O que o governo pode fazer para conter a inflação?

Perguntado por: Santiago Marcos de Ferreira  |  Última atualização: 4. Februar 2025
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

Uma das medidas mais comuns utilizadas no combate ao aumento da inflação é o aumento das taxas de juros pelo Banco Central. Esse aumento tem como objetivo reduzir o crédito disponível, diminuindo o poder de compra dos consumidores e, consequentemente, controlando os preços e o custo de vida.

O que o governo tem feito para controlar a inflação?

"O governo possui instrumentos monetários tais como juros, compulsórios e instrumentos fiscais tais como gastos e tributação para controlar a demanda agregada e logo o nível de inflação." "Um instrumento de curto prazo é a política monetária, a política de juros do Banco Central.

O que podemos fazer para combater a inflação?

Algumas possíveis medidas para reduzir a inflação
  1. Aumento das taxas de juros: no Brasil, seria o equivalente ao reajuste da taxa Selic, que corresponde à taxa básica de juros.
  2. Ampliação a médio e a longo prazo da estrutura produtiva: o que ampliaria a oferta por produtos e serviços.

O que o governo pode fazer para diminuir a inflação?

Para combater a inflação de demanda, o governo tem que baixar a emissão monetária, diminuindo o estímulo ao consumo. Isso pode ser feito por meio da elevação da taxa básica de juros da economia, conhecida como taxa Selic.

Quais estratégias podem ser tomadas para controlar o processo inflacionário?

O controle da inflação passa por medidas de aperto fiscal e monetário. Ou seja, gastos públicos mais baixos, impostos mais elevados e juros mais altos.

⭐ Como o governo controla a inflação?

32 questões relacionadas encontradas

Por que a inflação está alta no Brasil?

Alta no setor de alimentação

Além disso, houve a demanda por alguns itens relativos à alimentos que vêm do exterior, como por exemplo os agrotóxicos usados nas plantações, que tem seu preço em dólar. "São fatores conjuntos que já vinham aguçando a inflação desde 2021", diz Gallo.

O que causa a alta da inflação?

Um aumento nos índices de inflação pode ser influenciado por diferentes causas, que podem ser agrupadas em quatro grandes grupos: 1) aumento na demanda; 2) aumento, ou pressões, nos custos de produção; 3) inércia inflacionária e expectativas de inflação; e 4) aumento de emissão de moeda.

Quem define a taxa de inflação no Brasil?

No Brasil, a meta para a inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e cabe ao Banco Central (BC) adotar as medidas necessárias para alcançá-la. O índice de preços utilizado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Porque o governo aumenta a taxa de juros para conter a inflação?

Os governos buscam, via de regra, estabilizar os preços da economia sem choques ou sobressaltos. É aí que entra a taxa básica de juros da economia - no caso do Brasil, é a Selic -, que será calibrada conforme a meta de inflação, para aqueles países que adotaram o sistema de metas de inflação.

Como o governo controla a taxa de juros?

O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão do BC que define em reuniões, a cada 45 dias, a taxa básica de juros da economia, a Selic. Ela é o principal instrumento de política monetária do BC e afeta o comportamento de outras variáveis econômicas, principalmente os preços.

Quem ganha com a inflação?

O aumento da inflação é positivo para o governo, desde que ele consiga mantê-la dentro da meta estabelecida. A meta da inflação é parte da política monetária, através da qual o governo busca garantir o crescimento da economia dentro de padrões sustentáveis e que não prejudiquem o poder de compra da população.

Quais são os três tipos de inflação?

Quais são os diferentes tipos de inflação?
  • Inflação de demanda. Este é o tipo de inflação relacionada à procura por produtos e serviços: quando há mais procura do que a quantidade ofertada pelo mercado. ...
  • Inflação inercial. ...
  • Custos de produção. ...
  • Lei da oferta e demanda.

Porque o controle da inflação é importante?

Os impactos negativos da inflação vão desde a redução do orçamento familiar até alcançar as decisões de consumo e investimento. A pandemia, o excesso de volatilidade cambial, as variações nos preços do petróleo, entre outros fatores, já haviam provocado um incremento na inflação global.

Qual é o principal responsável pela inflação de demanda?

Aumento do nível geral de preços provocado por pressões de demanda. O aumento na demanda pode ocorrer em razão de aumentos dos salários ou das transferências governamentais de renda.

Qual é a inflação de hoje?

O IPCA hoje é de 0,16%. O IPCA acumulado nos últimos 12 meses é de 3.93%. Já o IPCA acumulado no ano de 2024 até o momento é de 1,42% e o IPCA acumulado de 2023 foi de 4.62%.

O que mede a inflação?

Como ele é calculado? O IBGE faz um levantamento mensal, em 13 áreas urbanas do País, de, aproximadamente, 430 mil preços em 30 mil locais. Todos esses preços são comparados com os preços do mês anterior, resultando num único valor que reflete a variação geral de preços ao consumidor no período.

Porque aumentar a Selic diminui a inflação?

Por exemplo, quando o IPCA está alto, o Copom tende a aumentar a Selic. Assim, o crédito fica mais caro e o consumo diminui, reduzindo a inflação. Já em um momento que o Governo queira estimular o consumo, o Copom reduz a Selic. Com isso, o crédito fica mais acessível e a tendência é as famílias consumirem mais.

Porque baixar juros aumenta inflação?

Qual a relação entre taxa de juros e inflação? Na prática, a taxa de juros pode ser utilizada como uma ferramenta para controlar a inflação, justamente porque é uma forma de implementar a política monetária do país. Por exemplo, uma taxa de juros baixa favorece o acesso ao crédito e estimula o consumo da população.

Porque o aumento de juros diminui a inflação?

O juro alto é uma forma de controlar a inflação, pois desestimula o consumo e deixa o crédito mais caro. Porém, é mais recessivo, afetando o crescimento da economia e a geração de empregos.

O que acontece se a inflação cair?

Benefícios da inflação em queda

Uma inflação sob controle representa para o país uma economia sustentável que traz benefícios significativos para diferentes agentes sociais: Preservação do poder de compra: quando o aumento de preços acontece de forma moderada, as famílias conseguem manter seu poder de compra.

Qual foi a maior taxa de inflação já registrada no Brasil?

Entre 2019 e 2022, preços ficaram mais altos em 26,93%; pandemia foi principal motor de alta. A inflação oficial do país observada entre 2019 e 2022 ficou em 26,93%, no maior patamar para um mandato desde o primeiro governo de Dilma Rousseff, que aconteceu entre 2011 e 2014 (27,03%).

Por que as coisas estão tão caras no Brasil?

Como falamos, o primeiro fator é a alta da inflação em decorrência da maior disponibilidade de dinheiro. O segundo valor é a alta do dólar, que faz com que seja mais interessante para os produtores exportarem suas commodities a venderem no país. Por isso, produtos como soja e arroz acabam tendo sua oferta diminuída.

Como o Brasil venceu a hiperinflação?

O governo brasileiro respondeu à hiperinflação usando vários períodos de congelamento de preços para interromper artificialmente a inflação. Isso foi eficaz no gerenciamento da hiperinflação por alguns meses.

Como fica a renda com a inflação elevada?

Diminuição da renda

Inflação alta pode causar redistribuição de renda. Aqueles com renda fixa, como aposentados com pensão, podem ver o valor de sua renda diminuir.

Por que está tudo tão caro?

Não existe somente uma razão para explicar essas altas, mas sim uma combinação de três fatores: inflação, real desvalorizado e oferta e demanda.

Artigo anterior
Quem pode emitir um parecer?
Artigo seguinte
Quanto tempo estuda um medico?