O que não pode ser considerado salário in natura?

Perguntado por: Marcos Soares de Branco  |  Última atualização: 11. September 2024
Pontuação: 4.2/5 (38 avaliações)

Salário in natura, art 458 da CLT e vedações legais A CLT reafirma que itens como energia elétrica, habitação e veículo, que porventura são oferecidos ao funcionário, em caráter de indispensáveis para a execução de suas funções, não pode ser considerado como salário in natura.

O que não tem natureza salarial?

Assim, são exemplos de parcelas de natureza não salarial: as indenizações, reparatórias ou compensatórias, penalidades, ajuda de custo, diárias de viagem e verba de representação.

O que não é considerado como salário?

§ 2º Não serão considerados como salário, para os efeitos previstos neste artigo, os vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos ao empregado e utilizados no lo cal de trabalho, para a prestação dos respectivos serviços.

O que é salário in natura exemplos?

O salário in natura ou também conhecido por salário utilidade é entendido como sendo toda parcela, bem ou vantagem fornecida pelo empregador como gratificação pelo trabalho desenvolvido ou pelo cargo ocupado.

Quais as excludentes ou exceções a tipificação do salário in natura?

O que não pode servir como salário in natura? O artigo 458 prevê desde logo em seu caput a proibição da concessão de cigarros e bebidas alcoólicas como parte da remuneração. VI – previdência privada; VIII – o valor correspondente ao vale-cultura.

O que é salário in natura? - Dra. Thaynnara Ferro

20 questões relacionadas encontradas

O que diz a Súmula 241 TST?

1. A Súmula nº 241 do TST contempla diretriz no sentido de que o "vale para refeição, fornecido por força do contrato de trabalho, tem caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais". 2. A atribuição de natureza salarial à parcela deriva de norma de lei federal (art.

O que diz a Súmula 367 TST?

I - A habitação, a energia elétrica e veículo fornecidos pelo empregador ao empregado, quando indispensáveis para a realização do trabalho, não têm natureza salarial, ainda que, no caso de veículo, seja ele utilizado pelo empregado também em atividades particulares.

Como calcular o salário in natura?

Como fazer o cálculo do salário in natura: salário mínimo

No cálculo do salário in natura, o pagamento em dinheiro do salário mínimo não pode ser inferior a 30% do valor fixado do salário mínimo para a região, zona ou subzona em que o empregado trabalha. Essa determinação está prevista no artigo 82 da CLT.

É permitido cobrar aluguel do caseiro?

A habitação ou moradia, quando for imprescindível para o desenvolvimento do próprio trabalho, exemplo, o caseiro, não irá compor a base de cálculo para a remuneração.

O que diz o artigo 462 da CLT?

Art. 462. Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

Que tipo de gratificações que não integram o salário?

Pelo exposto, vê-se que a Lei 13.467/17 não considera parcelas salariais as diárias, os prêmios e abonos. Assim sendo, parcelas habituais como ajuda de custo, auxílio-alimentação, diárias para viagem, etc. não podem ser incorporadas ao contrato de trabalho.

O que é salário e o que não é?

A palavra remuneração passou a indicar a totalidade dos rendimentos do empregado decorrentes da relação de trabalho, pagos diretamente ou não pelo empregador. E, a palavra salário, para indicar os rendimentos recebidos diretamente pelo empregador pela contrapartida do trabalho.

O que diz o artigo 459 da CLT?

Art. 459 - O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações. Parágrafo único.

Quais verbas trabalhistas tem natureza salarial?

Verbas de natureza remuneratórias

Salário. Adicionais de insalubridade e periculosidade. Horas extras e noturnas. Comissões.

Quando o Vale-alimentação incorpora ao salário?

De acordo com o Art. 457, § 2º da CLT, as importâncias pagas a título de auxílio-alimentação, desde que não sejam em dinheiro, não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.

Quando o prêmio tem natureza salarial?

REPERCUSSÕES. Os prêmios quitados ao longo do contrato de trabalho de forma habitual são dotados de natureza salarial, enquadrando-se na modalidade de salário-condição, porquanto são pagos em decorrência da produtividade do empregado ao alcançar determinada meta, sendo nítido o seu caráter remuneratório.

Quais os direitos de um caseiro sem carteira assinada?

Dentre esses direitos, caso não seja trabalho doméstico, está incluso o direito aos depósitos de FGTS que não foram efetuados em virtude de a carteira não estar assinada. É obrigação do Empregador proceder com a anotação da CTPS de toda pessoa que for admitida.

Qual a diferença entre caseiro e trabalhador rural?

Dessa forma, aquele que trabalha no âmbito residencial de propriedade rural que não tem fins lucrativos é considerado doméstico, e não trabalhador rural.

O que não pode ser cobrado do inquilino?

O inquilino não deve ser obrigado a arcar com despesas que estejam além daquelas essenciais, como a taxa mensal de condomínio, salário e encargos trabalhistas dos porteiros, profissionais da limpeza e zelador, serviços de limpeza e manutenção das áreas de uso comum, reparos fundamentais para o funcionamento diário do ...

O que tem natureza salarial?

Já falamos a respeito das parcelas que detêm natureza salarial, ou seja, integram o salário, quais sejam: comissões, gratificações, décimo terceiro salário, quebra de caixa, adicionais ao salário como o adicional de horas extras, noturno, de transferência, periculosidade e insalubridade.

O que é Vale-refeição in natura?

ALIMENTAÇÃO. A alimentação fornecida pelo empregador por conta do contrato de trabalho possui natureza salarial, devendo integrar a remuneração do empregado para todos os efeitos legais. A cobrança de um valor irrisório como contrapartida pelo benefício não retira a sua natureza salarial.

O que diz o artigo 457 da CLT?

"Art. 457. Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador como contra-prestação do serviço, as gorjetas que receber.

O que diz a Súmula 439 do TST?

APLICAÇÃO DA SÚMULA N.º 439 DO TST. Em se tratando de pedido de indenização por danos morais e estéticos decorrentes de acidente do trabalho, os juros de mora são devidos a partir do ajuizamento da Reclamação e a correção monetária a partir da sentença que reconheceu a procedência do pedido.

O que diz a Súmula 463 do TST?

TRANSCENDÊNCIA POLÍTICA RECONHECIDA. O art. 5º, LXXIV, da Constituição da Republica garante o direito à assistência judiciária integral e gratuita prestada pelo Estado aos que comprovarem insuficiência de recursos.

O que diz a Súmula 338 do TST?

Por sua vez, a Súmula 338 do TST estabelece que o empregador que conta com mais de dez empregados tem o dever de registrar a jornada de trabalho, e a não apresentação injustificada dos controles de frequência gera presunção relativa de veracidade da jornada de trabalho alegada pelo empregado.

Artigo anterior
Quais são os motivos dos deslocamentos de população no mundo?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre conta comercial e criador de conteúdo?