O que não pode comer quando está com a garganta inflamada?

Perguntado por: Vitória Letícia de Cardoso  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (71 avaliações)

Para diminuir a dor de garganta é importante evitar consumir alimentos muito duros, gelados e ácidos, pois pode irritar ainda mais a garganta e aumentar a dor. O ideal é dar preferência aos alimentos mais pastosos, como mingau, iogurte e sopas, por exemplo.

Quais os alimentos que fazem mal para garganta inflamada?

Alimentos que devem ser evitados e importância de um diagnóstico preciso. “Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Como Desinflamar garganta rápido?

Opções naturais para garganta inflamada
  1. Gargarejo com água morna e sal. Uma solução de água com sal possui propriedades antimicrobianas que ajudam a eliminar os microrganismos da garganta, diminuindo os sintomas. ...
  2. Tomar chá de limão com mel e gengibre. ...
  3. Tomar chá de malva, sálvia ou alteia. ...
  4. Tomar vitamina de morango com mel.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com a garganta inflamada?

A dor de garganta viral dura cerca de uma semana — o tempo que a infecção demora para acabar naturalmente. Já a bacteriana pode se acentuar e exige o uso de antibiótico.

O que é bom para garganta inflamada remédio caseiro?

18 remédios para garganta inflamada
  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Chá de orégano com limão. ...
  3. Alho. ...
  4. Gargarejo com bicarbonato de sódio. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Gengibre. ...
  7. Chocolate 70% cacau. ...
  8. Vinagre de maçã

Saúde - O que comer para aliviar a dor e inflamação de garganta

44 questões relacionadas encontradas

O que piora a dor de garganta?

Os alimentos que devem ser evitados quando se tem dor de garganta são alimentos duros, como torradas, cereais ou granola porque podem arranhar a garganta ao engolir e aumentam a dor.

Que fruta é boa para garganta inflamada?

Banana. Bananas são ótimas pedidas quando se quer saciar a fome e evitar incômodo na hora de comer. Além da sua consistência, ela se torna ainda melhor quando consumida de forma amassada. A vitamina C e B6, e o potássio, tornam essa fruta incrível no combate a dor de garganta.

Qual fruta é bom para dor de garganta?

Ricas em vitamina C e antioxidantes, as frutas cítricas, como o abacaxi, a acerola, ameixa, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, jabuticaba, laranja, limão, morango e uva, entre outras, auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo problemas respiratórios.

Que tipo de suco pode tomar com a garganta inflamada?

É possível tratar a condição em casa – alguns ótimos remédios caseiros para auxiliar a cura da garganta inflamada são os chás de plantas medicinais, gargarejos com água morna e os sucos de frutas cítricas, como morango ou abacaxi.

O que pode causar garganta inflamada?

A garganta inflamada é um problema bastante comum e que pode acometer pessoas de todas as idades. Esse processo inflamatório é causado por diferentes fatores, desde o uso excessivo da voz ou a desidratação da garganta até infecções por vírus e bactérias.

O que pode provocar inflamação na garganta?

Em geral, as infecções de garganta são causadas por um vírus, mas podem ser causadas por uma bactéria, como a bactéria estreptocócica. Os sintomas incluem dor intensa com inflamação e amígdalas vermelhas e inchadas. O diagnóstico é baseado em um exame da garganta.

Como aliviar dor de garganta quando engole?

Algumas opções caseiras que ajudam a aliviar a garganta inflamada são:
  1. Gargarejar água morna com sal. ...
  2. Fazer nebulização com soro fisiológico. ...
  3. Tomar mel. ...
  4. Beber chás. ...
  5. Gargarejar vinagre de maçã e água. ...
  6. Chupar bala de mel e limão, ou menta. ...
  7. Tomar suplemento de alho.

Quando engulo minha garganta dói o que fazer?

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa. A dor na garganta é provavelmente causada por amígdalas inflamadas, tosse ou irritação causada por gotejamento dos seios da face.

Como saber se minha garganta está inflamada ou infeccionada?

Para saber se o seu caso é infecção ou inflamação na garganta, é preciso ficar atento aos sinais.
...
Os sintomas da infecção decorrem da ação do microrganismo causador da doença em nosso organismo, sendo que os principais são:
  1. Febre.
  2. Dor no local.
  3. Formação de pus.
  4. Dores musculares.
  5. Fadiga.
  6. Tosse.

Como fica a garganta de uma pessoa com coronavírus?

Assim como congestão nasal, diarreia e conjuntivite, a dor de garganta e COVID-19 estão altamente relacionadas, mesmo sendo um pouco menos comuns dos demais sintomas causados pela infecção.

O que fazer para acabar com a infecção de garganta?

Os médicos tratam infecções da garganta com:
  1. Medicamentos de venda livre como acetaminofeno ou ibuprofeno.
  2. Algumas vezes, corticosteroides para ajudar a aliviar os sintomas mais rapidamente.
  3. Antibióticos, mas somente se houver uma infecção bacteriana, como no caso de faringite estreptocócica.

Quais os sintomas de bactéria na garganta?

Sintomas da faringite bacteriana
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para engolir alimentos sólidos;
  • Aumento dos linfonodos, gânglios localizados no pescoço e atrás das orelhas;
  • Dores no corpo;
  • Pode haver formação de secreção purulenta nas amídalas;
  • Febre alta que começa subitamente e pode chegar a 39℃.

Como saber se a dor de garganta e vírus ou bactéria?

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Como se pega infecção bacteriana na garganta?

Como tem causas em agentes virais e bacterianos, a amigdalite é uma doença contagiosa e que pode se adquirir de uma pessoa para outra em determinadas situações. Assim, o mais comum é que os microorganismos passem através da inalação de gotículas no ar, que se libera quando o paciente espirra ou tosse.

Como saber se estou com faringite viral ou bacteriana?

A faringite viral, a mais comum, costuma surgir após infecções causadas por vírus, como o resfriado e a gripe. Já a faringite bacteriana na maioria das vezes é causada pela bactéria Estreptococos pyogenes, ou estreptococo do grupo A. Em ambos os casos, alguns fatores de risco podem aumentar as chance de infecção.

Como diferenciar gripe de Covid?

Para começar, a COVID-19, a gripe e o resfriado são causadas por vírus diferentes. O vírus que causa a COVID é o SARS-CoV-2, enquanto a gripe é causada pelo vírus da influenza – que, na verdade, possui uma extensa família, com centenas de mutações.

Como tratar garganta inflamada Covid?

Em casos de dor de garganta forte, geralmente analgésicos, previamente prescritos, e uma hidratação adequada são suficientes. Caso o sintoma se agrave e apresente quadros além do normal, é necessário procurar um profissional de saúde.

Como começa a tosse do Covid?

Sintomas da Covid-19

No início da pandemia, a OMS divulgou que os infectados apresentavam sintomas como febre, tosse seca, cansaço e perda do paladar ou do olfato. Após o surgimento das variantes, os sintomas clássicos sofreram mudanças.

Qual é a diferença entre infecção e inflamação?

A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.

O que pode ser dor no pescoço ao engolir?

Faringite. A faringite, assim como a laringite, pode ser causada por uma infecção viral ou bacteriana. O sintoma principal da faringite é a dor no pescoço e garganta, e a dificuldade para engolir.

Artigo anterior
Quantas gramas de sal mineral Uma vaca come por dia?
Artigo seguinte
Quem tem endometriose fica inchada?