O que libaneo fala sobre plano de aula?

Perguntado por: Mário Bernardo Anjos de Marques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (63 avaliações)

De acordo com Libâneo (1994) o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em fase dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.

O que é plano de aula libaneo?

O plano de aula segundo Libâneo (1993) é um instrumento que sistematiza todos os conhecimentos, atividades e procedimentos que se pretende realizar numa determinada aula, tendo em vista o que se espera alcançar como objetivos junto aos alunos.

Quais são as fases do plano de aula segundo Libâneo?

Segundo Libâneo (1994), o planejamento de ensino possui três fases: Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de aula.

O que falar sobre plano de aula?

Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.

O que é aula na concepção de Libâneo e quais as suas etapas?

A aula é a forma predominante de organização do processo de ensino. Neste capítulo, o professor Libâneo explica o conjunto de meios e condições necessárias para realizarmos um conjunto de aulas, estruturando sua relação entre tipos de aulas e métodos de ensino.

Gestão e Planejamento Escolar conforme Libâneo | Pedagoga Concurseira

42 questões relacionadas encontradas

Qual autor fala sobre planejamento escolar?

Segundo Menegolla e Sant'anna (2001), o processo de ensino e aprendizagem é decorrente de um planejamento sistematizado na reflexão de suas atividades para que possa de fato ser conceituado como contribuinte para o sucesso das ações escolares.

O que diz Vasconcellos sobre planejamento?

Segundo Vasconcellos (2000) o conceito de planejar fica claro, pois: “Planejar é antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a ser realizadas e agir de acordo com o previsto. Planejar não é, pois, apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensa.” (p. 79).

O que é planejamento Segundo autores?

Para Chiavenato (2004), o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer, antes de a ação ser necessária Sob o aspecto formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e estabelecer previamente os cursos de ação necessários e os meios adequados para atingir os objetivos.

Quais são os cinco passos didáticos apontados por Libâneo 1994 para o bom desenvolvimento da aula?

A cinco momentos da metodologia de ensino na sala de aula:
  • Orientação inicial dos objetivos de ensino aprendizagem;
  • Transmissão /assimilação da matéria nova;
  • Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e hábitos;
  • Aplicação de conhecimentos, habilidades e hábitos;

Quem é Libâneo E o que ele defende?

José Carlos Libâneo é o criador do termo Pedagogia Crítico social dos conteúdos, seus pensamentos estão relacionados à teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola. Atualmente, desenvolve pesquisas dentro da teoria histórico-cultural.

Qual o papel do professor segundo Libâneo?

Segundo Libâneo (1994), o professor tem o dever de planejar, dirigir e controlar esse processo de ensino, bem como estimular as atividades e competências próprias do aluno para a sua aprendizagem.

Qual o objetivo do plano de aula?

Os objetivos específicos darão uma maior delimitação ao tema, além de detalhar os processos necessários para a realização do trabalho. Resumir e apresentar a ideia central de um trabalho acadêmico. Apresenta de forma mais detalhada os resultados que se pretende alcançar através da pesquisa.

O que colocar na introdução de um plano de aula?

INTRODUÇÃO: Pressupõem-se no plano e na ação da aula iniciá-los apresentando o con- texto, o conteúdo e os conceitos centrais a serem trabalhados.

Qual é a importância de um plano de ensino?

O plano de aula é importante pois explicita o que são os objetivos da aula, como serão atingidos e em quanto tempo. Ele funciona como uma guia que orienta o professor sobre seus objetivos e abre um leque de opções criativas a fim de alcançá-los.

Quais são as fases de uma aula?

Uma boa aula deve ter quatro etapas
  • Introdução ou retomada.
  • Construção do conteúdo.
  • Aplicação do conteúdo.
  • Fixação do conteúdo.

Quais são os elementos que compõem um plano de aula?

Os elementos mais importantes de um plano de aula
  • Metas. Um bom plano de aula deve incluir um conjunto de metas. ...
  • Objetivos. A parte dos objetivos de um plano de aula detalha o que os alunos devem aprender durante a aula e por quê. ...
  • Procedimentos. ...
  • Tarefas e avaliações.

Qual a visão de Libâneo sobre a didática?

Segundo as teorias de Libâneo: A Didática é uma forma pedagógica que estuda conjuntos da forma teórica com a prática, para que juntas formem um conhecimento e aprendizagem satisfatórias.

O que é plano de aula e plano de ensino?

Enquanto o plano de ensino abarca um longo período, a visão geral da matéria (macro), o plano de aula é o roteiro de cada aula, cada encontro (micro). É através do plano de aula que o professor vai poder sistematizar o conteúdo de cada compromisso, elencando objetivos, metodologia e bibliografia.

O que é ensino e plano de aula?

O Plano de Ensino é o registro do planejamento das ações pedagógicas a serem executadas numa disciplina curricular em um determinado período letivo. ... Ele orienta o trabalho docente, é com base no plano de ensino que o professor prepara suas aulas.

Qual a diferença entre planejamento de aula e plano de aula?

Em outras palavras, podemos afirmar que os planos são ações pensadas dentro do ciclo do projeto e elaboradas com o objetivo de cumprir uma série de ações determinadas no planejamento, considerando os princípios e as ações que o norteiam.

Quais são os componentes do processo de ensino e aprendizagem?

O planejamento de ensino possui componentes básicos que são: os objetivos, o conteúdo, procedimento de ensino, recursos de ensino e avaliação. O objetivo é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade e são sempre do aluno e para o aluno.

Fazem parte das funções do ensino superior segundo Libâneo?

2) Fazem parte das funções do ensino superior segundo Libâneo ( LIBÂNEO, José C. fundamentos teóricos e práticos do trabalho docente- Estudo introdutório sobre pedagogia e didática. Pontifica Universidade católica de São Paulo, 1990). b) Desenvolver habilidades e capacidades de pensar.

Quais os tipos de planejamento de ensino?

Existem 2 tipos de planejamento escolar: o estratégico e o participativo.
...
Realidade interna escolar
  • infraestrutura;
  • qualificação;
  • número de funcionários;
  • os resultados dos alunos no último Enem e demais vestibulares;
  • as dificuldades enfrentadas pela gestão pedagógica.

O que é planejamento estratégico Segundo Chiavenato?

Para Chiavenato (2003) Planejamento estratégico está relacionado com os objetivos estratégicos em curto, médio e longo prazo que afetam a direção ou viabilidade da empresa.

Qual é o conceito de planejamento?

O que é Planejamento:

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.

Artigo anterior
Como limpar rejunte Recém-aplicado?
Artigo seguinte
O que caracteriza recepção?