O que me impede de tomar posse em concurso público?

Perguntado por: Leonardo Gaspar Campos  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (62 avaliações)

Segundo Vicalvi, não pode assumir o cargo o candidato que não está em dia com as obrigações eleitorais ou que teve seus direitos políticos suspensos. "Se o aprovado não votou ou não justificou o voto na última eleição, por exemplo, não poderá entrar no serviço público", diz.

Quem tem nome sujo pode tomar posse em concurso?

Não há vedação em lei nesse setido. Além disso, esse entendimento é ponto pacífico nos tribunais superiores. Assim, quem tem o nome sujo no cadastro de devedores, como o SPC e o Serasa, por exemplo, pode concorrer às vagas e tomar posse.

Como funciona a posse em concurso público?

A posse é o ato de atribuir ao candidato os direitos e deveres de um servidor público e do seu cargo público. Com a posse, o candidato, enfim, passa à condição de servidor. O prazo para o empossado entrar em exercício, ou seja, começar a desempenhar as suas funções, é de no máximo 30 dias após a data da posse.

O que reprova em concurso público?

lesões na retina. infecções e processos inflamatórios (exceto conjuntivite) ulcerações, sequelas de traumatismo ou de queimaduras. e a diminuição da acuidade visual além da tolerância permitida no edital.

O que reprova no exame de sangue?

Tanto a gravidez quanto doenças preexistentes, como HIV, não podem ser atestados em um exame admissional, e caso seja solicitado, o Ministério do Trabalho pode ser acionado, principalmente se for comprovado que foi excluído da vaga por conta do resultado do exame atestando uma das condições sinalizadas.

Fatores que geram Impedimento de Posse em Concursos

29 questões relacionadas encontradas

O que fazer para pedir fim de fila em concurso?

Nesse caso, você deve comparecer ao órgão em que foi aprovado, fazer o pedido de prorrogação com as devidas justificativas e aguardar o parecer. Importante! Você deve apresentar uma justificativa convincente para demonstrar o porquê não é possível assumir o cargo no prazo estipulado.

Quanto tempo depois da nomeação vem a posse?

O prazo para o empossado entrar em exercício é de 30 dias, quando o provimento (preenchimento do cargo) é feito por nomeação, passando a contar a partir da data da posse.

Quanto tempo demora para tomar posse em concurso público?

A posse do cargo

O órgão público tem até 30 dias, a partir da publicação no Diário Oficial, para convocar os nomeados a realizarem a investidura do cargo, isto é, a posse.

Quantos dias para tomar posse?

Uma vez sendo publicado o ato de provimento, tem o nomeado o prazo de 30 dias para tomar posse, o que poderá ser feito por meio de procuração específica.

Qual o prazo para entrar em exercício após a posse?

O prazo para o servidor entrar em exercício é de 15 (quinze) dias contados da data da posse; O servidor empossado que não entrar em exercício no prazo a que se refere o item acima será exonerado do cargo (art. 34, inciso II, da Lei nº 8.112, de 11.12.1990);

É possível tomar posse por procuração?

A posse poderá ocorrer por procuração, porém o efetivo exercício não.

Como tomar posse cargo público?

Os candidatos deverão comparecer para a assinatura do Termo de Posse com os documentos originais: 1. Carteira de identidade. 3. Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável feita perante Tabelião (se for o caso).

Quanto tempo demora nomeação?

O prazo geralmente é de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Se o edital previa reposição imediata de vagas, a nomeação dos aprovados tende a ser bem rápida. Coisa de 15 dias, mais ou menos.

Quanto tempo entre homologação e nomeação?

Em geral, a homologação ocorre em até 30 dias. Mas existem diversas situações em que esse prazo pode ser prorrogado. A principal questão que pode ocorrer são as ações judiciais contestando o resultado ou demais etapas do concurso.

Quanto tempo demora para tomar posse Polícia Civil?

A partir da publicação do Ato de Nomeação no Diário Oficial do Estado, o candidato tem o prazo de 30 (trinta) dias ininterruptos para tomar posse, contados da data de publicação do referido ato, podendo esse prazo ser prorrogado por igual período, de ofício ou mediante requerimento escrito do interessado.

Como pedir reclassificação em concurso público?

Se no momento da nomeação faltar muito tempo para o candidato graduar, como por exemplo de 1 (um) a 2 (dois) anos, a segunda estratégia a ser tomada é requerer perante o órgão ou a Banca Examinadora a reclassificação dentro do número de vagas, e, dessa forma, ser reclassificado ao final da lista de candidatos aprovados ...

Qual a hora certa de pedir exoneração para assumir outro concurso?

No caso do servidor de cargo de provimento efetivo ou de carreira a exoneração se dá a pedido, ou de ofício pela administração, de duas formas: quando não satisfeitas as condições do estágio probatório; ou, quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

O que fazer depois de passar em um concurso público?

Passei no concurso, e agora?
  1. Espere. No edital do concurso nem sempre consta quando as pessoas aprovadas serão nomeadas aos seus cargos. ...
  2. Consulte os sites. Mesmo que ainda não haja uma data, a convocação deve ser feita dentro de certo prazo. ...
  3. Providencie os documentos. ...
  4. Comece a trabalhar.

Como saber se fui convocada para concurso?

Para saber se você foi convocado, o Diário Oficial é o método mais recomendável, pois se trata de um documento oficial e é o que será levado em conta pelo Poder Público. Se o concurso for federal, acesse o site do Diário Oficial da União (DOU) e procure pelo seu concurso e seu nome.

Como é feita a convocação de aprovados em concurso?

A convocação em concurso público depende da aprovação do candidato dentro do número de vagas que foi ofertado no edital de abertura do concurso. Ou seja, os candidatos aprovados em lista de espera ou cadastro de reserva não têm o direito garantido de ser convocado para assumir um cargo público.

É possível tomar posse no cargo público efetivo através de procurador?

O processo de posse também pode ser feito por meio de procuração. Nesse caso, o procurador fica responsável pela assinatura do termo de posse, apresentação da documentação exigida e da procuração com assinatura reconhecida em cartório.

O que fazer após nomeação?

Após ser nomeado, você será convocado pelo edital de convocação, também chamado de edital de chamamento. Assim, deve apresentar os documentos exigidos no edital.

Qual é o prazo entre a posse e o exercício 15 dias?

5.1.1.3.9 Com a posse abre-se o prazo quinzenal (15 dias) para o empossado entrar em exercício.

O que significa o termo de posse?

TERMO DE POSSE

Declara que, na forma ajustada, toma posse, nesta data, do Imóvel compromissado, podendo dele usar, gozar e nele introduzir as benfeitorias e melhoramentos que julgar necessárias.

Como solicitar prorrogação de prazo para posse em concurso público?

Apresente ao órgão competente seu pedido de prorrogação de posse, fundamentando-o na previsão legal ou editalícia (se houver) e apresentando uma justificativa convincente sobre a impossibilidade momentânea de entrar em exercício no cargo.

Artigo anterior
Qual diferença entre cliente e fornecedor?
Artigo seguinte
Quantas gerações têm Ryzen 5?