O quê histeria para psicanálise?
Perguntado por: José Micael Neves | Última atualização: 8. Februar 2025Pontuação: 5/5 (66 avaliações)
Uma das conseqüências possíveis é a histeria. De acordo com a psicanálise, a organização histérica, entendida como um modo de funcionamento psíquico, caracteriza-se por uma busca permanente, incansável e inconsciente de uma pessoa em ser o objeto do desejo de outra.
O que é a histeria?
Histeria é um tipo de neurose que se caracteriza predominantemente, pela transformação da ansiedade subjacente para um estado físico. A palavra vem do termo grego “hystéra”, que significa útero. A própria palavra nos revela o caráter feminino da doença, já que era atribuída a uma disfunção uterina.
Como se chama histeria hoje?
O diagnóstico para a pessoa histérica era conhecido como neurose histérica ou histeria de conversão. Hoje o diagnóstico é nomeado como transtorno dissociativo ou conversivo.
Como era tratada a histeria antes da psicanálise?
O tratamento é claro: a atividade sexual regular. Essa ideia se fixará por muitos séculos, ora se escondendo, ora retornando com muita força. Na Idade Média esses conceitos médicos são esquecidos, e a histérica é vista simplesmente como uma mulher dominada pelo demônio.
Por que a clínica da histeria foi importante para o nascimento da psicanálise?
A clínica da histeria configura-se uma das bases principais da Psicanálise. Foi através de sua formação acadêmica na França, com Charcot, e seu trabalho conjunto com Breuer, que Freud vislumbrou os fenômenos da divisão psíquica, que o levaram a descoberta do inconsciente.
Histeria e Psicanálise: ENTENDA TUDO | Aula 01| Lucas Nápoli
Quais os métodos que Freud criou para a cura da histeria?
Por meio do conceito de catarse, foi criado o método catártico. A primeira vez que esse método foi mencionado por Freud, foi em 1895, no livro Estudos sobre a Histeria. Ao lado da associação livre, o método catártico permitiu ao paciente a purgação, a liberação e descarga dos sentimentos que geravam conflito para si.
Como é o comportamento do paciente com histeria?
O transtorno de personalidade histriônica é caracterizado por excitabilidade emocional, instabilidade, formação reativa e autodramatização. O paciente busca de modo excessivo a atenção do outro num processo que é muitas vezes acompanhado de atitudes sedutoras.
O que é a histeria para Lacan?
Para Lacan, a histeria é um modo de lidar com o desejo, e é estrutural da condição histérica ter seu desejo insatisfeito. Em 1957, Lacan afirma que a histeria é uma estrutura clínica, e que seu funcionamento é amar por procuração.
Como citar Freud Estudos sobre a histeria?
& FREUD, S. (1893-1895) “Estudos sobre a Histeria”. Em: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud [ESB]. Rio de Janeiro: Imago, 1977, vol.
Qual a diferença entre neurose e histeria?
Resumo. A neurose é uma estrutura psíquica caracterizada por sintomas de origem infantil a partir de um conflito psíquico recalcado. A histeria é uma neurose que tem como característica a conversão somática como peculiar na formação de seus sintomas.
Quais são os tipos de histeria?
3.1 TIPOS DE HISTERIA
Segundo Roudinesco (1988), Freud teria classificado a histeria em quatro tipos dis- tintos, sendo estas: de angústia, de conversão, de defesa e de retenção.
Como era tratada a histeria feminina?
O tratamento destas mulheres consistia em colocar substâncias aromáticas na vulva, de modo a que o útero se sentisse “atraído” e regressasse ao seu local habitual. Do mesmo modo, o acto de cheirar essências pútridas visava expulsar o útero das regiões tóraco-abdominais em direcção à cavidade pélvica.
Qual é a origem da histeria?
O termo tem origem no termo médico grego hysterikos, que se referia a uma suposta condição médica peculiar a mulheres, causada por perturbações no útero, hystera em grego. O termo histeria foi utilizado por Hipócrates, que pensava que a causa da histeria fosse um movimento irregular de sangue do útero para o cérebro.
Qual mecanismo de defesa da histeria?
No caso da histeria, a defesa primária cede lugar à defesa patológica. As duas formas de defesa seguem o mesmo princípio: evitar o desprazer e buscar o equilíbrio das excitações de acordo com o principio de constância.
Qual o mecanismo de defesa da histeria?
Numa das formas de histeria (a de defesa), ela provoca a dissociação entre a representação e o afeto, enfraquecendo assim a primeira e convertendo essa soma de excitação retirada em algo somático.
O que Freud chama de conversão histérica?
Freud denomina de solicitação somática a propensão de algumas pessoas a transformar a dor psíquica em dor física, indicando, ainda, que a presença de doenças físicas anteriores à conversão favoreceria a localização do sintoma em uma determinada área do corpo (Freud, 1893-1895/2007).
Quais são as características da histeria?
Os sintomas da histeria são paralisias histéricas, anestesias e analgesias histéricas, perturbações, perda de fala e rouquidão. Podem também ocorrer pseudocrises ( semelhantes a crises epilépticas), amnésias, ilusões e alucinações. A histeria é mais comum em mulheres que tenham ou não antecedentes de neurose histérica.
Como a histeria ama?
Nota-se a presença das indicações de Lacan (LACAN, 1956-1957) a respeito da histeria: a histérica ama por procuração, seu objeto é homossexual e ela o aborda por identificação a alguém do outro sexo.
Em que momento Freud passou a questionar a origem da histeria?
Foi somente a partir de 1886, com Breuer e Freud tratando casos de histeria não-traumática, que foi possível classificar os sintomas e questionar as circunstâncias em que eles teriam aparecido pela primeira vez.
Qual a frase mais famosa de Freud?
- Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida. ...
- Fui um homem afortunado; na vida nada me foi fácil. ...
- A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.
Quais são as 4 ideias de Freud?
é sobre os quatro conceitos considerados por Lacan como fundamentais que este trabalho trata, a saber: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.
Qual era a causa da histeria de acordo com Freud EJ Breuer?
A hipótese de Breuer salienta que a causa primeira da histeria pode ser encontrada na interferência de um estado anormal de funcionamento da consciência denominado "hipnoide". Trata-se de uma situação limítrofe entre o sono e a vigília que torna o doente mais suscetível à sobrecarga de afeto.
Qual a diferença entre histeria e depressão?
Enquanto na histeria, afirma o autor, a bissexualidade está diretamente implicada, porque conflitante, na depressão, ao contrário, há uma clivagem; de um lado, o feminino e o masculino afetam sobremaneira, de outro é indiferente.
O que é perversão para a psicanálise?
O conceito de perversão era usado na Psiquiatria para catalogar comportamentos sexuais desviantes da norma. Freud designou como perversão uma posição subjetiva direcionada ao desmentido da castração. Segundo Lacan, a perversão é sobretudo um fato de linguagem.
Como saber se sou histérica ou obsessiva?
Para o obsessivo, trata-se de uma questão sobre a existência (estou vivo ou estou morto?); para a histérica, trata-se de uma questão sobre o sexo (sou homem ou sou mulher?) que é subsumida pela questão – tanto para o homem quanto para a mulher histérica – "o que é ser mulher?" (QUINET, 1996, p. 29).
Qual a finalidade da pena privativa de liberdade?
Quem trabalha Dia 18 de outubro?