O que não pode faltar no PPP da escola?
Perguntado por: Yasmin Yara Gonçalves Carvalho Pinto | Última atualização: 4. August 2024Pontuação: 4.2/5 (20 avaliações)
Segundo especialistas, a elaboração do projeto político-pedagógico precisa contemplar a missão, a clientela, dados sobre aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas, plano de ação da escola.
O que deve constar no PPP da escola?
O que deve constar no Projeto Político Pedagógico? O PPP deve conter as informações principais de identificação da escola, assim como os métodos de ensino e avaliação. Lembre-se que o documento será usado para realizar uma avaliação geral da educação na escola e as etapas que serão seguidas durante o ano letivo.
O que não pode faltar em um projeto político pedagógico?
Nesse caso, alguns elementos fundamentais não podem faltar no PPP. Por exemplo, a comunidade de atuação, as características financeiras e administrativas (relacionadas à gestão) que fornecem suporte às práticas escolares e um plano de ação.
Quais são os itens que compõem o projeto político pedagógico?
Um Projeto político-pedagógico deve conter necessariamente as seguintes partes: identificação, diagnóstico do estabelecimento de ensino (marco situacional), princípios didático-pedagógicos (marco conceitual) e planejamento das ações da escola (marco operacional).
Quais são os três eixos indispensável na proposta do PPP?
Segundo Vasconcellos (2010) o PPP está estruturado em três marcos, são eles: Marco Situacional, Marco Conceitual e Marco Operacional. De início é preciso analisar o contexto em que a instituição está inserida, isto é a delimitação da situação atual, e para tal análise nos amparamos nos estudos.
Os 3 marcos do Projeto Político Pedagógico | PPP
Qual é o ponto mais importante para o desenvolvimento do PPP?
De acordo com a apostila: Qual é o ponto mais importante para o desenvolvimento do PPP? Resposta Marcada : Diagnóstico.
O que é mais importante considerar no processo de elaboração do PPP?
Na elaboração do PPP, é essencial considerar a realidade sociocultural e econômica da região em que a instituição está inserida. Ele também deve estar alinhado às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Quais são os sete elementos básicos do PPP?
A autora aponta como elementos básicos: as finalidades da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho e a avaliação.
O que o PPP deve refletir?
Uma das principais características do PPP é que o documento precisa refletir a realidade da escola. Por isso, é preciso olhar para o panorama atual da instituição a cada avaliação para entender se ajustes serão necessários para atender a situação atual.
Como elaborar um projeto Político pedagógico passo a passo?
- Definindo um tema para o documento.
- Traçando os objetivos gerais e específicos.
- Especificando a proposta pedagógica da escola.
- Inserindo uma justificativa para essa proposta.
- Definindo uma metodologia.
- Criando atividades de acordo com a metodologia.
De quem é a responsabilidade de elaborar o PPP?
Normalmente quem está envolvido nesse processo é o coordenador pedagógico. Ele ajuda na coordenação das reuniões que listarão os principais pontos que devem estar presentes no PPP. Ele deve ajudar para que o documento seja elaborado de forma colaborativa, dando voz a todos os envolvidos.
Quais são os objetivos específicos do PPP?
Objetivos específicos
Fortalecer a participação da Comunidade Escolar • Gerir com transparência e moralidade pública os recursos pedagógicos, administrativos e financeiros destinados a Unidade escolar. Estruturar laços de comunicação e convívio entre escola e família. Promover Avaliação institucional.
Como fazer o PPP da escola de acordo com a Bncc?
- visão geral sobre a escola;
- particularidades do colégio;
- o que pretende ser para seus alunos;
- como pretende desenvolver o ensino;
- ações objetivas para melhorar a instituição de ensino.
O que analisar no PPP de uma escola?
- uma visão geral sobre a escola;
- suas particularidades;
- o que ela pretende ser para seus alunos;
- como pretende desenvolver o ensino;
- ações objetivas para melhorar a escola.
Qual é a lei que fala do PPP da escola?
As bases legais e conceituais do PPP
Em seu artigo 12, inciso I, a LDB prevê que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica” (BRASIL, 1996).
O que diz a LDB sobre o projeto político pedagógico?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seus artigos 12, 13 e 14, atribui aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar, de forma democrática, seus Projetos Pedagógicos.
Qual a visão do PPP?
O PPP tem o intuito de suprir as necessidades da escola, ou seja, dimensão pedagógica e a escola suprir o anseio da comunidade dimensão política e isto é um processo permanente através de reflexões e discussões dos problemas da escola de forma a torná-la autônoma e de qualidade.
Quais são os maiores desafios para a prática do PPP numa escola?
Segundo Gadotti e Romão (1997), a participação e a autonomia são fatores cruciais que devem compor o PPP da escola, não sendo apenas mais um documento escolar. Mas levando os ensejos de toda a escola, através da participação de todos.
O que é PPP e qual seu objetivo?
O PPP é o documento responsável por organizar as atividades pedagógicas que a escola realizará, guiando a administração da instituição e a condução do aprendizado dos estudantes com base nos conteúdos previstos na BNCC.
Quais estruturas deve conter no PPP segundo a revisão adotada pela BNCC?
Formato de referência para o PPP. Formação continuada. Acesso aos documentos de referência, como: novo currículo; regimento geral da rede; objetivos e metas de aprendizagem com base nos indicadores educacionais. Disponibilização de materiais de apoio.
O que atualizar no PPP da escola?
Essa adequação à BNCC também passa pela atualização dos materiais didáticos. Então, aproveite esse momento de revisitar e discutir o Projeto Político Pedagógico com sua equipe pedagógica para entender e verificar se o material utilizado pela escola atende às propostas da Base e a realidade dos estudantes.
Quais itens da estrutura do PPP devem ser construídos em função da BNCC?
A revisão do PPP se pauta, principalmente, em considerar quais são as principais competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver. Dentre elas, habilidades emocionais, tecnologia e autonomia do aluno são algumas das mais apontadas.
Quais os riscos que devem constar no PPP?
Exposição a fatores de riscos (período, tipo, fator de risco, intensidade, concentração, técnica utilizada, EPC e EPI eficazes); Responsável pelos registros ambientais; Data de emissão do PPP; e. Representante legal da empresa (CPF e nome).
Como trabalhar o PPP em sala de aula?
Aproxime-se daqueles que serão os mais beneficiados pelo PPP da escola, os alunos. Conheça os seus anseios, os seus planos e as suas perspectivas de vida. Essa proximidade é tão importante quanto o item anterior, pois elimina o risco de investir em projetos pedagógicos que não sejam do interesse dos alunos.
Como o professor pode contribuir para a elaboração do PPP?
O professor, nesse sentido, exerce a função de formar os alunos como sujeitos autônomos e participativos, ampliando suas oportunidades de participação dentro da comunidade escolar. Sendo assim, o professor é parte importante nesse processo e participa de forma ativa, sem negligenciar o seu papel no espaço escolar.
O que é preciso para montar um aquário de água salgada?
O que acontece com Amy Heartland?