O que mudou na NR 07?

Perguntado por: Rodrigo Valente  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (23 avaliações)

A NR 7 manteve seu título “Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional” e alterou seu objetivo que passa a ser o de estabelecer diretrizes e requisitos para o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO nas organizações, com o objetivo de proteger e preservar a saúde de seus ...

Quais as principais mudanças que ocorreram na NR 07?

Quais são as mudanças da NR-7?
  • Atualização dos limites de exposição ocupacional. ...
  • Exigências dos exames toxicológicos. ...
  • Revogação de portarias. ...
  • Mudanças no texto sobre o PCMSO. ...
  • Prazo para o exame de retorno ao trabalho. ...
  • Periodicidade do exame periódico. ...
  • ASO. ...
  • Prontuário médico.

O que mudou no PCMSO 2022?

A partir do dia 3 de janeiro de 2022, o PPRA será descontinuado e substituído pelo PGR, decorrente do início de vigência da nova redação da NR-1 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) e da NR-9 (Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos).

Quais as principais mudanças ocorridas com as alterações das NRs 01 07 e 09?

As principais mudanças com a revisão das NR´s 01, 07 e 09
  1. NR-1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. ...
  2. NR-7 – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO. ...
  3. NR-9 – Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos.

Quando a NR 7 entra em vigor?

Prevista para entrar em vigor no dia 3 de janeiro de 2022, a nova NR-7, publicada na Portaria nº 6.734 de 9 de março de 2020, estabelece as diretrizes e requisitos para a elaboração e desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

O que mudou no novo texto da Norma Regulamentadora nº 07 (NR 07)?

23 questões relacionadas encontradas

Quando o PGR entra em vigor?

Saiba mais sobre a nova NR1, a qual torna obrigatório o PGR, substituindo o atual PPRA. A nova NR1 – Norma Regulamentadora de número 01, a qual é referente as disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais começa a valer a partir desta segunda-feira, 3 de janeiro de 2022.

Quando entra em vigor a Portaria 6734?

Art. 1º A Norma Regulamentadora nº 07 (NR-07) - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO passa a vigorar com a redação constante do Anexo desta Portaria. Parágrafo único. ... 5º Esta Portaria entra em vigor 1 (um) ano após a data de sua publicação.

Quais foram as principais mudanças trazidas pela pelo PGR apresentado na nova NR 01?

Alguns benefícios desta mudança são:
  • Fim da duplicação de planos de prevenção;
  • Diminuição da burocracia;
  • Maior facilidade de compreensão das regras estabelecidas;
  • Redução dos cursos, uma vez que o PGR não precisará ser renovado uma vez ao ano.

Quais as principais mudanças da NR 01?

As principais mudanças da NR01 foram em sua redação sobre:
  • Os objetivos e o campo de sua aplicação;
  • Os direitos e deveres do empregador e trabalhadores;
  • Como serão as informações, que podem ser digitais ou documentos digitalizados;
  • Capacitação e treinamento dos funcionários em relação à Segurança e Saúde no Trabalho;

Quais alterações aconteceram na NR-1 em sua última modificação?

ALTERAÇÕES PREVISTAS NA NR 1

Em 09 de março de 2020, a NR 1 passou por uma nova mudança do seu texto, quando foi incluído o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), prevendo uma melhoria de condições para a implementação de programas de saúde e segurança, principalmente para pequenas e médias empresas.

Qual a validade do PCMSO 2022?

QUAL A VALIDADE DO PCMSO? Segundo o item 7.4.6 da NR 7, no PCMSO devem estar listados atividades e plano de ação para o período mínimo de um ano, portanto a periodicidade da revisão do documento é anual. Vale ressaltar que a empresa não precisa elaborar (refazer é diferente de revisar) um novo PCMSO todo ano!

O que mudou nas normas de segurança do trabalho?

As mudanças se aplicam em diversas NRs, dentre elas a prestação de informações de segurança e saúde no trabalho em formato digital, além da adoção de critérios de avaliação de riscos do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR).

O que vai mudar nas normas de segurança do trabalho a partir do ano de 2021?

As principais novidades são com relação a elaboração e implantação do Programa de Gerenciamento de riscos, a necessidade de possuir plano de emergência, comandos gerais para treinamentos, inclusão da análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, prestação de informações digitais e o tratamento diferenciado ...

Qual é o principal objetivo da NR 7?

A NR 7 determina a implementação, nas empresas e instituições, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – o PCMSO. A norma tem por objetivo, justamente, a preservação da saúde do conjunto dos colaboradores, em todos os ramos de atividades.

Quais foram as principais alterações feitas na última atualização da PCMSO?

Algumas mudanças foram aplicadas a NR-07, dentre elas:
  • A atualização do quadro I que trata dos parâmetros para monitorização biológica e exposição de agentes químicos.
  • Outros exames complementares, além dos já previstos nas normas podem ser realizados.

Quais NRs foram atualizadas em 2021?

Em 07 de outubro de 2021, com o intuito de desburocratizar, aclarar e deixar as Normas Regulamentadoras "NRs" mais seguras e atualizadas, o Ministério do Trabalho e Previdência alterou a redação das NRs 5, 17, 19 e 30.

Qual o objetivo da nova NR-1?

1.1.1 O objetivo desta Norma é estabelecer as disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às Normas Regulamentadoras - NR relativas a segurança e saúde no trabalho e as diretrizes e os requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no ...

O que a NR 01 de 2020 traz de novo em relação à anterior?

A nova NR 1 estabelece que estas empresas que se classifiquem em graus de risco 1 e 2, que declararem as informações digitais e não possuírem riscos químicos, físicos e biológicos, ficarão dispensadas de elaboração do PPRA e do PCMSO. Como o sistema digital ainda é inexistente, o Art.

Quais as principais mudanças ocorrida na implantação do PGR?

O novo plano amplia e adequa a legislação relacionada à Saúde e Segurança do Trabalho, não apenas como medida de redução, mas para prevenir o índice de acidentes e doenças de trabalho. Os riscos de eventualidades podem ocorrer no meio físico, biológico, químico ou ergonômico.

O que vai substituir o PPRA?

Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) vai substituir Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

O que muda no PCMSO com o PGR?

Os programas devem trabalhar de maneira articulada, o PCMSO é elaborado com bases nos riscos identificados e classificados pelo PGR. Existindo dúvidas em relação aos riscos descritos no PGR, o médico responsável pelo PCMSO deve reavaliar os riscos em conjunto com os responsáveis pelo Programa de Gerenciamento de Risco.

Quem precisa fazer o PGR?

Ele fornece orientações gerais de gestão para evitar ou minimizar tais situações. De acordo com o item 22.3.7 da norma, o PGR é obrigatório para empresas que realizam atividades consideradas de risco para o trabalhador, meio ambiente ou população no entorno.

Quem pode fazer o PGR?

A empresa/organização é quem deve fazer e assinar o PGR, isso respeitado o disposto nas demais Normas Regulamentadoras. É o empregador quem determina qual profissional elaborará o PGR de sua empresa. Essa ação poderá ser feita internamente ou por algum engenheiro ou técnico de segurança do trabalho de confiança.

O que mudou na NR 5 de 2021?

Uma das principais novidades trazidas pela nova redação da NR-5 foi a vinculação do grau de risco da organização com a carga horária do treinamento da CIPA, bem como a possibilidade do treinamento ser no formato EAD (Ensino a Distância).

Quais são as alterações na NR-1 previstas para o início de janeiro 2022?

A nova NR 1 estabelece que estas empresas que se classifiquem em graus de risco 1 e 2, que declararem as informações digitais e não possuírem riscos químicos, físicos e biológicos, ficarão dispensadas de elaboração do PPRA e do PCMSO. Como o sistema digital ainda é inexistente, o Art.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para fazer o efeito do Viagra?
Artigo seguinte
Quais são as 4 fases do processo?