O que o stress pode causar no corpo?

Perguntado por: Wilson Rui Leal  |  Última atualização: 17. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (23 avaliações)

Diarréias freqüentes; dificuldades sexuais; formigamento nas extremidades; insônia; tiques nervosos; hipertensão arterial confirmada; problemas de pele prolongados; mudança extrema de apetite; batimentos cardíacos acelerados; tontura freqüente; úlcera; impossibilidade de trabalhar; pesadelos; apatia; cansaço excessivo; ...

Quais os órgãos mais afetados pelo estresse?

O estresse crônico, ou um estresse constante experimentado por um período prolongado de tempo, segundo a APA, pode contribuir para problemas de longo prazo no coração e nos vasos sanguíneos, aumentando o risco de hipertensão, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

O que um pico de estresse pode causar?

Tique nervosos, tontura frequente, insônia, formigamento, hipertensão arterial confirmada, úlcera, pesadelos, dificuldades sexuais, hipersensibilidade emotiva, apatia, cansaço excessivo, impossibilidade de trabalhar, angústia, irritabilidade, perda do senso de humor, problemas de pele prolongados.

O que acontece se passar muito estresse?

O estresse crônico pode agravar problemas como crises de depressão e ansiedade. Além disso, também pode causar síndrome do pânico e esquizofrenia em pacientes que possuem predisposição para desenvolver algum desses distúrbios psiquiátricos.

Quais doenças causadas por estresse?

Então, conheça as principais condições de saúde que atingem os trabalhadores e saiba como evitá-las!
  • Insônia. A insônia é uma das principais doenças causadas pelo estresse. ...
  • Síndrome de Burnout. ...
  • Síndrome do pânico. ...
  • Depressão. ...
  • Transtornos alimentares. ...
  • Problemas cardiovasculares. ...
  • Problemas de pele.

Conheça as principais causas do estresse no Você e o Doutor

31 questões relacionadas encontradas

Qual a fase mais perigosa do estresse?

A fase de exaustão está ligada aos danos de longo prazo causados pelo estresse, quando o bem-estar físico e mental está comprometido, necessitando de cuidados mais específicos para lidar com o transtorno, que possivelmente já se tornou crônico, bem como os sintomas secundários e problemas de saúde gerados por ele.

Quando o estresse é preocupante?

Seja ao perceber picos de sintomas, como roer unhas, palpitações e queda de cabelo, ou mesmo já admitindo alterações no seu corpo como parte da rotina, o estresse pode afetar a sua qualidade de vida e chegar a níveis importantes que exijam ajuda médica.

Quais as 5 fases do estresse?

São elas: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.

Quais são os 4 tipos de estresse?

Conhecer o nível de estresse e procurar um psicólogo quando necessário pode ser a chave para melhorar os indesejáveis sintomas.
  • Estresse agudo. Esta é a forma de estresse mais comum. ...
  • Estresse agudo episódico. ...
  • Estresse crônico. ...
  • Tratamento com psicólogo.

Como saber se está sofrendo de estresse?

Principais Sintomas Cognitivos:
  1. Dificuldades de memória.
  2. Dificuldades para se concentrar.
  3. Julgamento fraco.
  4. Vê apenas o lado negativo.
  5. Ansioso ou pensamento acelerado.
  6. Preocupação excessiva e constante.

O que é estresse grave?

Uma incapacidade persistente de sentir emoções positivas (por exemplo, felicidade, satisfação ou amor) Uma sensação de que a realidade está alterada (por exemplo, sentir-se desorientado ou como se o tempo estivesse passando mais lentamente) Perda da memória em relação a uma parte importante do evento traumático.

Como é o rosto do estresse?

Quando estamos irritados, franzimos as sobrancelhas, a testa e dormimos pouco. Esse hábito contribui para o aparecimento precoce de rugas e linhas de expressão. Além disso, estar em constante estado de estresse pode retardar o processo de renovação da pele.

O que é bom para aliviar o estresse?

Como acabar com o estresse mental?
  • praticar exercícios físicos;
  • consumir certos suplementos;
  • utilizar óleos essenciais;
  • aprender a dizer não;
  • parar de procrastinar;
  • utilizar táticas de respiração;
  • manter contato físico positivo;
  • ouvir música relaxante;

Quais são as três fases do stress?

A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas. A evolução do estresse se dá em três fases: alerta, resistência e exaustão.

Como é uma crise nervosa?

Os sintomas que podem ocorrer são: palpitação, tremor, dormências, boca seca, mãos e pés frios, dor no peito, dificuldade para respirar, sudorese, e sentimentos de angústia, medo, descontrole. O indicado para esses casos é um tratamento com um psiquiatra E um psicólogo comportamental.

Porque o estresse causa AVC?

O estresse intenso faz com que a pressão arterial se eleve, o que pode favorecer o desenvolvimento de aneurismas e até Acidente Vascular Cerebral (AVC). E tem mais: se frequente, ele também pode contribuir para o aumento da coagulação do sangue e da contração dos vasos cardíacos, fatores que podem resultar no infarto.

Quanto tempo dura uma crise de estresse?

As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos. Os ataques de pânico acarretam intenso sofrimento psíquico com modificações importantes de comportamento devido ao medo da ocorrência de novos ataques.

Quanto tempo dura o estresse?

A duração do transtorno de estresse agudo é de pelo menos 3 dias, podendo ser de até um mês. Assim, é uma situação relativamente normal. O problema acontece quando a pessoa não sabe lidar com o problema e ele se agrava.

Qual é a diferença entre estresse e ansiedade?

Outra maneira de identificar a diferença entre o estresse e a ansiedade é que o primeiro está focado nas situações atuais. Quando está extremamente estressada, a pessoa se sente incapaz de lidar com o que está acontecendo no presente. A ansiedade, por sua vez, é projetada em um cenário futuro ou passado.

Quais os sintomas de estresse físico e emocional?

Crise de estresse
  • ansiedade;
  • dor de cabeça de tensão;
  • dor nas costas e no corpo;
  • palpitação;
  • aumento da pressão;
  • desmaios;
  • desconforto gastrointestinal;
  • nervosismo;

Quais são os sintomas do estresse crônico?

Ansiedade, insônia e pressão alta são sintomas comuns do estresse de longo prazo, e todos eles aumentam os riscos de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, depressão e obesidade.

O que é a síndrome de Burnout?

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

O que acontece se não tratar o estresse?

O período prolongado de estresse desencadeia também as crises de ansiedade e depressivas e a síndrome do pânico, podendo chegar aos transtornos psiquiátricos. Quando não tratada, a doença pode levar ainda aos distúrbios gástricos, como a gastrite, o refluxo e as colites, que por sua vez podem provocar até um câncer.

Como não se sentir estressada?

Confira, a seguir, dicas valiosas sobre como aliviar o estresse e contribuir para sua qualidade de vida!
  1. Cuide da sua alimentação. ...
  2. Pratique exercícios. ...
  3. Pratique meditação. ...
  4. Reserve um tempo para o lazer. ...
  5. Durma bem. ...
  6. Faça pausas no trabalho. ...
  7. Não esqueça dos exames de rotina.

Qual é a primeira fase do estresse?

Fase de alerta: surge assim que o indivíduo entra em contato com o agente estressor. Nesse momento o indivíduo pode apresentar boca seca, dor no estômago, tensão muscular, aumento dos batimentos cardíacos, agitação, entre outros sintomas.

Artigo anterior
Qual a importância de se preservar o solo?
Artigo seguinte
O que é a arte primitiva?