo adutor do polegar. O teste avalia o paciente enquanto ele segura uma folha de papel com o polegar.

Quais movimentos faz a mão e dedos?

A mão humana apresenta para cada um dos dedos quatro graus de liberdade, com exceção do polegar, que apresenta cinco, sendo três de flexão e extensão e uma de adução e abdução, ainda dois graus de liberdade para o punho.

Quais os movimentos que o polegar realiza no plano frontal?

No plano frontal e eixo anteroposterior os movimentos de adução (desvio ulnar) e abdução (desvio radial). A amplitude de movimento para desvio radial não ultrapassa os 15° e para o movimento de desvio ulnar 45°.

Qual a articulação do polegar que permite a maior movimentação?

A articulação carpometacarpal do polegar, também conhecida como primeira articulação carpometacarpal, ou articulação trapeziometacarpal, porque se articula com o osso trapézio tem importante papel na função do polegar.

Como é feito o teste de Mill?

O teste alternativo, conhecido como de Mill, é rea- lizado com o paciente com a mão fechada, o punho em dorsiflexão e o cotovelo em extensão. O examinador, então, forçará o punho em flexão e o paciente é orienta- do a resistir ao movimento. Em caso positivo, o paciente sentirá dor no epicôndilo lateral(9).

Como é feito o teste de Finkelstein?

O teste de Finkelstein é usado para diagnosticar a síndrome de De Quervain em pessoas que tem dor no punho. Para realizar o teste, o médico e/ou fisioterapeuta examinador segura o polegar e é realizado um desvio ulnar da mão.

Qual o teste para epicondilite lateral?

O teste clínico específico para a epicondilite lateral tem o objetivo de reproduzir a dor experimentada pelo paciente. O teste conhecido como de Cozen é realizado com o cotovelo em 90º de flexão e com o antebraço em pronação.

Quanto custa em média uma cirurgia de tenossinovite de Quervain?

Os custos hospitalares (custos de internação, medicamentos, materiais cirúrgicos e anestesia) variam muito de cidade para cidade e de hospital para hospital, mas os menores que já encontrei em São Paulo (onde trabalho) giram ao redor de R$ 3500.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma tendinite?

O tempo de recuperação para a tendinite é de alguns dias a, no máximo, seis semanas, dependendo do início do tratamento. Para a tendinite, quando realizado numa fase inicial, a recuperação pode ser de seis a dez semanas. O uso de anti-inflamatórios, por exemplo, é indicado apenas em casos de tendinite.

Como é feito a cirurgia do pulso?

O procedimento cirúrgico da fratura de punho é realizado com anestesia regional (no braço) e pode ser dado um sedativo tranqüilizante. É utilizado um garrote no braço, para evitar sangramento no local da cirurgia. A cirurgia é geralmente com o paciente internado.

Artigo anterior
Tem como receber dinheiro do exterior pelo Nubank?
Artigo seguinte
Qual tipo de cabelo envelhece mais?