O que o seguro cobre?

Perguntado por: Maria Mafalda Cardoso Faria Leal  |  Última atualização: 27. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)

Prejuízos decorrentes de raios, ressacas, vendavais, terremotos e granizo; Danos ocasionados por inundações, enchentes e situações similares; Acidentes que envolvam o automóvel em seu transporte; Quedas de objetos sobre o carro, como por exemplo, vasos ou pedras.

O que o seguro não cobre?

Fraude e Estelionato: A Seguradora não cobre danos decorrentes de atos fraudulentos ou criminosos, como simular um acidente ou apresentar documentos falsos. Habilitação Vencida ou Inexistente: Dirigir sem a devida habilitação ou com a carteira vencida invalida a cobertura do seguro.

Quais tipos de acidente o seguro cobre?

A cobertura do seguro auto pode incluir: furto, colisão, roubo e incêndio. Quando você contrata um seguro, tem cobertura apenas para alguns riscos. Normalmente, a maioria das coberturas engloba um ou mais tipos de sinistros.

Qual seguro que cobre tudo?

O seguro compreensivo também é conhecido como seguro total ou seguro completo e é o produto que oferece as coberturas mais amplas que o auto e roubo, por exemplo. A cobertura compreensiva ou completa cobre o segurado em casos de colisão, incêndio, furto, roubo e danos causados pela natureza.

Como saber que meu seguro cobre?

A única maneira de saber se o seguro auto cobre enchente é consultando o documento da apólice. Nesse contrato, haverá todas as informações sobre as coberturas, a corretora e o segurado. A consulta pode ser feita de forma on-line, pelo portal da SUSEP ou diretamente no site da seguradora que emitiu o seu contrato.

Seguro Auto - [O que Cobre Exatamente?]

23 questões relacionadas encontradas

Quando bate o carro o seguro cobre?

Sim, se você contratou a cobertura de colisão, você está coberto em caso de qualquer tipo de colisão. Quando ocorre a perda total, quando a reparação do carro é inviável, você recebe o valor do seu carro, segundo tabela FIPE.

O que cobre o seguro de um carro?

Seguro Completo: cobre todos os riscos, incluindo danos causados por acidentes de trânsito e responsabilidade civil do condutor. Ele também inclui cobertura para roubo, incêndio, danos causados por animais e outros eventos. Esse é o tipo de seguro mais completo, mas também geralmente é o mais caro.

Quem paga a franquia do seguro em caso de acidente?

Lembrando que franquia é a parte que cabe ao segurado por danos e avarias causados ao veículo segurado. Normalmente quando ocorre um acidente, a pessoa aciona a Seguradora, que por sua vez indica uma Oficina para os reparos. O segurado paga o valor da franquia e a seguradora paga o restante.

Como funciona o seguro em caso de colisão?

Como acionar a seguradora após colisão?
  1. Sinalize o local. Após uma colisão, é fundamental sinalizar o local. ...
  2. Registre o BO. O passo seguinte consiste em fazer o registro da ocorrência. ...
  3. Contate a seguradora. Logo depois, é necessário contatar a seguradora. ...
  4. Leve o carro à oficina. ...
  5. Pague a franquia.

Quantas vezes eu posso acionar o seguro do carro?

1. Quantas vezes posso acionar o seguro? No caso de colisão pode acionar quantas vezes for necessário, no carro do segurado. No caso de terceiro precisa observar o que você contratou na apólice, exemplo: Contratou 100 mil pra terceiro e já teve uma colisão e gastou 50 mil com terceiro, só tem direito a mais 50 mil.

Sou obrigado a levar o carro na oficina da seguradora?

A simples decisão do consumidor em realizar o reparo em oficina de sua confiança não afasta a obrigação da seguradora em cobrir as despesas, notadamente quando o contrato autoriza ao segurado “reparar seu veículo em uma oficina referenciada pela seguradora ou em qualquer outra de sua livre escolha”.

Qual o valor da franquia do seguro?

O valor da franquia fica registrado na apólice e pode ser: Obrigatória ou básica: é a participação obrigatória do segurado, por evento, nos prejuízos indenizáveis. É a mais comum; 25% ou 50% da básica: neste caso, o segurado pagará uma menor participação nos prejuízos indenizáveis se acontecer um sinistro.

Quantos km de guincho O seguro cobre?

O limite de quilometragem do guincho normalmente é estabelecido pela seguradora e pode variar de 200km, 500km ou ser ilimitado. No entanto, é importante ressaltar que essas condições podem variar entre as Seguradoras, por isso é fundamental verificar as especificidades da sua apólice.

Quando não vale a pena acionar o seguro?

A primeira circunstância em que você deve acionar o seu seguro é quando o reparo do sinistro for mais alto que o valor da franquia, então, se você for responsável por um acidente e provocar grandes estragos no seu carro, por exemplo, a seguradora deve ser sinalizada.

O que o sinistro cobre?

A maioria dos seguros só cobre sinistros no país de origem. Vale dizer que as apólices incluem uma variedade de serviços adicionais: guincho, descontos em estacionamento, táxi emergencial, troca de pneus, chaveiro, carro reserva e até reparos na residência e help desk para computadores, entre outros itens.

É necessário boletim de ocorrência para acionar o seguro?

Com todos esses dados, é hora de avaliar a situação e se for necessário, acionar a Justos para que você tenha todo o suporte nesse imprevisto. Além disso, o boletim de ocorrência é opcional para acionar o seguro auto. Se preferir, pode fazer um B.O online e apresentar à seguradora.

O que acontece depois de acionar o seguro?

Independentemente do tipo de sinistro (roubo ou furto), depois de acionar o seguro será preciso enviar alguns documentos:
  1. boletim de ocorrência;
  2. cópia do RG, CPF e comprovante de residência;
  3. cópia da CNH, do documento do carro e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);

Como acionar o seguro depois de uma batida?

Sempre que haja uma batida, mesmo que seja de menores proporções, todas as pessoas envolvidas no acidente devem fazer um boletim de ocorrência. Esse é o primeiro passo para conseguir acionar o seguro.

Quem bate no carro é obrigado a pagar?

Quando funcionário bate carro da empresa quem paga? Se o carro da empresa foi batido em um acidente, é de responsabilidade da empresa o conserto. Ela deve arcar com os custos do reparo do veículo danificado.

Como a seguradora cobra o culpado?

Sim, chamamos isso de sub-rogação. ➡️ Em REGRA: paga à indenização ao segurado, ocorre a sub-rogação da seguradora, que poderá exigir o valor pago daquele terceiro que ocasionou o dano.

Quem bate na traseira tem que pagar?

Colisão na traseira de veículo gera obrigação de ressarcimento — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Qual é o melhor seguro de carro?

Quais são as melhores seguradoras de carros do Brasil?
  • Porto Seguro.
  • Allianz Seguros.
  • Bradesco Seguro.
  • Tokio Marine Seguradora.
  • Liberty Seguros.
  • HDI Seguros.
  • Mapfre Seguros.
  • Sompo Seguros.

O que é mais importante em um seguro de automóvel?

Detalhes como os termos do contrato, as informações das coberturas e o preço da franquia estão entre o que é importante ter no seguro de automóvel.

O que acontece se o segurado tiver a perda total do veículo em um acidente?

Em caso de perda total, não é necessário realizar reparos e, portanto, não há cobrança da franquia. Nesse caso, o segurado receberá a indenização completa de acordo com o valores da Tabela Fipe e o que está previsto na apólice.

Quando vale a pena acionar a franquia?

A resposta é simples: o indicado é que você acione a franquia sempre que o reparo tiver valor mais alto que o da franquia. Por exemplo, suponhamos que, no trânsito, você bateu o veículo e o custo do reparo será de R$4.000. Se a sua franquia for menor que esse valor, como R$1.000, vale a pena acionar.

Artigo anterior
O que um psicólogo não faz?
Artigo seguinte
O que acontece se não pagar a anuidade do CREFITO?