O que o coordenador pedagógico não pode fazer?
Perguntado por: Gustavo Melo de Moura | Última atualização: 2. Juli 2024Pontuação: 4.6/5 (68 avaliações)
Gerar conflitos desnecessários, deixar problemas pessoais interferirem no trabalho e prejudicar colegas de propósito são todos proibidos para o coordenador pedagógico. Ele, mais do que todos os profissionais da escola, precisa manter um bom relacionamento com todos.
O que compete ao coordenador pedagógico?
O coordenador pedagógico acompanha de perto o progresso dos alunos, tanto individualmente quanto em grupo. Ele avalia o desempenho escolar e identifica possíveis dificuldades, buscando soluções para garantir o sucesso acadêmico.
O que diz a LDB sobre a função do coordenador pedagógico?
3.3 As atribuições do coordenador pedagógico e sua atuação
O Artigo 64 da LDB, mais especificamente, vai mostrar como se dará a formação dos “profissionais da educação”, dentre eles o de Supervisão Escolar para atuação na Educação Básica, que se dará através dos cursos de Pedagogia ou em nível de pós-graduação.
Como o coordenador deve orientar os professores?
No âmbito da orientação pedagógica, o coordenador pedagógico pode ajudar os professores a identificar as dificuldades enfrentadas por eles em sua prática diária. Esses desafios podem abranger desde questões didáticas e metodológicas até relacionados ao ambiente de sala de aula e à dinâmica estudantil.
Quais as principais funções do coordenador?
Um Coordenador é um líder/gestor responsável pela gestão de uma equipe. As responsabilidades do coordenador incluem garantir que os trabalhos sejam concluídos dentro dos prazos e orçamentos especificados, além de motivar os membros da equipe, realizar avaliações e monitorar a qualidade de todos os processos executados.
Virei coordenadora pedagógica. E agora? | Sala da Coordenadora
Quais são as três funções essenciais da coordenação pedagógica?
O coordenador pedagógico tem uma função de destaque no ambiente escolar. De forma geral suas funções são de articulação, formação e transformação.
O que o coordenador deve observar na sala de aula?
Na observação, o coordenador deve construir hipóteses sobre as interações que funcionaram e as que precisam ser melhoradas; essa é base de registro e da conversa que acontecerá posteriormente com o professor.
O que não pode faltar na rotina do coordenador pedagógico?
A rotina do coordenador pedagógico
Podemos citar o preenchimento de papéis, a condução de reuniões, revisão de documentos e diários de classe, elaboração de relatórios, entre outros. Além disso, a rotina de um coordenador está repleta de interações, seja com o corpo docente da escola ou com os familiares.
Como deve ser o planejamento de um coordenador pedagógico?
- Ter uma agenda de auxílio e apoio aos professores.
- Avaliar as atividades realizadas no ano atual, para entender quais fazem sentido continuarem no planejamento.
- Selecionar os melhores materiais de apoio pedagógico.
Quem manda mais na escola a diretora ou a coordenadora?
O diretor escolar é o líder máximo da instituição de ensino.
Quem manda nos professores?
Assim, o coordenador é responsável pelo direcionamento e acompanhamento do trabalho pedagógico realizado na escola e atua para ajudar os professores a encontrar as melhores formas de otimizar a aprendizagem dos alunos.
Qual a principal atividade do coordenador pedagógico?
O coordenador tem tarefas diárias. Ele precisa acompanhar e registrar o ensino e aprendizagem e intervir de forma ética e empática. Além disso, ele precisa dialogar e estar bem informado. Essas iniciativas objetivam promover e detalhar planos de ação que procuram enfrentar as dificuldades do cotidiano escolar.
O que é preciso para ser um bom coordenador?
- Formação de ensino superior, principalmente em Licenciatura ou Pedagogia;
- Possuir experiência em sala de aula;
- Buscar conhecimento na área através de cursos de especialização.
Qual o maior desafio de um coordenador pedagógico?
Os desafios do coordenador pedagógico
Um dos maiores desafios da coordenação é a resolução de conflitos. É importante saber identificar problemas e encontrar soluções rápidas e conclusivas. Assim, é importante estar atento a tudo que acontece dentro e fora da escola.
Como o coordenador pedagógico pode ajudar o aluno?
Eles precisam preparar aulas, avaliações, corrigir provas e trabalhos, auxiliar os alunos e ainda assim, promover formas inovadoras de ensinar para cativar a atenção em sala de aula. Por isso, é importante que o coordenador pedagógico entre em ação e coloque em prática seu papel estratégico na escola.
Qual o piso salarial de um coordenador pedagógico?
No cargo de Coordenadora Pedagógica se inicia ganhando R$ 2.076,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.351,00. A média salarial para Coordenadora Pedagógica no Brasil é de R$ 3.000,00. A formação mais comum é de Graduação em Pedagogia.
O que o coordenador deve fazer no primeiro dia de aula?
Acompanhar o aprendizado e ensino dos alunos:
Em um primeiro momento, o coordenador pedagógico deve estar sempre em dia com o acompanhamento dos portfólios dos alunos. Afinal, eles demonstram o reflexo da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem aplicados pelo docente.
Qual a influência do coordenador pedagógico em sala de aula?
Hoje o coordenador é visto como alguém que acompanha a dinâmica das aulas dos professores e desempenho dos alunos; auxilia e orienta na metodologia de ensino; investe na formação dos professores; organiza eventos; orienta os pais sobre a aprendizagem dos filhos e informa a comunidade sobre os feitos da escola.
Qual é a carga horária de um coordenador pedagógico?
Os(As) coordenadores(as) pedagógicos(as) modulados(as) no turno diurno deverão cumprir 40 (quarenta) horas de efetivo trabalho, sendo 32 (trinta e duas) horas para atendimento aos professores, estudantes e familiares e 08 (oito) horas para formação e planejamento.
Como é a rotina de um coordenador?
A rotina do coordenador é permeada de tarefas que não são suas atribuições mas, são assumidas por ele em nome da gestão da escola. A autonomia do coordenador é limitada à liderança do diretor. É necessário rever as estruturas das escolas e a construção das relações entre o coordenador e a comunidade escolar.
Quais habilidades um coordenador precisa ter?
Entre essas competências, pode-se citar as de comunicação, negociação e resolução de conflitos, além de habilidades técnicas em gestão de pessoal e administração.
Quais os pontos fortes de um coordenador?
A capacidade de se comunicar de forma clara e compreensível, tanto verbalmente quanto por escrito, é fundamental para qualquer coordenador ou coordenadora. É fundamental saber o que é a escuta ativa — e exercê-la, na prática — para entender por completo qual é a demanda da outra pessoa e o que está sendo comunicado.
Qual o papel do coordenador de turno na escola?
O Coordenador de turno/disciplinar tem como principais atribuições, o acompanhamento e controle do horário das atividades escolares, a partir das orientações da supervisão e da direção, assegurando o pleno funcionamento da escola.
Quem é a autoridade na sala de aula?
Autoridade dentro da sala de aula
“A gente confere autoridade ao professor em quem a gente confia e a gente o faz porque esse professor, em geral, fala em nome de algo que transcende no tempo”, fala. É o professor que fala em nome de uma instituição de ensino ou de uma disciplina, por exemplo.
Como é a planta Baraúna?
Qual a diferença entre punição e extinção?