O que mudou na nova versão do eSocial?

Perguntado por: Lia Carvalho  |  Última atualização: 10. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (18 avaliações)

O novo sistema possui um leiaute (estrutura de dados) novo, sendo que informações já constantes de outros bancos de dados oficiais não são mais solicitadas, o que reduz a quantidade de informações e facilita o preenchimento. Além disso, as regras do sistema foram flexibilizadas, permitindo mais agilidade e menos erros.

O que muda no eSocial a partir de janeiro de 2024?

No dia 1º de janeiro de 2024, entraram em vigor mudanças significativas nas regras da DIRF, impactando os fatos geradores que serão declarados em 2025. A substituição da DIRF implica em recolhimentos e débitos informados por meio do eSocial/EFD REINF, com o evento S-1210 fornecendo as informações relacionadas à DIRF.

Qual principal mudança da versão S 12 do eSocial?

A Nota Orientativa 05/2023 publicada em 22 de dezembro de 2023, que apresenta uma nova versão do MOS para a versão S-1.2 trouxe alteração na redação e inclusão de itens sendo eles: Alteração na redação no Capítulo I – Informações Gerais no item 10.3.4 tratando sobre FGTS Digital e 13º salário apurados pelo eSocial.

O que mudou na versão 1.2 do eSocial?

Assim, a versão S-1.2, que entra em vigor obrigatoriamente a partir de 22/01/2024, apresenta diversas mudanças. Entre as principais estão: Ajustes na remuneração: A versão S-1.2 faz ajustes em dois eventos de remuneração para preparar o terreno para que o eSocial substitua a DIRF no futuro.

Qual a principal mudança da versão S 12?

Alterações no evento S-2240 na versão S-1.2

O número do processo trabalhista será agora obrigatório para riscos associados ao código 05.01.001 – Agentes nocivos não constantes no Anexo IV do Decreto 3.048/1999 e incluídos por decisão judicial ou administrativa.

NOVA VERSÃO DO eSOCIAL! Confira as principais atualizações que você precisa saber

39 questões relacionadas encontradas

Como acessar o eSocial 2024?

Com sua conta já criada, ao selecionar "Entrar com gov.br", você será direcionado para o Portal Gov.br onde poderá acessar o eSocial utilizando uma das opções de login disponíveis, dentre elas: certificado digital, certificado em nuvem ou CPF/Senha.

Qual é a versão mais atualizada do eSocial?

A versão publicada em 07 de junho de 2023 do Manual de Orientação do eSocial – MOS está atualizada com a Nota Orientativa v. S-1.1 nº 04/2023. As alterações consistem em inclusões e exclusões de itens em alguns eventos, como também melhorias na redação.

Quais são as novas regras do eSocial?

Com a aprovação[1] da nova versão do eSocial (Versão S-1.1), a partir de 1º janeiro de 2023, as empresas serão obrigadas a declarar as informações relativas aos processos trabalhistas e acordos celebrados que impactam o pagamento de contribuição previdenciária, recolhimento de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( ...

O que é a tabela 2 do eSocial?

Tabela 02 - Financiamento da Aposent. Especial e Redução do Tempo de Contrib. 1002 Descanso semanal remunerado - DSR Valor correspondente a um dia de trabalho incidente sobre as verbas de natureza variável, tais como: horas extras, adicional noturno, produção, comissão, etc.

Qual o novo cronograma do eSocial atualizado?

O desenvolvimento do eSocial Simplificado está previsto no art. 16 da Lei nº 13.874/19 e entrou em operação a partir de 19/07/2021. O período de convivência estabelecido entre as versões 2.5 e S-1.0 foi de 19/07/2021 a 22/05/2022.

O que é o evento 1210 do eSocial?

Ele é um dos eventos periódicos do eSocial, ou seja, aqueles que têm um período definido para acontecer. O arquivo do S-1210 contém os pagamentos de rendimento do trabalho, para trabalhadores com ou sem vínculo empregatício. O arquivo da declaração deve ser gerado e transmitido mensalmente para o eSocial.

Quais foram as mudanças no eSocial com a reforma trabalhista?

Regras diferenciadas para o empregado: o serviço mudou bastante na reforma trabalhista – os prazos para pagamento de verbas rescisórias, demissão por comum acordo, contrato intermitente, multa para o empregador que se recusar a assinar a carteira.

O que muda com o SST no eSocial?

Com a digitalização dos eventos de SST no eSocial, os documentos eletrônicos podem ser acessados a qualquer momento pelo colaborador, segurado da previdência social e órgãos federais. Esse foi mais um passo para modernizar e simplificar as obrigações legais das empresas.

O que está acontecendo com o eSocial hoje?

Ambiente de produção normalizado.

Quando abre o eSocial 2024?

Está liberada a folha de janeiro/2024 para o Módulo Doméstico do eSocial, já atualizado inclusive com o novo valor do salário-família.

Quem envia eSocial precisa enviar DIRF?

Mesmo que o empregado doméstico já esteja desligado no eSocial, será necessário fazer a entrega da DIRF 2024 para detalhar à Receita os valores retidos.

O que é classificação tributária 01 02 03 e 04?

Dentre os serviços, está a classificação tributária – alocada na tabela 08 –. Atualmente composta por 18 códigos, prevê as classificações 01, 02 e 03 para empresas optantes pelo Simples Nacional e a classificação 4 para o Microempreendedor Individual. Uma característica do Sistema é a divisão das atividades em eventos.

O que é tabela 3 no eSocial?

A Tabela 03 – Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento eSocial tem como objetivo fornecer a todos os interessados informações referente a folha de pagamento visando se adequar ao padrão eSocial.

O que é o grupo 3 do eSocial?

Grupo 3. Esse grupo abrange o maior número de empresas, pois são todas as entidades empresariais e pessoas jurídicas enquadradas no Simples Nacional em 2018. Também fazem parte todos os empregadores de pessoa física (exceto o doméstico), produtor rural e entidades sem fins lucrativos.

É possível registrar funcionário com data retroativa?

Por isso fique atento quanto aos prazos de envio dos eventos para o eSocial. Assim como a admissão, fazer férias com data retroativa também não é permitido pela legislação trabalhista.

É obrigatório fazer o eSocial?

O e-Social é obrigatório para todas as empresas? Sim, a obrigatoriedade do eSocial vale para todas as empresas. Desde janeiro de 2018, a adoção do sistema é obrigatória para empresas com faturamento maior que R$ 78 milhões no ano de 2016.

Até quando devo enviar o eSocial?

Evento obrigatório que leva as informações da folha de pagamento para o eSocial. Deve ser enviado até o dia 15 do mês seguinte.

Quais são os documentos do eSocial?

São eles:
  • PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) ...
  • AET (Análise Ergonômica do Trabalho) ...
  • LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho) ...
  • PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) ...
  • Laudo de Insalubridade. ...
  • Laudo de Periculosidade.

Quando entra em vigor o SST no eSocial?

A partir de 1º de janeiro de 2023, o registro das informações de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no eSocial tornou-se obrigatório. O eSocial é uma ferramenta do governo federal que unifica o envio de dados sobre trabalhadores em uma única plataforma.

Como lançar o plano de Saúde no eSocial?

Vincular Beneficiários
  1. Dentro do cadastro de Planos, clique em Beneficiários;
  2. Informe a Empresa desejada;
  3. Clique em Incluir Beneficiários;
  4. Selecione o(s) beneficiário(s) desejados marcando-os (Podendo ser filtrado na parte superior pelo tipo do beneficiário (Funcionário, Sócio))
  5. Informe o Início de uso;

Artigo anterior
O que é agilidade e exemplos?
Artigo seguinte
Quando desbloquear alguém no WhatsApp recebe as mensagens?