O que marcou a Idade Média?

Perguntado por: Duarte Fernandes Abreu  |  Última atualização: 2. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (74 avaliações)

Idade Média (476 a 1453) ficou marcada pelo feudalismo, pela influência da Igreja, e pelas Cruzadas e Inquisição. Encerrou-se com a crise do século XIV e a expansão marítima. A Idade Média durou de 476 a 1453, e seu nome foi resultado de uma visão negativa que os renascentistas tinham do período.

O que mais marcou na Idade Média?

Dois marcos históricos que estão interligados e detêm grande responsabilidade pelo início do período cronológico e cultural denominado de Idade Média foram: a progressiva queda do império romano a ocidente (27 a.C.-476 d.C.), e a simultânea penetração e implantação dos povos bárbaros nos seus territórios.

Que marcou a Idade Média?

Os dois marcos que delimitam o início e o fim da Idade Média na historiografia são: 476: invasão de Roma e destituição de Rômulo Augusto do trono romano; 1453: conquista de Constantinopla pelos otomanos.

O que marca o início da alta Idade Média?

A Alta Idade Média foi, portanto, marcada pelo crescimento do feudalismo, pela ocorrência de diversos impérios (como os Francos e os Bizantinos), pelo fortalecimento massivo do catolicismo (que se tornou quase uma entidade, como um rei, no período) e o surgimento de novas religiões, como é o caso do islamismo.

Quais são as principais características da Idade Média?

As principais características da Idade Média são: o feudalismo, as relações de suserania e vassalagem, as Cruzadas, as ordens de cavalaria e a Peste Negra. O feudalismo foi o sistema pelo qual as terras dos reis foram dividas em feudos, nos quais trabalhavam os servos para seus senhores.

A Idade Média

34 questões relacionadas encontradas

O que a Alta Idade Média representa?

A Alta Idade Média teve como ponto de partida a desagregação do Império Romano do Ocidente e a fixação dos povos germânicos nesses territórios. Novas características foram sendo desenvolvidas na Europa por conta da fusão da cultura de germânicos e romanos.

Porque a Idade Média foi considerada a Idade das Trevas?

Com certeza você já ouviu falar da Idade Média como sendo uma época dominada culturalmente pela religião, criando uma sombra sobre as artes e as ciências, impedindo-as de florescer livremente. Essa ideia considerava a Idade Média como a Idade das Trevas.

Por que a Idade Média foi considerada um período de trevas?

A Idade Média ficou conhecida como a "Idade das Trevas" porque os Humanistas e os Iluministas desejavam criar um sentido de mudança de paradigma entre o tempo antigo, onde a Igreja Católica tinha domínio sobre a vida cultural europeia, em uma sociedade teocêntrica, e o novo mundo que surgia com os movimentos culturais. ...

Por que a Idade Média foi considerada a Idade das Trevas?

Os homens do Renascimento chamavam a Idade Média da Idade das Trevas, por considerar que naquela época a cultura tinha praticamente desaparecido.

Como era a vida de um nobre na Idade Média?

A nobreza recebia do rei um pedaço de terra e criados. Então, os nobres construíam castelos nessas terras, organizando feudos, onde os criados podiam plantar e criar animais — o que era vendido disso gerava lucro para o nobre, ou senhor feudal.

O que foi a era feudal?

O feudalismo foi a forma de organização social e econômica instituída na Europa Ocidental entre os séculos V a XV, durante a Idade Média. Baseava-se em grandes propriedades de terra, chamadas de feudos, que pertenciam aos senhores feudais, e a mão de obra era servil.

O que marcou o período da Idade Moderna?

A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.

Qual foi o motivo do fim da Idade Média?

O enfraquecimento do feudalismo e o fortalecimento do comércio resultaram no mercantilismo. Quando Constantinopla cai e o comércio com o Oriente fecha-se, a Europa volta-se para o Oeste. A exploração do Oceano Atlântico abriu novas fronteiras e consolidou o fim da Idade Média.

Como era a religião durante a Idade Média?

A religião na Europa Medieval era uma combinação das crenças e práticas cristãs e pagãs. Os cristãos ainda acreditavam em adivinhações, astrologia e outras práticas místicas condenadas pela doutrina oficial da Igreja. Além do mais, a Europa também contava com judeus e muçulmanos em sua população.

Quem foi que criou o feudalismo?

Surgimento do Feudalismo

Ocorreram invasões germânicas (bárbaros) que fizeram os grandes senhores romanos abandonarem as cidades para morar no campo, em suas propriedades rurais. Esses poderosos senhores romanos criaram ali as vilas romanas, centros rurais que deram origem aos feudos e ao sistema feudal na Idade Média.

Como era a economia durante a Idade Média?

A economia medieval durante a Alta Idade Média (séculos V-X) passou pelas alterações impostas pela crise do Império Romano. Segundo o que diz o historiador Hilário Franco Júnior|1|, nesse período, houve baixa produtividade, poucos bens de consumo, comércio extremamente tímido e pequena circulação de moedas.

Quanto tempo durou a Idade Média?

A Idade Média foi um período longo da história europeia e pode ser dividida em: Alta e Baixa Idade Média. Começou após a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 a.C., e terminou com a conquista de Constantinopla, capital do Império Bizantino, pelos turcos-otomanos, em 1453.

O que se comia na Idade Média?

O pão era o alimento básico, seguido por outros alimentos fabricados a partir de cereais, como o mingau e as massas. A carne era mais prestigiosa e mais cara que os grãos e que os vegetais.

Para que serve a Idade Média?

A Idade Média estendeu-se de 476 a 1453, e o estabelecimento desse período considera a forma como a sociedade da Europa Ocidental desenvolveu-se. Nesse período, é abordado o desenvolvimento do feudalismo na Europa, por meio do processo de ruralização da Europa após o fim do Império Romano do Ocidente.

Como era a vida de um rei na Idade Média?

Os reis viviam de modo mais tranquilo possível.

Moravam nos castelos mais impressionantes, tinham criados para tudo e se sustentavam graças aos impostos pagos pelos senhores feudais. Acreditava-se que o rei era um representante da vontade divina e, por isso, recebia todos esses privilégios.

Quem dominava a Idade Média?

A Igreja Medieval foi a Igreja Católica Apostólica Romana durante o período da Idade Média, séculos V a XV. A Igreja Católica exerceu influência política, cultural e religiosa dominante na Europa medieval.

Como era a vida de um camponês na Idade Média?

A maioria da população feudal era composta por camponeses. Eles eram responsáveis pelo trabalho nas terras e pela produção agrícola. Na maioria dos casos, os camponeses trabalhavam em regime de servidão e se submetiam às exigências de um senhor feudal.

Qual era a religião na sociedade feudal?

A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval.

Quais fatos marcaram o início e o fim da Idade Média?

A Idade Média é o período histórico que vai do século V ao XV. Tem início com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e termina em 1453 com a Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos.

Artigo anterior
O que é ser um CLT?
Artigo seguinte
Como montar um roteiro TCC?