O que não pode faltar na introdução de um texto?

Perguntado por: Luís Pinheiro  |  Última atualização: 18. Oktober 2024
Pontuação: 4.8/5 (14 avaliações)

Na introdução, é fundamental apresentar a tese, ou seja, o posicionamento que você irá defender ao longo da redação. A tese é a 'espinha dorsal' do texto, portanto ela deve ser clara, direta e objetiva para que o leitor compreenda qual é o seu ponto de vista em relação ao tema.

O que deve conter na introdução de um texto?

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

O que não pode ter numa introdução?

O que evitar na introdução da redação? Desse modo, utilizar gírias, abreviações e palavras vulgares irá desvalorizar sua redação. Por exemplo: “vc” em vez de você, “legal” ou termos ofensivos não são recomendados.

Como dar início a uma introdução?

Confira algumas opções:
  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Como escrever uma introdução?

Utilizar palavras, expressões e frases estratégicas pode ser uma ótima maneira de escrever uma boa introdução. Alguns dos termos que chamam a atenção do leitor incluem “primeiramente”, “antes de mais nada”, “em primeiro lugar”, “sobretudo”, “primordialmente”, “acima de tudo”, “principalmente”, entre outros.

Aprenda REDAÇÃO em 5 MINUTOS e não erre mais!

27 questões relacionadas encontradas

Quais são as características de uma boa introdução?

A introdução é o que motiva ou desmotiva o leitor a prosseguir com a leitura. Algumas características de uma boa introdução são: demonstrar valor e autoridade, gerar curiosidade e fazer uma promessa.

Qual a característica da introdução?

A introdução é o espaço inicial do texto dissertativo, no qual você apresenta suas ideias, revelando ao leitor sua interpretação sobre o tema, as relações que definiu e o que fez você defender um ponto de vista específico, estabelecendo prioridades. É necessário se atentar a isso, no entanto, sem excessos.

Como fazer uma boa introdução de um trabalho?

A definição mais simples é que a Introdução deve apresentar o tema, de forma geral, do conteúdo do TCC e introduzir o leitor ao assunto principal da pesquisa, trazendo seus objetivos e metodologia. A boa introdução vai motivar o leitor a virar a página, a se interessar pelo trabalho todo.

Como se faz a introdução de um trabalho escolar?

Introdução: Na introdução deve-se abordar claramente o assunto do trabalho, o objetivo, bem como fornecer alguns detalhes da sua elaboração, de como a pesquisa foi feita, entre outras. Pode-se também dar uma breve descrição sobre os tópicos do trabalho. Não se deve colocar conclusões na introdução.

Como se termina uma introdução?

É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura. É um ponto decisivo, então, seja assertivo sem forçar o leitor. Nesta parte, é interessante usar palavras como “continue lendo”.

Quais são os tipos de introdução?

Quais são os possíveis modelos de introdução?
  1. Exemplificação. Neste modelo de introdução, você inicia o texto com algum exemplo de dado estatístico, uma notícia ou lei, mas sempre lembrando de colocar a fonte. ...
  2. Citação. ...
  3. Afirmativa. ...
  4. Alusão histórica. ...
  5. Comparativa.

Pode citar autor na introdução?

Uma das formas mais conhecidas (e talvez a mais clichê) de fazer a introdução é utilizando uma citação. Por isso, muito cuidado! Tente fugir das frases mais conhecidas e garanta que a citação escolhida tenha relação direta com o tema proposto.

Qual a estrutura de uma introdução?

Introdução

Não é por menos que o início do texto tem essa denominação, uma vez que é responsável por fazer com que o leitor queira adentrar, fixar os olhos e ler o restante do texto. A introdução deve apresentar a ideia principal (tópico frasal) que será discutida não só no primeiro parágrafo, mas ao longo do texto!

Quais perguntas a introdução deve responder?

Na introdução devemos deixar claro para o leitor qual é o assunto do artigo dentro da área de conhecimento a que ele pertence, porque sua realização é importante (o que justifica sua realização) e qual novidade, em termos de conhecimento gerado, ele traz.

São elementos de introdução exceto?

São elementos da introdução, exceto: Resposta Selecionada: b. Palavras-chaves.

Quantos parágrafos a introdução deve ter?

Introdução. A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação e deve conter cerca de 5 linhas. Essa parte tem o objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto que você vai discutir ao longo do seu texto.

Tem parágrafo na introdução?

Introdução: parágrafo que se encontra no início do texto. A introdução pode corresponder a um ou mais parágrafos, desde que estejam posicionados na parte inicial e apresentem as informações para contextualizar o assunto.

Quais palavras usar na introdução desenvolvimento e conclusão?

Qual a melhor palavra para começar uma redação?
  • “Debate-se bastante, assertivamente, que…” ...
  • “Com frequência, discute-se que…” ...
  • “De acordo com a historiografia, percebe-se que…” ...
  • “Analisando o cenário atual…” ...
  • “É de fundamental relevância…” ...
  • “É de conhecimento geral que…” ...

Como fazer uma introdução de acordo com as normas da ABNT?

Introdução: regras ABNT

Essa é a parte do seu texto em que o assunto trabalhado deve ser apresentado, ainda que sem detalhes. Você, como autor, deve abordar rapidamente elementos como: delimitação da pesquisa; problema de pesquisa abordado; justificativa e objetivos a serem alcançados.

Como se começa um texto?

Quais as melhores palavras para iniciar um texto?
  1. “Debate-se bastante, assertivamente, que…” ...
  2. “Com frequência, discute-se que…” ...
  3. “De acordo com a historiografia, percebe-se que…” ...
  4. “Analisando o cenário atual…” ...
  5. “É de fundamental relevância…” ...
  6. “É de conhecimento geral que…” ...

Quais são os três elementos da introdução?

A introdução é a porta de entrada para a sua redação, além de ser o parágrafo em que você vai delimitar o que vai abordar ao longo do texto. Assim, a introdução de uma redação do Enem ou de um vestibular vai precisar ter 3 elementos: o contexto, o tema e a tese.

Qual a primeira função da introdução?

A primeira função é simples: se há um tema a ser discutido, precisamos apresentá-lo já nas primeiras linhas.

Qual é o objetivo da introdução?

A introdução deve despertar o interesse do leitor pela leitura, antecipando os resultados mais relevantes. Recomenda-se que a introdução seja a última parte a ser redigida. É a indicação daquilo que se pretende alcançar com a intervenção proposta.

Artigo anterior
Quanto tempo depois de comer veneno o rato morre?
Artigo seguinte
O que é alongamento na Tip?