O que o artigo 58 da CLT estabelece?

Perguntado por: Eduardo Teixeira  |  Última atualização: 23. April 2024
Pontuação: 4.1/5 (61 avaliações)

Art. 58 - A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

O que quer dizer o artigo 58?

Pela regra estabelecida no artigo 58, as bicicletas devem ser conduzidas, preferencialmente, nos locais a elas destinadas: ciclovias (“pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego...

Qual o tempo de tolerância de atraso previsto no artigo 58 da CLT?

Minutos que antecedem e sucedem a jornada. CLT, art. 58, § 1º. Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário do registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.

Como funciona a tolerância de 5 minutos?

Contudo, atenção: o artigo 58 da CLT determina que, caso o trabalhador se atrase 6 minutos, serão descontados os 6 minutos, e não apenas um minuto. Isso ocorre porque esses 5 minutos de tolerância são retroativos.

Qual a tolerância do relógio de ponto?

Isso significa que a tolerância estabelecida é de 5 minutos, entretanto, ela pode variar até o máximo de dez minutos. Na prática, o colaborador tem uma tolerância máxima de dez minutos por dia, portanto, pode se atrasar diariamente por esse tempo em sua entrada desde que cumpra seus outros horários com pontualidade.

Qual a tolerância para o empregado chegar atrasado ao trabalho? Art 58, § 1º, da CLT

22 questões relacionadas encontradas

Pode bater o ponto 10 minutos antes?

Qual a tolerância da marcação de ponto? O artigo 58, parágrafo 1 da CLT deixa claro que bater o ponto 5 minutos antes ou 5 minutos depois do começo da jornada não configurará hora extra desde que esse atraso não seja maior que 10 minutos no total de todas as marcações de ponto do dia (incluindo almoço, por exemplo).

Quantos minutos de atraso é permitido por lei?

A CLT não possui nenhuma norma que estabeleça um prazo ou limite de tempo para atraso de colaboradores. No entanto, as empresas em sua maioria estabelecem um tempo máximo de 10 minutos nas variações de horário entre hora extra ou atraso, feito com base no Art. 58 da CLT.

Quando o funcionário tem direito a 15 minutos de lanche?

Se a jornada de trabalho não exceder de 6 horas, mas ultrapassar 4 horas, será obrigatório um intervalo de 15 minutos. Nota: Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho.

Pode trabalhar sem bater o ponto?

E a resposta é bem simples, no Brasil, o controle de ponto é obrigatório para estabelecimentos com mais de 20 funcionários.

Pode sair 5 minutos antes do serviço?

(Parágrafo incluído pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001).” Vale salientar que a CLT estipula o limite de 10 minutos diários para que o trabalhador atrase e de 5 minutos antes do início da sua jornada, entre as pausas ou no final delas.

O que diz o parágrafo 1 do artigo 58 da CLT?

§ 1º - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.

O que diz a CLT sobre Deslocamento 58 da CLT?

58 da CLT: “O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, não será computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difícil acesso ou não servido por transporte público, o empregador fornecer a condução.”

Quando o funcionário chega atrasado posso mandar voltar?

Portanto, se o empregado chega atrasado, o empregador pode tomar providências. Entretanto, mandar o empregado de volta para casa e descontar o dia inteiro de salário pode não ser uma prática justa ou legalmente defensável. Entenda!

O que determina o art 58 da CLT e inciso XIII do art 7 da Constituição Federal em relação à jornada de trabalho?

A Constituição da República, em seu artigo 7º, inciso XIII, inclui, entre os direitos dos trabalhadores, a “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.

Como funciona a tolerância de ponto?

Cada evento de entrada tem uma tolerância máxima de 5 minutos, qualquer minuto a mais é considerado atraso. E essa soma não pode ser mais de 10 minutos por dia, então mesmo que o trabalhador só atrasou 6 minutos, se esse atraso foi em um único movimento, ele já está em atraso.

Quantas horas de trabalho por dia CLT?

A jornada de trabalho é o tempo diário em que o funcionário fica disponível para a empresa. Isso está definido no Direito do Trabalho. De acordo com a Constituição Federal, no seu artigo 7º, a jornada padrão é de 8 horas por dia e 44 horas por semana. Esse é o máximo de horas permitido para o trabalho regular.

Quem é isento de bater ponto?

De acordo com o artigo 62 da CLT, apenas em três casos o funcionário não precisa marcar seu ponto. Colaborador que faz atividade externa; Cargos de confiança como gerentes, diretores e chefes; Trabalhador em regime de teletrabalho.

Quem está isento de marcação de ponto?

Quais funcionários são isentos de marcação de ponto? Funcionários que exercem atividades externas incompatíveis com a fixação de horário de trabalho, conforme estabelecido no Artigo 62 da CLT no Brasil, são considerados isentos de marcação de ponto.

Quem não é obrigado a bater ponto?

Quem não precisa bater ponto? Não precisam bater ponto funcionários com cargos de gestão e com cargos de confiança.

Quem trabalha em pé tem direito a sentar?

17.3.5. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

Quantas horas o funcionário pode trabalhar sem almoçar?

“Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 horas”.

Qual o tempo máximo que um trabalhador pode trabalhar em pé?

1º – Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.

Quanto tempo o funcionário pode ficar no banheiro?

De acordo com o artigo 71 da CLT, quem trabalha mais de seis horas tem direito a um intervalo mínimo de uma hora. Se a jornada é inferior a seis horas, o intervalo é de no mínimo 15 minutos.

O que acontece quando o colaborador chega antes do horário?

Se o colaborador chega 15 minutos com antecedência, a tolerância para o pagamento de horas extras também será de 10 minutos, sendo este o limite máximo. Se ultrapassado este limite, a empresa terá que realizar o pagamento das horas extras com acréscimo de 50%.

Quantas vezes no mês o funcionário pode chegar atrasado?

A legislação brasileira não contempla norma que possibilite ao empregado chegar ao seu posto de trabalho com 15 (quinze) minutos, 10 (dez) minutos ou qualquer tempo de atraso e nem mesmo autoriza se tal tolerância se verificaria diária, ou semanalmente.

Artigo anterior
Quem pode usar faceta?
Artigo seguinte
Como inserir marcadores personalizados no Power Point?