O que o médico hematologista faz?

Perguntado por: Tiago Martinho de Lourenço  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (54 avaliações)

O médico hematologista estuda, faz diagnóstico e trata alterações e doenças do sangue e de órgãos, como a medula óssea, linfonodos (os gânglios linfáticos, espalhados pelo nosso corpo) e baço.

Quais são as doenças hematológicas?

Sérgio Brasil, as várias doenças hematológicas são causadas por alteração de um ou mais destes elementos e as mais comuns são: os vários tipos de anemias; distúrbios na coagulação do sangue como plaquetas baixas, hemofilia ou tromboses; linfomas; leucemias agudas ou crônicas e mieloma múltiplo.

Quais são os exames feitos pelo hematologista?

Exames que um hematologista pode solicitar

Hemograma; Metabolismo do ferro; Coagulograma; Mielograma e biópsia de medula.

O que o médico hematologista trata?

Linfomas, mieloma, hemofilia, mielofibrose, excesso de produção de glóbulos vermelhos ou plaquetas são casos para hematologistas. Algumas síndromes relacionadas ao sangue também exigem que você procure a orientação de um especialista de confiança.

Como funciona uma consulta com hematologista?

Durante a consulta, o hematologista fará perguntas sobre o histórico do paciente, o que ele está sentindo e realizará exames físicos. Após o atendimento, pode ser solicitado uma série de exames, para realizar a análise e diagnóstico correto de cada caso.

O que faz um médico HEMATOLOGISTA?

44 questões relacionadas encontradas

Quando eu devo procurar um hematologista?

Ele deve ser procurado quando houver qualquer tipo de alteração no sangue, descoberto nos exames de rotina. As alterações mais comuns são: aumento ou queda em componentes como hemácias, hemoglobina, leucócitos e plaquetas.

Como é feito o exame de hematologia?

O exame hematológico é feito através de um hemograma, que é um exame de sangue completo que avalia a saúde do corpo humano de maneira geral. Através do hemograma, é possível detectar a presença de desordens como anemia, infecções e leucemia.

Quando devo procurar um hepatologista?

Você deve procurar esse especialista quando começar a emagrecer sem ter uma causa aparente, em casos de ficar com os olhos e a pele amarelos, quando as pernas e a barriga ficarem inchadas, água na barriga (Ascite), quando vomitar sangue ou quando as fezes saírem na cor de borra de café, quando tiver desorientação ...

O que pode acontecer quando as plaquetas estão baixas?

As plaquetas baixas é uma condição caracterizada pela diminuição do número de plaquetas na circulação sanguínea. Esta condição afeta a coagulação do sangue, podendo causar sintomas sérios e preocupantes. As plaquetas são fundamentais para evitar a perda de sangue.

O que acontece quando a pessoa tem anemia?

Cansaço generalizado. Falta de apetite. Palidez de pele e mucosas (parte interna dos olhos e gengivas) Tontura.

Qual o exame de sangue que detecta infecção?

O hemograma completo é um exame de sangue que avalia as condições clínicas do paciente e ajuda a identificar possíveis doenças, como anemia, infecções e leucemia.

Quais exames são realizados no laboratório de hematologia Além do hemograma?

São exemplos: glicose, colesterol, triglicerídeos, exames de função hepática, função renal, função cardíaca, eletrólitos, etc. O setor de hematologia, por sua vez, investiga condições relacionadas ao sangue e suas frações, sendo o Hemograma o exame mais comum entre as solicitações médicas dentro deste grupo.

Quais são os principais exames Bioquimicos?

Exames Bioquímicos
  • Ureia.
  • Creatinina.
  • Ácido úrico.
  • Amoníaco.
  • Proteínas plasmáticas.
  • Lipídeos plasmáticos.
  • Corpos cetônicos.
  • Bilirrubina.

O que são doenças hematológicas?

A hematologia é um ramo da biologia que estuda o sangue. E as doenças que são derivadas dele são chamadas de doenças hematológicas. A hematologia estuda os elementos figurados do sangue (células): hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas.

Quais os sintomas de doença no sangue?

A seguir, damos alguns exemplos:
  • Coágulo sanguíneo. ...
  • Petéquias (uma erupção cutânea em forma de pequenos pontos vermelhos) causadas pela quantidade muito baixa de plaquetas. ...
  • Bolhas de sangue na boca (causadas pela quantidade muito baixa de plaquetas ou por problemas de coagulação. ...
  • Linfonodos inchados.

Qual é a doença que não tem cura?

O vitiligo é uma doença dermatológica que, até hoje, também não tem cura. A condição consiste na despigmentação da pele, se apresentando em forma de manchas brancas espalhadas pelo corpo, e isso acontece devido à inibição ou destruição das células responsáveis por desenvolver a melanina, chamadas de melanócitos.

Qual a doença que baixa as plaquetas?

A trombocitopenia imune primária (PTI) também conhecida como púrpura trombocitopênica idiopática é uma doença que se caracteriza por baixas contagens de plaquetas (trombocitopenia). As plaquetas ou trombócitos são células do sangue produzidas na medula óssea, responsáveis por iniciar o processo de coagulação sanguínea.

Qual o melhor suco para aumentar as plaquetas?

As frutas cítricas – como a laranja, o limão e o kiwi, por exemplo – são fáceis de encontrar e podem fortalecer o sistema imunológico, além de aumentar a quantidade de plaquetas.

Como saber se o fígado está com problema?

Sinais de que você pode estar com o fígado inflamado Doenças...
  1. Febre.
  2. Dor de cabeça.
  3. Perda de peso.
  4. Enjoo.
  5. Vômitos.
  6. Dor abdominal.
  7. Pele e olhos amarelados.
  8. Urina escura (cor de Coca-cola)

Quais são os sintomas de quem tem gordura no fígado?

Os sintomas de gordura no fígado incluem:
  • dor no abdômen;
  • barriga inchada;
  • aumento do tamanho do fígado;
  • dor de cabeça constante;
  • cansaço;
  • fraqueza; e.
  • perda do apetite.

Qual melhor exame para o fígado?

Principais exames para avaliar o fígado
  1. Exames de sangue: AST, ALT, Gama-GT. Sempre que o médico precisa avaliar a saúde do fígado ele começa solicitando um exame de sangue chamado Hepatograma, que avalia: AST, ALT, GGT, albumina, bilirrubina, lactato desidrogenase e o tempo de protrombina. ...
  2. Exames de imagem. ...
  3. Biópsia.

Como é feito o hemograma passo a passo?

O exame é realizado da seguinte forma:
  1. A área da retirada de sangue é higienizada com algodão e álcool;
  2. Um elástico (garrote) é colocado preso acima da área que será perfurada, para que seja possível visualizar a veia de maneira evidente;
  3. Uma agulha fina é introduzida na veia;
  4. O sangue é coletado em um tubo;

Como se preparar para fazer hemograma completo?

Preparo do exame

Para realizar o hemograma completo não são necessários muitos preparos específicos. Caso o paciente siga uma leve dieta um dia antes do exame, não é necessário fazer jejum. Porém, caso contrário, recomenda-se um jejum de 3 horas.

O que não pode fazer antes de fazer exame de sangue?

O que evitar antes de fazer exame de sangue de maneira geral? O mais recomendado é evitar fumar e tomar bebidas alcoólicas, refrigerantes e chás, porque eles podem provocar alterações nos componentes do sangue.

O que faz o médico hepatologista?

A hepatologia é uma subespecialidade da gastroenterologia que visa estudar o fígado, prevenindo, diagnosticando e tratando de doenças e condições médicas que possam afetar esse, que é um dos órgãos mais importantes de todo o corpo humano.

Artigo anterior
Quanto vale 100 pontos no índice?
Artigo seguinte
O que são cargas permanentes de exemplos?