O que o níquel pode causar?

Perguntado por: Mia Luna Valente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (53 avaliações)

A liberação de íons de níquel pode causar reações de hipersensibilidade na cavidade oral, citotoxicidade e dermatite de contato em uma parcela da população, além de ter significativo potencial mutagênico e possivelmente carcinogênico.

Quais os sintomas de quem tem alergia a níquel?

Em geral, a alergia ao níquel causa sintomas como irritação na pele, coceira e feridas, especialmente na região das pálpebras, no pescoço, nas dobras dos braços e dos dedos, nas palmas das mãos, nas virilhas, na região interna das coxas, nas dobras dos joelhos e nas plantas dos pés.

O que fazer com alergia a níquel?

Se houver infecção secundária por bactérias, o dermatologista pode receitar um antibiótico. Aos pacientes com alto nível de alergia ao níquel são orientados a evitar determinados alimentos processados e enlatados.

Porque o níquel causa alergia?

Geralmente, no caso das bijuterias, o material mais comum relacionado ao aparecimento de alergia é o níquel. Isso porque ele pode se soltar da liga metálica e entrar em contato direto com a pele, causando a irritação. "Esse tipo de alergia demora para manifestar sintomas.

Onde encontramos níquel no dia a dia?

O níquel está presente em pequenas quantidades no ar, na água, nas plantas e nos alimentos, também em utensílios do nosso cotidiano, como moedas, baterias, bijuterias e acessórios. O Brasil está em décimo lugar em reservas de níquel, que é extraído principalmente de solos lateríticos e de minerais sulfetados.

Alergia a Níquel

15 questões relacionadas encontradas

Em que o níquel é mais utilizado?

Química. O níquel é um metal de coloração branco-prateada muito utilizado para fabricação do aço inoxidável, na cunhagem de moedas, de baterias recarregáveis, entre outros usos. Equipamento industrial de aço inoxidável. O níquel está presente na constituição dessa liga.

Como saber se a bijuteria tem níquel?

O volume de níquel na composição também pode ser visto como um indicador de qualidade. Esse metal, que pode causar alergias na pele, provocando vermelhidão e coceira, está presente em bijuterias, óculos, relógios e até em botões de calças.

Quem tem alergia a níquel pode usar aço cirúrgico?

Resumindo, para pessoas alérgicas a metais ( níquel ) sugerimos: – Para pessoas com baixo e médio grau de alergia, estes podem utilizar o Aço Inox 304; – Para pessoas com alto grau de alergia, recomenda-se a utilização do Aço Cirúrgico 316L.

Quem tem alergia a níquel pode colocar piercing?

Segundo a alergista Ariana Yang, a alergia a níquel é uma das mais comuns, principalmente nas mulheres. Quem tem esse problema, no entanto, não deve insistir em usar acessórios que dão reações, como alertou a dermatologista Márcia Purceli, porque além da coceira, eles podem até criar processos inflamatórios.

Quem tem alergia a níquel pode usar aparelho Ortodontico?

Quem já sabe que tem alergia ao níquel ou é muito alérgico a metais de bijuterias, pode realizar um tratamento ortodôntico sem níquel e optar desde o início por peças mais seguras e confortáveis, como os aparelhos dentários transparentes.

Quais são os produtos que não contêm níquel?

Alimentos permitidos (que não contêm níquel)
  • * Aspargo.
  • * Vinho tinto.
  • * Cúrcuma.
  • * Pimenta.
  • * Batata.
  • * Cebola.
  • * Tomate.
  • * Cenoura.

Como acabar com alergia de metal?

Pacientes com alergia e suspeita de dermatite de contato por metais devem procurar um dermatologista para o diagnóstico e tratamento correto. A base do tratamento dessa alergia é evitar o contato do metal com a pele, pois a cada novo contato as lesões da pele reaparecem.

O que fazer quando se tem alergia a bijuteria?

Como tratar alergias causadas por bijuteria

Pode-se melhorar as lesões com medicações como hidratantes, anti-histamínicos, pomadas ou cremes com corticóides ou a base de tacrolimus e pimecrolimus.

Como saber se tenho alergia a metal?

A alergia a metais manifesta-se com erupção cutânea, coceira, vesículas, vermelhidão e descamação. Cronicamente a pele pode tornar-se ressecada ou endurecida e com rachaduras. A dermatite ocorre na área da pele que esteve em contato com o metal, porém pode aparecer em outros locais do corpo.

Qual o melhor piercing para quem tem alergia?

Dentre eles o titânio detém a vantagem de ser mais leve, resistente e confortável. Para os indivíduos que têm pele mais sensível e mais vulnerável à reações alérgicas e infecções, o ouro pode ser uma boa alternativa.

Qual piercing não dá alergia?

São eles: Aço cirúrgico, Titânio e Nióbio. Esses materiais são os mais indicados, pois, são materiais biocompatíveis, ou seja, amigos do corpo. Além disso, diminuem o risco de reações alérgicas. Após o período de cicatrização, as chances de alergias ou infecções são bem menores, então, você pode optar por outras joias.

Quem tem alergia pode fazer piercing?

Tire a joia se você for alérgico.

Se você for alérgico a metais, é possível usar um piercing de aço cirúrgico, que é um material feito justamente para não causar alergias.

Como saber se sou alérgica a aço cirúrgico?

O principal sintoma é a coceira, mas o local de contato com a causa da alergia também pode ficar avermelhado, mais quente, com secreções de cor clara ou amarelada, e até apresentar dor.

Quais metais contém níquel?

Metais geralmente seguros: Ouro rosa, ouro dourado (acima de 12 quilates), ouro branco (acima 14 quilates), platina, prata esterlina, estanho, bronze, aço inoxidável (contém níquel na sua composição, mas os átomos estão de tal forma ligados que não se libertam para haver contacto com a pele) , latão, cobre puro, ...

Quem tem alergia a níquel pode usar Zirconia?

Zircônia pode ser utilizada em casos em que o paciente apresenta alergia a metais. Uma pessoa que já tenha em seu histórico alergia a bijuterias, botões metálicos, correntes é candidata a ter sinais de alergias após um tratamento dentário, principalmente devido ao níquel, presente nas ligas metálicas.

Quais brincos não tem níquel?

Por uma questão de respeito ao consumidor, apesar de sofrer um maior custo de produção, os brincos da SOS Alergia não utilizam níquel em seu processo produtivo. São considerados NÍQUEL FREE, ou seja, "livres de níquel", reduzindo assim as possibilidades de reações alérgicas e do desenvolvimento de câncer de pele.

Como testar níquel?

Para o teste nao destrutivo de materiais aplicar uma gota de 3% de ácido nitrico 1 parte de acido nitrico 85%, 5 partes de agua a superficie desengordurado. Apos 1 minuto absorver o liquido, com o papel de teste. Com este teor de niquel procedimento> 0,5% sao detectados de forma segura.

O que é uma jóia sem níquel?

Semijoias “níquel free” são peças que não levam níquel em seu processo de fabricação. Com isso, elas são consideradas antialérgicas, pois o fabricante retirou da composição do produto o principal causador de irritações na pele.

Para que serve sulfato de níquel?

Este elemento químico de cor azul é altamente solúvel de sal, e é uma fonte comum de Ni²⁺ íon para galvanoplastia. Cerca de 40 mil toneladas de sulfato de níquel são produzidas anualmente. Vale lembrar que o sulfato de níquel é usado principalmente para galvanoplastia de níquel.

O que fazer quando o brinco da alergia?

Existem algumas pomadas à venda nas farmácias que podem resolver o problema, especialmente aquelas já indicadas para tratamento de incômodos causados por furos recentes na orelha. Porém, o mais sensato mesmo é procurar orientação médica.

Artigo anterior
Como saber quais paroxítonas?
Artigo seguinte
Como tirar o gosto forte do coentro?