O que o amor faz com o nosso cérebro?

Perguntado por: Ricardo William Fernandes Branco  |  Última atualização: 20. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (53 avaliações)

De acordo com estudos da neurociência, o amor se assemelha a um vício, uma vez que faz com que sejam liberadas substâncias químicas ao reconhecerem uma suposta recompensa – entre elas, a dopamina, ocitocina, adrenalina – em nosso corpo, trazendo sensações como ansiedade, prazer, euforia, conforto, apego.

Qual o efeito do amor no cérebro?

O comportamento de quando temos uma paixão, ou um carinho intenso por algo ou alguém causa um efeito em nosso cérebro como as drogas, pois este sentimento de amor libera no organismo substâncias como: dopamina, adrenalina e serotonina, o que nos dá aquela sensação de não pensar direito quando estamos ao lado de alguém ...

O que o amor libera no cérebro?

Os neurotransmissores da paixão são os mesmos de sempre, comuns na regulação normal do sistema nervoso, porém especialmente três têm ações simultâneas nas sensações intensas do flerte – dopamina, feniletilamina e ocitocina.

Como o amor nos afeta?

O amor causa sensação de bem-estar

O hormônio, produzido pelo hipotálamo, é liberado quando se atua em aatividades que fazem a pessoa se sentir bem, e que podem incluir passar tempo com pessoas queridas, sexo e até certos alguns vícios.

Qual parte do cérebro é responsável pelo amor?

Oxitocina: a droga do amor

Deste complexo sistema fazem parte órgãos como o hipotálamo que, quando é acionado pela paixão, liberta a dopamina no organismo, provocando sensações de excitação e euforia. O hipotálamo produz ainda a oxitocina e a vasopressina, responsáveis por sentimentos de empatia e compromisso.

COMO O AMOR ACONTECE NO CÉREBRO

26 questões relacionadas encontradas

O que causa o sentimento de amor?

Na verdade, o AMOR É QUÍMICA! Todos os sintomas relatados acima têm uma explicação científica: são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Entre essas substâncias, estão adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas.

Por que o cérebro se apaixona?

Quando nos apaixonamos, ocorrem mudanças químicas no cérebro, como a liberação de dopamina e oxitocina. A dopamina está associada à sensação de prazer e recompensa, o que explica a sensação de euforia quando estamos apaixonados.

Qual é a sensação de amar alguém?

De acordo com pesquisas, ao se apaixonar por alguém, seu cérebro produz ocitocina, adrenalina e a dopamina, o mesmo hormônio liberado pelo uso de drogas, sendo responsável pela sensação de grande energia e euforia, o que faz você se tornar viciado em quem ama.

Quais são os sinais de um amor verdadeiro?

9 sinais que indicam que você encontrou o amor de verdade
  1. Você já não pensa mais nos seus relacionamentos passados. ...
  2. Você se sente confortável com o seu parceiro mesmo quando vocês estão em silêncio. ...
  3. Faz com que você se sinta bem. ...
  4. Você se sente livre para ser quem realmente é ...
  5. Não há espaço para o ciúme.

Como saber se você realmente ama alguém?

  • 1) Você acha que seu amado é único. ...
  • 2) Você foca nas qualidades e finge não ver os defeitos. ...
  • 3) Você pensa sempre em pequenas coisas e momentos que te fazem lembrar dele(a) ...
  • 4) Suas emoções estão instáveis. ...
  • 5) Você passa a maior parte do tempo pensando nele(a) ...
  • Amor como impulso de sobrevivência. ...
  • Depois da fase apaixonada.

O que estimula o amor?

Segundo uma pesquisa da Escola de Medicina de Harvard, a ocitocina — conhecida como o hormônio do amor e liberada com o contato físico de um abraço, beijo ou durante o sexo — intensifica a ligação com o seu parceiro ou parceira e provoca sensações de calma, alegria e segurança.

Por que pessoas apaixonadas ficam mais bonitas?

"Diferentes pesquisas mostram que a paixão libera endorfinas, substâncias produzidas pelo cérebro que acionam e estimulam o circuito neuronal do prazer, estimulando o corpo como um todo.

Por que a paixão dói tanto?

"Na fase da paixão, algumas substâncias no cérebro se alteram. As endorfinas, a adrenalina, a noradrenalina e a dopamina aumentam, enquanto a serotonina diminui. Este equilíbrio de substâncias acontece de forma semelhante no transtorno obsessivo compulsivo e no vício por drogas, como cocaína.

Quantos anos dura o amor?

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

Quem se apaixona e o cérebro ou o coração?

É de conhecimento geral que o coração simboliza o amor. Mas, o que nem todos sabem é que esse sentimento é na verdade gerado pelo cérebro – sim, o coração acelerado, borboletas no estômago, a boca seca, rosto corado e suor nas mãos são causados por hormônios e neurotransmissores que circulam por todo corpo.

O que a ciência diz sobre o amor?

Segundo o especialista, o amor é uma resposta fisiológica e não uma emoção. Numerosas regiões cerebrais, especialmente aquelas relacionadas à recompensa e à motivação, são ativadas quando estamos com um parceiro, como o hipocampo, o hipotálamo ou o córtex cingulado anterior.

Qual é a diferença entre gostar e amar?

Eu gosto daquilo que faz sentido para mim, que me traz um benefício ou me agrada. Por isso, aquilo que me é desagradável eu não gosto. E isso pode ser uma pessoa, uma opinião, etc. Amar: por sua vez, o amor transmite a ideia de solidez, de entrega, de colocar o outro em primeiro plano.

Quais são os cinco sinais do amor?

As 5 Linguagens do Amor são:
  • palavras de afirmação;
  • tempo de qualidade;
  • dar presentes;
  • atos de serviço;
  • toque físico.

Como saber se é amor ou desejo?

Amor é a experiência de se sentir conectado ou ligado a outra pessoa. Essa conexão inclui proximidade emocional ou intimidade. A luxúria, por outro lado, não vem com esse tipo de apego: é um sentimento impulsionado, principalmente, pelo desejo físico e está enraizado no momento.

O que é o amor para a psicologia?

De acordo com o psicólogo clínico Matheus Santacroce, apresentador do podcast Sala de Espera, o amor é definido pela psicologia como uma emoção complexa e envolve fortes sentimentos de afeição e cuidado com o outro.

Como saber se ele é o amor da sua vida?

Quem sabe você tem um parceiro ou parceira que estará para todo sempre ao seu lado
  1. Ele te deseja muito. ...
  2. Há um apoio sincero. ...
  3. Mutualidade nos sentimentos. ...
  4. Esforço pelo outro. ...
  5. O futuro é promissor. ...
  6. Dificilmente vocês entram em crise.

É normal amar tanto uma pessoa?

Amar intensamente uma pessoa jamais será um problema por si só. Em algumas situações, como o amor materno, esse sentimento pode levar a sacrifícios pessoais. O amor fraterno ou conjugal pode levar um indivíduo a doar um órgão para a pessoa amada. Tudo isso ocorre sem que saia da esfera da normalidade.

Quanto tempo o cérebro fica apaixonado?

“A paixão, do ponto de vista do cérebro, se assemelha a uma espécie de demência temporária, hipermotivacional, com características de estresse, obsessão e compulsão” explica. A boa notícia é que do ponto de vista científico, ela é sempre passageira e tende a durar no máximo de 12 a 18 meses.

Porque quando estamos apaixonados não paramos de pensar na pessoa?

Com os níveis altos de dopamina, as pessoas pensam sobre os seus interesses românticos em média 85% do dia. Isto é conhecido como "pensamento intrusivo". Nos estágios iniciais do amor, a maioria das pessoas não consegue parar de pensar em sua amada e a outra pessoa se torna uma obsessão.

É possível ficar doente de amor?

Entretanto, é possível que o amor gere sensações negativas e dependência psicológica - é aí que ele vira doença. O amor patológico, como é chamado pelos psiquiatras e psicólogos, causa sintomas de necessidade e abstinência, ansiedade e até depressão.

Artigo anterior
Com quantos meses posso dar iogurte para o bebe?
Artigo seguinte
Qual a melhor época do ano para ir a Amazônia?