O que o funcionário perde com a suspensão de contrato?

Perguntado por: Henrique Anjos de Batista  |  Última atualização: 9. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)

No período de suspensão, o contrato de trabalho perde o efeito e as partes não estão sujeitas as principais obrigações contratuais, como a prestação de serviço e o pagamento de salário. Todavia, algumas obrigações ainda devem ser cumpridas pelas partes e são chamadas de obrigações subordinadas.

O que eu perco com a suspensão do contrato de trabalho?

Na suspensão do contrato de trabalho, o colaborador deixou de trabalhar temporariamente da empresa e receberá o Benefício Emergencial de Trabalho e Manutenção de Renda (BEm) do governo, ao invés do seu salário pago pelo empregador.

Quanto desconta uma suspensão?

Se o período de suspensão for a partir de 15 dias dentro do mesmo mês, o empregado deixará ainda de receber 1/12 avos referentes ao 13º salário. Além disso, algumas empresas vinculam o pagamento de prêmios e de participação nos lucros e resultados ao desempenho profissional e comportamental do colaborador.

O que diz a CLT sobre suspensão do contrato de trabalho?

O artigo 471 da CLT aborda a questão da suspensão do contrato de trabalho, o qual estabelece o seguinte princípio: “Art. 471 – Ao empregado afastado do emprego, são asseguradas, por ocasião de sua volta, todas as vantagens que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à categoria a que pertencia na empresa.”

Como fica a rescisão de quem teve o contrato suspenso?

Havendo a total extinção da empresa, os contratos de trabalho suspensos em razão da percepção de auxílio-doença também são extintos, em face da impossibilidade da continuidade do vínculo empregatício, ensejando o pagamento de parcelas rescisórias próprias da dispensa sem justa causa.

O QUE É SUSPENSÃO DO CONTRATO DE TRABALHO | MINUTO RESUMO

43 questões relacionadas encontradas

Pode ser demitido depois da suspensão?

A empresa pode DEMITIR o empregado, após término da suspensão do contrato? O empregado que teve seu contrato de trabalho SUSPENSO, em virtude das determinações trazidas com a edição da Medida Provisória 936/2020, não poderá ser DEMITIDO no período em que o contrato estiver suspenso, nem após o término da suspensão.

Quem teve contrato suspenso tem direito a seguro desemprego quando for demitido?

O empregado receberá o valor equivalente ao do seguro-desemprego, mas continua com o direito de receber o seguro se for demitido. Nesse período, o trabalhador continuará a contar com todos os benefícios porventura concedidos pelo empregador.

O que é descontado na suspensão?

Ou seja, de acordo com os dias que o trabalhador receber de suspensão, eles serão descontados do saldo de férias a ser retirado. No caso da suspensão ocorrer por motivo de doença, o empregado tem os seus direitos assegurados até o 15º dia de afastamento.

Qual o prazo máximo da suspensão do contrato de trabalho?

Quanto tempo pode durar a suspensão de contrato de trabalho? Após a organização feita pela MP 1045/21, foi definido que o tempo máximo de suspensão de um contrato de trabalho por motivos de calamidade ou força maior é de 120 dias.

Quais são as principais causas de suspensão do contrato de trabalho?

Principais causas da suspensão do contrato de trabalho
  • Afastamento por doença não ocupacional.
  • Aposentadoria por invalidez.
  • Greve.
  • Outras situações que implicam na suspensão do contrato de trabalho são:
  • Efeitos da suspensão no contrato de trabalho.

Quando ocorre a suspensão do contrato de trabalho?

Uma das hipóteses de suspensão trata da incapacidade temporária do trabalhador, quando ele possui afastamento superior a 6 meses, intercalados ou contínuos, caso em que a lei permite que o contrato seja suspenso nesse período.

O que a empresa não pode fazer?

negociação habitual. violação de segredo da empresa. desídia. ato de indisciplina ou de insubordinação.

Sou obrigado a assinar uma suspensão?

Advertência, suspensão, carta de demissão por justa causa)? Lógico que pode. O ato de dispor da assinatura é personalíssimo. O empregado tem todo o direito de se negar em assinar qualquer documento.

O que não pode ser descontado do salário?

A regra é que o empregador não pode promover descontos em seu salário, conforme escrito no início do art. 462 da CLT:Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

Como fica o recolhimento do INSS com a suspensão do contrato de trabalho?

Trabalhadores que tiveram a jornada de trabalho reduzida continuaram tendo a contribuição ao INSS descontada. Mas, se o recolhimento tiver sido abaixo do salário mínimo da época – R$ 1.045, em 2020, e R$ 1.100, em 2021 –, o tempo de serviço não é contado normalmente.

O que significa suspensão de contrato?

O que é suspensão contratual? A suspensão de um contrato é quando ocorre a parada temporária de seus efeitos.

Como funciona a suspensão do contrato de trabalho MP 936?

Basicamente, a principal medida que a MP 936 propunha era a possibilidade de redução da jornada de trabalho, e consequentemente do salário, por até 90 dias, e a suspensão temporária do contrato por até 60 dias. As duas medidas poderiam ser combinadas, desde que o prazo total não excedesse 90 dias.

Qual a diferença entre interrupção do contrato de trabalho e suspensão do contrato de trabalho?

Interrompem o contrato de trabalho, por exemplo, as férias, o DSR e o afastamento do empregado por doença até o 15º dia. Já na suspensão, o empregado não recebe pelo tempo inativo e tal período não conta como tempo de serviço. Acarretam a suspensão do contrato de trabalho a falta injustificada, o período de greve, etc.

Quem teve o contrato de trabalho suspenso tem direito ao FGTS?

Os trabalhadores que tiverem suspensão do contrato de trabalho ou redução de salário e jornada terão mudanças não só na remuneração mensal, mas em direitos trabalhistas como o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Quem tem direito a 7 parcelas do seguro?

Conforme a proposta, para ter direito a oito parcelas do benefício, o trabalhador terá de comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada de, no mínimo, 24 meses no período de referência.

Quantos dias de suspensão gera justa causa?

A suspensão também pode ser utilizada como um dos elementos que prova a falta grave, mas não utilizar a suspenção como motivo de justa causa, pois ao receber a suspensão o trabalhador já está sendo punido. Lembrando que a quantidade de dias de suspensão não pode ser superior a 30 dias, conforme o art.

Como anular uma suspensão no trabalho?

O empregador deve formalizar ao empregado, sua decisão de antecipar o fim do período de suspensão, se o contrato estiver suspenso, ou comunicar sua decisão de retomar a jornada normal, se esta foi reduzida. Essa comunicação deve ser feita com o mínimo, dois dias corridos de antecedência.

O que fazer se o funcionário se recusa a assinar uma suspensão?

Nesse caso, basta o empregador chamar duas (2) testemunhas para assinar o documento na presença do empregado. Assim, uma advertência não assinada pelo empregado, mas assinada por 2 testemunhas possui valor e pode vir ser um meio de prova essencial em um processo na justiça.

Quais são os meses que a empresa não pode demitir?

Em razão de a data base da categoria de empregados em condomínios ser fixada em janeiro de cada ano, lembramos para ser evitada a dispensa de empregados entre os dias 02 de novembro e 31 de dezembro do corrente, salvo justa causa, pois, os artigos 9º das Leis nºs.

Artigo anterior
Que significa crush?
Artigo seguinte
Como saber se o endosso e mandato ou Translativo?