O que o coordenador pedagógico não pode fazer?

Perguntado por: Gustavo Melo de Moura  |  Última atualização: 2. Juli 2024
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Gerar conflitos desnecessários, deixar problemas pessoais interferirem no trabalho e prejudicar colegas de propósito são todos proibidos para o coordenador pedagógico. Ele, mais do que todos os profissionais da escola, precisa manter um bom relacionamento com todos.

O que compete ao coordenador pedagógico?

O coordenador pedagógico acompanha de perto o progresso dos alunos, tanto individualmente quanto em grupo. Ele avalia o desempenho escolar e identifica possíveis dificuldades, buscando soluções para garantir o sucesso acadêmico.

O que diz a LDB sobre a função do coordenador pedagógico?

3.3 As atribuições do coordenador pedagógico e sua atuação

O Artigo 64 da LDB, mais especificamente, vai mostrar como se dará a formação dos “profissionais da educação”, dentre eles o de Supervisão Escolar para atuação na Educação Básica, que se dará através dos cursos de Pedagogia ou em nível de pós-graduação.

Como o coordenador deve orientar os professores?

No âmbito da orientação pedagógica, o coordenador pedagógico pode ajudar os professores a identificar as dificuldades enfrentadas por eles em sua prática diária. Esses desafios podem abranger desde questões didáticas e metodológicas até relacionados ao ambiente de sala de aula e à dinâmica estudantil.

Quais as principais funções do coordenador?

Um Coordenador é um líder/gestor responsável pela gestão de uma equipe. As responsabilidades do coordenador incluem garantir que os trabalhos sejam concluídos dentro dos prazos e orçamentos especificados, além de motivar os membros da equipe, realizar avaliações e monitorar a qualidade de todos os processos executados.

Virei coordenadora pedagógica. E agora? | Sala da Coordenadora

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Quais são as três funções essenciais da coordenação pedagógica?

O coordenador pedagógico tem uma função de destaque no ambiente escolar. De forma geral suas funções são de articulação, formação e transformação.

O que o coordenador deve observar na sala de aula?

Na observação, o coordenador deve construir hipóteses sobre as interações que funcionaram e as que precisam ser melhoradas; essa é base de registro e da conversa que acontecerá posteriormente com o professor.

O que não pode faltar na rotina do coordenador pedagógico?

A rotina do coordenador pedagógico

Podemos citar o preenchimento de papéis, a condução de reuniões, revisão de documentos e diários de classe, elaboração de relatórios, entre outros. Além disso, a rotina de um coordenador está repleta de interações, seja com o corpo docente da escola ou com os familiares.

Como deve ser o planejamento de um coordenador pedagógico?

É importante para o planner coordenador pedagógico 2022:
  1. Ter uma agenda de auxílio e apoio aos professores.
  2. Avaliar as atividades realizadas no ano atual, para entender quais fazem sentido continuarem no planejamento.
  3. Selecionar os melhores materiais de apoio pedagógico.

Quem manda mais na escola a diretora ou a coordenadora?

O diretor escolar é o líder máximo da instituição de ensino.

Quem manda nos professores?

Assim, o coordenador é responsável pelo direcionamento e acompanhamento do trabalho pedagógico realizado na escola e atua para ajudar os professores a encontrar as melhores formas de otimizar a aprendizagem dos alunos.

Qual a principal atividade do coordenador pedagógico?

O coordenador tem tarefas diárias. Ele precisa acompanhar e registrar o ensino e aprendizagem e intervir de forma ética e empática. Além disso, ele precisa dialogar e estar bem informado. Essas iniciativas objetivam promover e detalhar planos de ação que procuram enfrentar as dificuldades do cotidiano escolar.

O que é preciso para ser um bom coordenador?

Os requerimentos para assumir o cargo de coordenador pedagógico são:
  1. Formação de ensino superior, principalmente em Licenciatura ou Pedagogia;
  2. Possuir experiência em sala de aula;
  3. Buscar conhecimento na área através de cursos de especialização.

Qual o maior desafio de um coordenador pedagógico?

Os desafios do coordenador pedagógico

Um dos maiores desafios da coordenação é a resolução de conflitos. É importante saber identificar problemas e encontrar soluções rápidas e conclusivas. Assim, é importante estar atento a tudo que acontece dentro e fora da escola.

Como o coordenador pedagógico pode ajudar o aluno?

Eles precisam preparar aulas, avaliações, corrigir provas e trabalhos, auxiliar os alunos e ainda assim, promover formas inovadoras de ensinar para cativar a atenção em sala de aula. Por isso, é importante que o coordenador pedagógico entre em ação e coloque em prática seu papel estratégico na escola.

Qual o piso salarial de um coordenador pedagógico?

No cargo de Coordenadora Pedagógica se inicia ganhando R$ 2.076,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.351,00. A média salarial para Coordenadora Pedagógica no Brasil é de R$ 3.000,00. A formação mais comum é de Graduação em Pedagogia.

O que o coordenador deve fazer no primeiro dia de aula?

Acompanhar o aprendizado e ensino dos alunos:

Em um primeiro momento, o coordenador pedagógico deve estar sempre em dia com o acompanhamento dos portfólios dos alunos. Afinal, eles demonstram o reflexo da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem aplicados pelo docente.

Qual a influência do coordenador pedagógico em sala de aula?

Hoje o coordenador é visto como alguém que acompanha a dinâmica das aulas dos professores e desempenho dos alunos; auxilia e orienta na metodologia de ensino; investe na formação dos professores; organiza eventos; orienta os pais sobre a aprendizagem dos filhos e informa a comunidade sobre os feitos da escola.

Qual é a carga horária de um coordenador pedagógico?

Os(As) coordenadores(as) pedagógicos(as) modulados(as) no turno diurno deverão cumprir 40 (quarenta) horas de efetivo trabalho, sendo 32 (trinta e duas) horas para atendimento aos professores, estudantes e familiares e 08 (oito) horas para formação e planejamento.

Como é a rotina de um coordenador?

A rotina do coordenador é permeada de tarefas que não são suas atribuições mas, são assumidas por ele em nome da gestão da escola. A autonomia do coordenador é limitada à liderança do diretor. É necessário rever as estruturas das escolas e a construção das relações entre o coordenador e a comunidade escolar.

Quais habilidades um coordenador precisa ter?

Entre essas competências, pode-se citar as de comunicação, negociação e resolução de conflitos, além de habilidades técnicas em gestão de pessoal e administração.

Quais os pontos fortes de um coordenador?

A capacidade de se comunicar de forma clara e compreensível, tanto verbalmente quanto por escrito, é fundamental para qualquer coordenador ou coordenadora. É fundamental saber o que é a escuta ativa — e exercê-la, na prática — para entender por completo qual é a demanda da outra pessoa e o que está sendo comunicado.

Qual o papel do coordenador de turno na escola?

O Coordenador de turno/disciplinar tem como principais atribuições, o acompanhamento e controle do horário das atividades escolares, a partir das orientações da supervisão e da direção, assegurando o pleno funcionamento da escola.

Quem é a autoridade na sala de aula?

Autoridade dentro da sala de aula

“A gente confere autoridade ao professor em quem a gente confia e a gente o faz porque esse professor, em geral, fala em nome de algo que transcende no tempo”, fala. É o professor que fala em nome de uma instituição de ensino ou de uma disciplina, por exemplo.

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