O que o exame bilirrubinas detecta?

Perguntado por: Cristiano Santiago Torres Alves Vaz  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (9 avaliações)

O exame de bilirrubina auxilia o diagnóstico de problemas no fígado, vias biliares ou anemia hemolítica, por exemplo, já que a bilirrubina é produto da destruição das hemácias e para ser eliminada pelo organismo necessita ser conjugada a um açúcar no fígado e sofrer a ação da bile.

O que acontece quando a bilirrubina está alta?

A bilirrubina eleva-se no sangue na presença de lesões no fígado, obstrução biliar (canais da bile) ou quando a velocidade de destruição dos glóbulos vermelhos está aumentada. O aumento da bilirrubina no sangue pode indicar problemas no fígado, canais da bile, vesícula biliar, baço, rins e doenças do sangue.

Quais doenças podem ser diagnosticadas pela dosagem das bilirrubinas?

O exame de bilirrubina serve para diagnosticar e/ou monitorar doenças do fígado, como cirrose, hepatite, ou cálculo biliar.

O que o exame de bilirrubina detecta?

O exame de bilirrubina total e frações serve para avaliar o funcionamento do fígado do paciente. A avaliação de bilirrubina total e frações costuma ser indicada para pacientes com icterícia, além de pacientes que possuem Hepatite ou mesmo que possuem quadros de alcoolismo ou abuso de drogas.

Quando pedir bilirrubinas?

A dosagem das bilirrubinas no sangue é solicitada quando há suspeita de anemia hemolítica ou de doença hepática ou das vias biliares. Nesses casos, em geral, também é solicitada com outros exames.

EXAMES DA BILIRRUBINA DIRETA E BILIRRUBINA INDIRETA - EXAMES DE BILIRRUBINA

28 questões relacionadas encontradas

Porque dosar bilirrubina?

A dosagem de bilirrubina é importante na investigação de alguns tipos de anemia, assim como de doenças do fígado e da vesícula biliar. Ela também é importante em pessoas que ingerem bebidas alcóolicas em excesso e por isso têm maior risco de ter doença no fígado.

Qual valor de bilirrubina para fototerapia?

Porém, os pesquisadores que preconizam o esquema terapêutico não são unânimes quanto ao valor de bilirrubina sérica para a indicação de fototerapia: de 5 a 8 mg/dl6 e de 8 a 12 mg/dl1.

O que faz aumentar a bilirrubina?

O aumento de produção da bilirrubina indireta ocorre por três motivos, que são hemólise, extravasamento de sangue nos tecidos e desitopoiese, já o aumento de bilirrubina direta está associada a doença hepática e obstrução das vias biliares.

Qual a função da bilirrubina no organismo?

Sua ação se dá principalmente no intestino onde esta secreção tem a função de emulsificar gorduras, quebrando a complexidade das moléculas em moléculas mais simples e mais fáceis de serem absorvidas pelo organismo. Ela é formada por sais biliares, gorduras, água, ácidos e por pigmentos.

Qual o valor da bilirrubina alta?

Quando o nível de bilirrubina é maior do que 30 mg/l, tanto a pele quanto os olhos se tornam amarelos devido à alta concentração de bilirrubina. Esse processo é chamado de icterícia.

O que é a doença bilirrubina?

É um distúrbio genético do fígado, caracterizado por aumento nos níveis de bilirrubina indireta ou não conjugada, que pode causar sintomas como icterícia (cor amarelada na pele e nos olhos).

O que pode ser bilirrubina indireta alta?

Se uma pessoa tem aumento na bilirrubina, e a maioria é indireta (não conjugada), significa que ela ainda não passou pelo fígado. O problema pode ser devido a uma grande quantidade de heme na circulação e o fígado não consegue metabolizar na mesma velocidade.

Qual bilirrubina causa icterícia?

Icterícia por aumento de bilirrubina indireta

A bilirrubina indireta pode se acumular quando há uma grande destruição da hemácias – além daquela considerada normal -, jogando na circulação sanguínea uma quantidade de bilirrubina maior do que a capacidade do fígado de excretá-la.

O que posso fazer para abaixar a bilirrubina?

Como tratar: a fototerapia com luz fluorescente é útil para reduzir a quantidade de bilirrubina no sangue. Em casos leves, a exposição ao sol pode ser suficiente, mas em casos muito graves, pode ser necessária uma transfusão sanguínea ou uso de medicamentos, como o fenobarbital, para se obter melhores resultados.

Quanto tempo demora para baixar a bilirrubina?

Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros). Quando a bilirrubina direta também está muito elevada.

Como baixar a bilirrubina com remédio caseiro?

3 remédios naturais para problemas no fígado
  1. Chá de boldo. O boldo é uma das plantas mais importantes para a saúde hepática, pois ajuda no funcionamento da vesícula biliar, liberando mais bile e eliminando o excesso de toxinas no interior das células do fígado. ...
  2. Infusão de cardo-mariano. ...
  3. Comer alcachofra.

Como a bilirrubina é eliminada?

A bilirrubina conjugada é excretada através do polo biliar dos hepatócitos que está em íntimo contato com os canalículos biliares e daí para os intestinos. A conjugação da bilirrubina ocorre majoritariamente no fígado, sendo também observada nas células dos túbulos renais e nos enterócitos.

O que é bilirrubina positivo?

A presença de bilirrubina na urina normalmente é indicativo de problemas no fígado e pode ser percebida devido à cor amarelo-escuro a alaranjada do xixi, sendo confirmado por meio do exame de urina.

Que medicamentos podem aumentar as bilirrubinas?

Exemplos de medicamentos que podem afectar os níveis de bilirrubina incluem antibióticos, sedativos, diuréticos e medicamentos para asma.

Qual nível de icterícia para fototerapia?

A gente só vai usar a fototerapia de alta intensidade, com valores próximos de 30, quando tem bilirrubinas altas, próximas a nível de exsanguineotransfusão; então nos primeiros dias de vida, se tiver uma bilirrubina acima de 17 num bebê de termo, a gente usa fototerapia de alta intensidade.

Quando é necessário fototerapia?

A fototerapia é principalmente indicada nos casos de icterícia do recém-nascido, também chamado de hiperbilirrubinemia do recém-nascido, em que o bebê apresenta a pele mais amarelada devido ao acúmulo do pigmento bilirrubina.

Quando a fototerapia é indicada?

A fototerapia consiste na utilização de luzes especiais como forma de tratamento, sendo muito utilizada em recém-nascidos que nascem com icterícia, um tom amarelado na pele, mas que também pode ser útil para combater rugas e manchas na pele, além de doenças como psoríase, vitiligo eczema, por exemplo.

Qual exame detecta icterícia?

Para detectar a icterícia, o exame mais comum é o físico: o médico pressiona o dedo na testa da criança e, depois de removê-lo, nota se a pele ficou branca ou amarela. No segundo caso, é importante fazer uma coleta sanguínea na sequência para medir, com precisão, os níveis de bilirrubina no sangue.

Como se classifica a icterícia?

Semiologicamente, o diagnóstico de hiperbilirrubinemia é feito através da avaliação sub- jetiva da coloração da pele e mucosas, podendo-se classificar a icterícia em cruzes (+/4 a ++++/4), de acordo com sua intensidade.

Como diferenciar icterícia hepática e pós hepática com base na dosagem de bilirrubina?

A icterícia hepática é causada por diminuição na captação, na conjugação ou na secreção de bilirrubina pelos hepatócitos, onde sua etiologia está relacionada com uma doença hepática grave difusa aguda ou crônica. A icterícia pós-hepática ocorre em caso de diminuição na excreção da bile, também conhecida como colestase.

Artigo anterior
Como diferenciar as válvulas Atrioventriculares direita e esquerda?
Artigo seguinte
Quantas gotas tem 1 g?