O que não compete ao assistente social?

Perguntado por: Enzo Anjos de Matos  |  Última atualização: 16. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (31 avaliações)

O Cfess é a entidade responsável pela orientação e fiscalização do exercício profissional do/a assistente social nos termos da Lei 8662/1993, que regulamenta a profissão. Assim sendo, não compete ao Cfess o reconhecimento de cursos de graduação em Serviço Social.

O que o assistente social não pode fazer?

Aqui estão algumas das atividades que um assistente social não pode fazer:
  1. Diagnosticar ou prescrever tratamentos médicos;
  2. Realizar procedimentos clínicos;
  3. Praticar psicoterapia;
  4. Representar judicialmente;
  5. Emitir receitas médicas;
  6. Realizar atividades que violem a privacidade ou ética profissional;

O que é vedado ao assistente social?

É VEDADO AO ASSISTENTE SOCIAL: Praticar e ser conivente com condutas antiéticas, crimes ou contravenções penais na prestação de serviços profissionais. Acatar determinação institucional que fira os princípios e diretrizes do Código de Ética Profissional; Revelar sigilo profissional.

Quais são as três competências do assistente social?

São competências destes profissionais a elaboração, execução e avaliação de políticas sociais; orientar grupos e indivíduos; realizar estudos socioeconômicos, entre outras expressas na lei 8.662 de 1993: Art. (BRASIL, 2012, p. 44-45).

O que é privativo do assistente social?

Assim, as atribuições privativas são aquelas que se referem diretamente à profissão, como a atribuição privativa de coordenar cursos, bem como equipes de Serviço Social nas instituições públicas e privadas. E competências são aquelas ações que os(as) assistentes podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.

Diferenças entre Competências X Atribuições Privativas do/a Assistente Social.

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os deveres do assistente social?

8º - São deveres do assistente social: a) programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente; b) denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes deste Código, mobilizando, ...

Quais são as atribuições de um assistente social?

Orientar, informar e esclarecer a população quanto às atividades do assisten- te social, suas competências e atribuições profissionais, bem como os direitos dos usuários em relação ao Serviço Social, utilizando-se dos instrumentos de publicização da profissão, produzidos pelo conjunto CFESS/CRESS.

O que diz o artigo 4 do Código de Ética do assistente social?

4º Constituem competências do Assistente Social: I - elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de ...

Qual o foco principal do assistente social?

O papel principal do assistente social é combater as injustiças e garantir que a população tenha acesso aos seus direitos. Realmente é muito emocionante exercer uma profissão tão importante para as pessoas, principalmente as que estão em vulnerabilidade social.

O que diz o artigo 5 do código de ética do assistente social?

5º, IX, ser atribuição privativa de Assistente Social elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social.

O que diz o Código de Ética do assistente social?

Art. 15°- O assistente social é obrigado pela Ética e pela Lei (art. 154 do Código Penal) a guardar segredos sobre todas as confidências recebidas e fatos de que tenha conhecimento ou haja observado no exercício de sua atividade profissional, obrigando-se a exigir o mesmo segredo de todos os seus colaboradores.

O que diz o artigo 2 do Código de Ética do assistente social?

Art. 2º O Conselho Federal de Serviço Social - CFESS, deverá incluir nas Carteiras de Identidade Profissional o inteiro teor do Código de Ética. Art. 3º Determinar que o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Serviço Social procedam imediata e ampla divulgação do Código de Ética.

Qual o dever do assistente social no Código de Ética?

Art. 43 – É dever de todo assistente social zelar pela observância das normas contidas neste Código, dar conhecimento ao Conselho Regional de Assistentes Sociais (CRAS) da respectiva Região, com discrição e fundamentação, de atos que constituírem infrações aos princípios éticos nele contidos.

Quanto à profissão do assistente social é incorreto afirmar que?

Considerando-se o trabalho do Assistente Social, é INCORRETO afirmar que: interfere na reprodução da força de trabalho, por meio dos serviços sociais previstos em programas. atua sobre questões que dizem respeito apenas à sobrevivência social dos setores majoritários da população trabalhadora.

Quais são os cinco códigos de ética do Serviço Social?

  • Breve histórico do Código de Ética Profissional do Assistente Social. ...
  • O Código de Ética Profissional de 1965. ...
  • O Código de Ética Profissional de 1975 e 1986. ...
  • O Novo Código de Ética dos Assistentes Sociais. ...
  • As penalidades o Código de Ética. ...
  • Instrumentos processuais frente ao assistente social transgressor do Código de Ética.

Qual o maior desafio do assistente social?

Lidar com muita demanda de trabalho

Isso torna o desafio do assistente social ainda maior para proteger os direitos humanos dessa população que mais precisa de suporte. O volume de trabalho é enorme e o profissional precisa se desdobrar.

Qual o papel do assistente social no acolhimento?

No acolhimento, ao realizar o diagnóstico, o assistente social busca identificar se ocorreram, e/ou quais as formas de violações, avaliando as condições de posterior retorno da criança e do adolescente para sua família. Visita-se a casa dos pais, para confirmar a possibilidade de retorno.

Qual é o papel do assistente social no Cras?

Seu conjunto de equipes trabalha para identificar as pessoas que ainda estão fora desses acessos, fazer visitas e diagnosticar suas demandas e necessidades, fazer encaminhamentos para as diversas áreas, a inclusão no cadastro único, identificação, inscrição, elegíveis ou não no Programa Bolsa Família, ou outros ...

Qual o último Código de Ética do assistente social?

Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão.

Qual foi o primeiro Código de Ética do Serviço Social?

O primeiro Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social elaborado/promulgado em 1947 é sucinto (CFESS, 2016. Código de ética profissional dos assistentes sociais 1947.

O que é a deontologia do Serviço Social?

II- A moral aplicada a uma determinada profissão recebe o nome de ÉTICA PROFISSIONAL; relacionada esta com o Serviço Social pode ser chamada DEONTOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL.

Quais são as demandas do Serviço Social?

Algumas das situações mais comuns a ser demanda ao assistente social eram aquelas que de alguma forma interferiam na produção das empresas, seriam elas: absenteísmo, insubordinação, etilismo; e ainda conflitos familiares, dificuldades financeiras, doenças; controle e disciplinamento, tudo aquilo que de alguma forma ...

Qual o teto salarial de um assistente social?

O Projeto de Lei 41/21 determina que o salário do assistente social será de R$ 5.500 para jornada de 30 horas semanais. Depois, o valor deverá ser reajustado conforme a variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados altera a Lei 8.662/93.

Quais são os princípios e valores do Serviço Social?

O Serviço Social baseia-se no respeito pelo valor da dignidade inerente a todas as pessoas, e pelos direitos que daí advêm. O(a)s assistentes sociais devem promover e defender a integridade e o bem-estar físico, psicológico, emocional e espiritual de cada pessoa.

Como deve ser a sala de atendimento do Serviço Social?

Art. 3º – O atendimento efetuado pelo assistente social deve ser feito com portas fechadas, de forma a garantir o sigilo. Art. 4º – O material técnico utilizado e produzido no atendimento é de caráter reservado, sendo seu uso e acesso restrito aos assistentes sociais.

Artigo anterior
Qual a diferença entre projeto e consultoria arquitetura?
Artigo seguinte
Qual tipo de conta é o Caixa Tem?