O que o excesso de suplementos pode causar ao nosso organismo?

Perguntado por: Carlos Coelho Araújo  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (65 avaliações)

Quando consumidos por quem não tem necessidade e utilizados em excesso ou de forma incorreta, eles podem provocar uma sobrecarga dos órgãos responsáveis pelo metabolismo, como fígado e rins, e dessa forma provocar doenças e a falência de órgãos, dependendo da quantidade utilizada.

Quais os perigos do uso de suplementos?

Suplementos alimentares podem causar graves problemas de saúde quando não indicados por profissional qualificado e em casos específicos.
...
Os sintomas podem ser inexistentes ou semelhantes aos das hepatites virais:
  • Icterícia;
  • Náusea;
  • Vômitos;
  • Urina escura;
  • Mudança na cor das fezes;
  • Fadiga;
  • Coceira na pele.

Quais os principais órgãos afetados pelo uso de suplementos alimentares?

Os órgãos mais afetados são: o rim, que realiza a filtração do sangue e produz a urina, já que esses suplementos podem elevar a formação de substâncias tóxicas como ureia e amônia; e o fígado, que é o órgão "laboratório" do corpo, local onde todos os compostos químicos passam, e o excesso desse contato pode inflamá-lo.

Pode tomar vários suplementos juntos?

Regra geral, aconselhamos que não combine mais de 3 preparados. Tente deixar algum tempo entre a toma dos vários suplementos (entre 30 minutos e uma hora). Obviamente, não convém combinar produtos com efeitos contrários. Também aconselhamos que informe sempre o seu médico sobre os suplementos que toma, mesmo vitaminas.

Quais os problemas que podem ser causados pela ingestão errada de suplementos?

Sua utilização incorreta pode acarretar sintomas desagradáveis, como: transpiração excessiva; flatulência; aceleração dos batimentos cardíacos; aumento da pressão arterial; insônia; cansaço; aumento da desidratação e temperatura corporal; alteração da percepção de dor; aumento do peso; sobrecarga renal; sobrecarga ...

Whey Protein Faz Mal a Saúde? Efeitos Colaterais? [CUIDADOS e DICAS]

44 questões relacionadas encontradas

Quais vitaminas podem ser tomadas juntas?

As melhores combinações de vitaminas e minerais que você deve ter na sua dieta
  • Ferro + Vitamina C. Uma maneira de usufruir de todos os benefícios do ferro é combinar sua absorção com a vitamina C - ou ácido ascórbico, como também é conhecida. ...
  • Cálcio + Vitamina D. ...
  • Ferro + Vitamina A. ...
  • Magnésio + Vitamina D + Cálcio.

Quais vitaminas não tomar juntas?

Ferro e cálcio não combinam (um tem pH alcalino, o outro, ácido), portanto consuma-os em horários diferentes – deixe para tomar o cálcio antes de dormir: além de ser melhor absorvido à noite, ele deve ser ingerido longe das refeições, pois precisa de um ambiente ácido no estômago para ser assimilado.

Faz mal tomar várias vitaminas juntas?

Vitaminas consumidas em excesso podem provocar quadros de intoxicação. É que elas podem interferir em importantes processos do corpo humano, já que agem como cofatores de reações químicas, ou até mesmo diretamente no material genético de certos tecidos.

Quais os efeitos colaterais de suplemento vitamínico?

Antes de consumi-lo, as pessoas devem saber sobre seus efeitos colaterais. O descuido e a alta dosagem podem causar sérios danos ao corpo como, por exemplo, problemas respiratórios, coceira, vômitos, tremores, asma e sudorese intensa.

Quais suplementos fazem mal para o fígado?

Entre os produtos naturais, os grandes vilões foram os comprimidos com extrato de Camellia sinensis — cuja planta em si é muito usada para chás —, itens da empresa Herbalife e a planta Garcinia cambogia. O motivo mais frequente para ingerir esses suplementos era a tentativa de emagrecer (59% dos casos).

Pode tomar Multivitaminico todo dia?

A resposta é sim. Segundo Ana Luísa Vilela, especialista em Obesidade, Gastroenterologia e Nutrição Humana pelo Hospital Beneficência Portuguesa e pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, em linhas gerais, qualquer um pode tomar polivitamínicos genéricos, do tipo encontrado nas prateleiras das farmácias.

Quantas cápsulas de Multivitaminico tomar por dia?

O recomendado costuma ser tomar de um a dois comprimidos por dia, durante ou após uma refeição (almoço ou jantar), pois as vitaminas lipossolúveis (A, D, K e E) precisam de gordura para serem absorvidas⁴.

Quantos copos de vitamina posso tomar por dia?

Com base neste e outros estudos, se chegou à conclusão de que a dose mais eficaz varia entre duas a cinco xícaras por dia. Beber mais do que isso diminui os benefícios.

Quais vitaminas se anulam?

A vitamina C, por exemplo, se ingerida em doses altas, pode acelerar a degradação da B6, fazendo com que essa seja eliminada pelo corpo antes do que deveria. “Outro caso ocorre com a vitamina A.

Quais minerais não podem ser tomados juntos?

Cobre e zinco não funcionam juntos. Eles realmente competem por lugares para serem absorvidos no intestino delgado. Se houver muito zinco por perto, o cobre tende a perder espaço, o que pode ocasionar uma deficiência deste nutriente. Por isso, a melhor maneira de equilibrar estes minerais é através da alimentação.

Pode tomar vitamina C junto com complexo B?

Ácido Ascórbico + Vitaminas do Complexo B + Frutose é indicado como complemento vitamínico do complexo B e C em pacientes que necessitam de sua reposição por via endovenosa.

Pode tomar vitamina de vitamina E juntas?

Eles podem ser ingeridas juntas pois uma não interfere na absorção da outra.

Pode tomar 2 vitaminas C ao mesmo tempo?

A recomendação de ingestão máxima diária de vitamina C para a população saudável sem efeitos colaterais à saúde é de 2g ao dia. Apesar de ser uma recomendação antiga, é a mais segura que temos até o momento, sendo a orientação dada pela maioria dos profissionais da saúde.

Pode tomar vitamina de vitamina C juntas?

Juntas, elas são ótimas aliadas do sistema imunológico e, por isso, o consumo de vitaminas C e D por meio de suplementação aumentou durante o período de isolamento social.

Como se deve tomar multivitamínicos?

É indicado que a ingestão do multivitamínico seja feita durante uma refeição, como o jantar ou o almoço. Isso porque alguns alimentos auxiliam o organismo a absorver as substâncias. Assim, tomar durante as refeições melhora o efeito do suplemento.

Como se toma El suplemento vitamínico?

Ou seja, você pode optar por fazer a reposição de nutrientes pela manhã, à tarde ou à noite - desde que a cápsula seja ingerida durante uma refeição, como o café da manhã, almoço ou jantar. Isso porque alguns tipos de alimentos ajudam o organismo a absorver as vitaminas e minerais.

É necessário tomar multivitamínico?

Vendidos como parte essencial da dieta, a maioria dos multivitamínicos não garante benefícios à saúde, segundo os cientistas. Nova revisão de dados e ensaios publicados entre janeiro de 2012 e outubro de 2017 constatou que grande parte dos multivitamínicos populares não apresenta vantagem real para a saúde.

Quanto tempo leva para um suplemento vitamínico fazer efeito?

Normalmente, leva cerca de 2 semanas a um mês para começar a perceber os efeitos dos suplementos. No início, quando você começa a tomar vitaminas, seu corpo irá absorver parte das vitaminas e filtrar o resto.

O que são suplementos alimentares e quais as vantagens e desvantagens de sua utilização na dieta alimentar *?

Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa.

Artigo anterior
Qual a ordem para passar produtos no rosto?
Artigo seguinte
É juridicamente possível se assentar dupla paternidade no Registro Civil de uma pessoa?