O que limita a capacidade de sobrevivência ou multiplicação dos microrganismos?

Perguntado por: Helena Fonseca Teixeira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (1 avaliações)

O potencial de hidrogênio (pH), a atividade da água (Aa), o potencial de oxirredução (Eh), dentre outros, são fatores intrínsecos. A atividade de água (Aa) de 0,60 é o limite mínimo para a multiplicação de qualquer microrganismo.

Quais os fatores que afetam a multiplicação dos microrganismos?

Os microrganismos podem se multiplicar em uma faixa que varia de -10ºC a 110ºC. ○ Fatores Intrínsecos; ó Atividade de Água (Aa); ó pH; ó Potencial de Oxidorredução; ó Composição do alimento; ó Presença de fatores antimicrobianos naturais; ó Estruturas biológicas; ó Interações entre os microrganismos no alimento.

São condições que interferem na multiplicação das bactérias?

Essas características são conhecidas como fatores intrínsecos e incluem a atividade de água (aw), a acidez ou pH, o potencial de oxirredução (Eh), a composição química (presença de nutrientes), a presença de inibidores antimicrobianos naturais e a própria estrutura biológica que pode representar uma barreira a ...

O que é multiplicação microbiana?

O crescimento microbiano é normalmente associado ao crescimento de uma população de células de um dado microrganismo, ou seja, com o aumento do número de células da população.

O que é a teoria dos obstáculos de Leistner?

A Teoria dos Obstáculos de Leistner explica a interação dos fatores que modulam a dinâmica de multiplicação/sobrevivência de microrganismos no alimento, permitindo avaliar a estabilidade e segurança microbiológica do produto. Também conhecido como Barreiras Tecnológicas.

Microbiologia - Crescimento de Microrganismos.

33 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da teoria dos obstáculos de Leistner?

As vantagens da utilização da Teoria dos Obstáculos, também conhecida como barreira tecnológica, são a economia de energia, a redução da quantidade de aditivos químicos empregados e menores perdas de alimentos (LEISTNER, GORRIS, 1995; LEISTNER, GOULD, 2002; THOMAS et al., 2008).

Quais são os fatores intrínsecos?

Os fatores intrínsecos são as propriedades do produto final, e incluem: atividade de água (aw); valor de pH e acidez total; tipo de ácido; potencial redox ou valor redox (Eh);

Como os microrganismos se multiplicam?

Os micróbios multiplicam-se nos alimentos quando encontram condições ideais de nutrientes, umidade e temperatura. Quando encontram condições ideais, os micróbios se multiplicam-se rapidamente. Para causar doença, é preciso que os micróbios multipliquem-se nos alimentos até atingir números elevados.

O que é uma população microbiana?

Conjunto de medidas utilizadas para prevenir a contaminação microbiana num material (vivo ou não) ou reduzir o número dos microrganismos já presentes.

Quais as 4 fases do crescimento bacteriano?

A curva de crescimento pode ser dividida em quatro fases: fase lag, fase log, ou exponencial, fase estacionária e fase de declínio ou morte celular.

Quais são os fatores que afetam o crescimento bacteriano?

O crescimento bacteriano é influenciado por vários factores ambientais, destacando-se o alimento, a temperatura, a humidade, o pH e o oxigénio. Cada um destes factores é importante e pode limitar o crescimento, determinando o desenvolvimento bacteriano.

Qual fator que limita a duplicação bacteriana?

Fatores como temperatura, ph e disponibilidade de nutrientes podem ser listados como limitantes do crescimento bacteriano. Um outro fator que limita a duplicação bacteriana é a: Resposta Selecionada: b. Salinidade.

Quais fatores interferem na fisiologia bacteriana?

Os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos, como por exemplo, o pH e a atividade de água (Aa) e aqueles inerentes ao ambiente de parâmetros extrínsecos, como a temperatura, a umidade relativa (UR ) e a presença de gases.

Quais são os principais fatores para a proliferação desenvolvimento e multiplicação dos fungos e bactérias são?

De modo geral, podemos considerar que a maioria dos microrganismos - fungos e bactérias - se desenvolve bem na faixa de temperatura entre 5°C a 65°C. Dentre todos os fatores que interferem no desenvolvimento dos microrganismos, a temperatura é o mais importante.

Quais são os fatores intrínsecos relacionados à sobrevivência e multiplicação dos microrganismos nos alimentos?

Os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos, como por exemplo, o pH e a atividade de água (Aa) e aqueles inerentes ao ambiente de parâmetros extrínsecos, como a temperatura, a umidade relativa (UR ) e a presença de gases.

O que é microbiana?

Em que há micróbios (ex.: plâncton microbiano). 3. Que é causado por micróbios (ex.: infecção microbiana).

O que é uma ação microbiana?

Direta ou indiretamente, os dejetos humanos e de outros animais, seus organismos e os tecidos das plantas são depositados ou enterrados no solo. De alguma maneira todos desaparecem, transformados em substâncias que constituem o solo.

Qual o principal objetivo do controle microbiano?

- Prevenir a transmissão de doenças. Esse controle de microrganismos é possível pela ação de agentes físicos e químicos, que possuem propriedades de matar a célula microbiana, ou de impedir a sua reprodução.

Como microrganismos se reproduzem?

As bactérias se reproduzem assexuadamente por um processo chamado divisão binária, também conhecida como cissiparidade ou bipartição.

Quais são os 4 fatores que influenciam no crescimento dos microrganismos?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.

Como os microorganismos se alimentam?

Os autótrofos sintetizam seus alimentos a partir de dióxido de carbono; os fotossintéticos utilizam a luz como fonte de energia; e os quimiossintéticos, algumas reações químicas inorgânicas. Os heterótrofos dependem das moléculas orgânicas elaboradas pelos autótrofos que absorvem ou ingerem.

Que são fatores intrínsecos e extrínsecos?

Os fatores que interferem na conservação dos alimentos podem ser intrínsecos, quando relacionados com as características próprias do alimento, ou extrínsecos, quando relacionados com o ambiente no qual o alimento se encontra.

O que é um fator intrínseco?

O fator intrínseco (FI) é uma glicoproteína de 50kDa, importante na absorção de vitamina B12 (fator extrínseco) no trato digestivo. O FI é produzido por células parietais da mucosa do estômago e após sua secreção no estômago, o FI se liga à vitamina B12 que foi ingerida com alimentos.

Quais são fatores intrínsecos e extrínsecos?

Fatores intrínsecos – relacionados às características próprias do alimento. Fatores extrínsecos – relacionados ao ambiente onde está o alimento. O conhecimento dos fatores permite prever: ❑ vida útil de um alimento ou produto; ❑ estabilidade microbiológica.

Qual a importância da microbiologia de alimentos para assegurar a saúde das pessoas?

Ela é responsável por associar os principais patógenos, ver sua frequência e prevalência, quais são os alimentos mais relacionados a determinados patógenos, quais as regiões que aparecem com mais frequência; uma linha que trabalha com dados e informações que ajudam a compreender a epidemiologia desses microrganismos.

Artigo anterior
Como que se faz uma legenda?
Artigo seguinte
Quais tumores aumenta o beta hCG?