O que laqueadura?

Perguntado por: Mónica Íris Matos Ferreira Mendes  |  Última atualização: 17. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)

A laqueadura, também conhecida como ligadura tubária, é um método contraceptivo que consiste em cortar, amarrar ou colocar um anel nas trompas de Falópio, interrompendo assim a comunicação entre o ovário e o útero, o que impede a fecundação e o desenvolvimento de gravidez.

Como é feita a cirurgia de laqueadura?

A ligadura das trompas é realizada por meio de diferentes métodos cirúrgicos que consistem em cortar as tubas uterinas e amarrar suas extremidades. O procedimento pode ser feito por via abdominal ou vaginal. Na laqueadura por via abdominal, são utilizadas duas técnicas: laparotomia e videolaparoscopia.

É possível engravidar depois de ter feito laqueadura?

É possível engravidar depois de fazer a laqueadura? Apesar de pequenas, as chances de uma gravidez acontecer mesmo após a ligadura das trompas existem. A taxa de reversão espontânea da laqueadura é de 0,5% a 1% – aqui no Brasil, estima-se que de uma a cada duzentas mulheres laqueadas acabem engravidando.

Quando a laqueadura é indicada?

Para quem a laqueadura é indicada

A laqueadura serve para a mulher ou casal que opta por uma anticoncepção definitiva, ou seja, esterilização feminina para pacientes que não podem engravidar por risco de morte ou não querem mais gestar.

Como se recuperar de uma laqueadura?

O tempo de recuperação da cirurgia de laqueadura costuma ser entre 24 a 48 horas após o procedimento. Aconselha-se repouso, sem a prática de atividades físicas e sexuais durante este período.

O que é laqueadura? ✂️

24 questões relacionadas encontradas

Quantos dias de resguardo após laqueadura?

Após a cirurgia são necessários dez dias de repouso. É importante que a mulher não tenha relações sexuais por cerca de uma semana, e seja utilizada camisinha por aproximadamente um mês, em todas as relações.

Qual é o resguardo de uma laqueadura?

O tempo de repouso depende da técnica cirúrgica empregada sendo que a cirurgia laparoscópica costuma ter uma recuperação mais rápida do que a cirurgia convencional pelo corte da cesária. Mas em média indicamos 15 dias de repouso após a cirurgia e retiramos os pontos em 7 dias.

Quais as consequências de uma laqueadura?

Não tem efeitos colaterais. Não usa hormônios (que podem causar redução do desejo sexual ou levar à trombose) Deixa de haver necessidade de se preocupar com contracepção. Não é preciso se lembrar de nada (como no caso da pílula)

O que a laqueadura pode causar?

A laqueadura é considerada um procedimento seguro, no entanto assim como outras cirurgias pode ter riscos, como hemorragia, infecção ou lesões em outros órgãos internos, por exemplo.

Quais as vantagens da laqueadura?

Vantagens de realizar a laqueadura tubária:
  • Dentre todos os métodos anticoncepcionais vigentes, a laqueadura tubária é aquela que apresenta o menor risco de gravidez;
  • Economia relacionada aos possíveis gastos com outros anticoncepcionais;
  • Não interfere na libido;
  • Não interfere no processo de amamentação;

Quais são os sintomas de uma gravidez com laqueadura?

Alguns sinais e sintomas que podem indicar a gravidez fora do útero incluem a dor de apenas um dos lados da barriga, que vai piorando a cada dia, sempre de forma localizada e semelhante à cólica, e sangramento vaginal, que pode iniciar com algumas gotas de sangue, mas que em pouco tempo se torna mais forte.

Quais os sintomas de uma gravidez depois da laqueadura?

Portanto, se você fez laqueadura e está com mais de 15 dias de atraso na menstruação e outros sintomas de gravidez, deve falar com o médico ginecologista, médico de família ou clínico geral para fazer um exame de gravidez. Embora não seja comum, você pode estar grávida, mesmo laqueada.

Como saber se estou grávida depois da laqueadura?

Se for Parto cesárea durante o procedimento o médico poderá ver se foi feita a Ligadura Tubárea e se houve uma reanastomose da tuba uterina. Se for Parto normal após o puerpério poderá ser solicitado um exame de Histerossalpingografia para verificar se as trompas uterinas estão pérvias (permeáveis) ou não.

Como é feita a laqueadura na cesárea?

A realização desse procedimento pode ser feita por videolaparoscopia, em que três pequenas incisões são feitas no abdômen, laparotomia, em que é feita uma incisão semelhante à cesárea, a minilaparotomia, que deixa uma cicatriz menor que a da cesárea e através de hiteroscopia, em que o equipamento cirúrgico é ...

Como é feita a laqueadura por laparoscopia?

A laqueadura por laparoscopia é um procedimento cirúrgico realizado através de uma pequena incisão perto do umbigo e na parte inferior do abdômen, com introdução de um dispositivo chamado laparoscópio, usado para ver as trompas de Falópio. O médico pode usar anéis ou clips para fechar as trompas.

Qual tipo de anestesia para laqueadura?

A indicação anestésica é feita pelo anestesista, porém via de regra para uma cirurgia de laqueadura a anestesia utilizada é a raquianestesia. Porém se o procedimento for laparoscópico, a anestesia será geral.

Quais os prós e contras da laqueadura?

Quais as vantagens e desvantagens da laqueadura?
  • Contracepção eficaz e permanente;
  • Ausência do uso de hormônios;
  • Acessível: a cirurgia é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde;
  • Redução ou ausência de efeitos colaterais;
  • Manutenção do desejo sexual e da libido;

Qual o tipo de laqueadura mais segura?

A ligadura de trompas é o método contraceptivo mais eficaz conhecido, embora ainda haja uma pequena chance da mulher engravidar. Quando a gestação ocorre, há uma grande probabilidade de que seja uma gravidez ectópica (fora do útero).

Qual a laqueadura mais segura?

A técnica francesa de Pomeroy, que amarra e corta as trompas, é a mais usada no Brasil. Segundo o ginecologista José Bento, esse procedimento é um dos mais simples, e o risco de gravidez nesse caso é de um em 2 mil – muito menor que o da pílula anticoncepcional, que é de dois ou três para cada cem, por exemplo.

Como fica a barriga depois da laqueadura?

Se a sua laqueadura foi realizada com corte na barriga semelhante a uma cesárea, é ainda normal sentir algumas dores. Essas dores tem que reduzir progressivamente e não podem estar associadas com febre, náuseas ou vômitos, alteração do funcionamento do intestino, ardor para urinar, etc.

Quanto tempo demora uma laqueadura?

Laqueadura A cirurgia é relativamente simples e dura cerca de 40 minutos. Nela, as tubas uterinas, também conhecidas como trompas, são cortadas e suas extremidades amarradas, impedindo assim a descida dos óvulos e a subida dos espermatozoides.

Quanto tempo dura o resguardo de uma gravidez ectópica?

A gravidez ectópica raramente não requer abordagem cirúrgica. Quando indicada pode ser realizada por videolaparoscopia ou laparotomia. Nas cirurgias por vídeo a recuperação é um pouco melhor e o repouso gira em torno de 2-3 semanas, nas cirurgias abertas (laparotomia) o repouso gira em torno de 4 semanas.

Tem como saber se as trompas foram amarradas ou cortadas?

Qual o motivo para saber se foi cortada ou amarrada? A eficacia da laqueadura é semelhante. Você pode perguntar para o seu médico como ele fez a laqueadura. Você pode solicitar a revisão do prontuário médico do hospital onde realizou a laqueadura.

Como ter um filho depois da laqueadura?

O método de fertilização in vitro é o mais indicado para mulheres que fizeram laqueadura e querem engravidar, uma vez que não a fecundação não passa pelas trompas. Os óvulos são retirados diretamente dos ovários e fecundados em laboratório. Depois disso, os embriões são introduzidos diretamente no útero da mulher.

O que pode atrasar a menstruação sendo laqueada?

A laqueadura não atrasa a menstruação. Não há nenhuma prova científica que a cirurgia de laqueadura faz atrasar a menstruação. As mulheres que realizaram laqueadura continuam menstruando normalmente.

Artigo anterior
Qual é a importância dos jogos tradicionais?
Artigo seguinte
Como escolher logomarca?