O que ginastica laboral?

Perguntado por: Flávio Alexandre Melo  |  Última atualização: 23. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (37 avaliações)

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

Qual é o conceito de ginástica laboral?

A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação.

Para que serve o exercício laboral?

A finalidade da Ginástica Laboral é a prevenção de doenças ocupacionais, lesões e fadiga muscular. Os exercícios são aplicados por especialistas e especialmente desenvolvidos para a correção de posturas inadequadas. Além disso, a prática auxilia na melhora do relacionamento empresa/funcionário.

Quais são os 3 tipos de ginástica laboral?

Tipos de ginástica laboral
  1. Ginástica laboral preparatória. De acordo com o próprio nome, ela tem o objetivo de iniciar a preparação a jornada de trabalho. ...
  2. Ginástica laboral compensatória. ...
  3. Ginástica laboral de relaxamento. ...
  4. Ginástica laboral corretiva.

O que é ginástica laboral e quais são seus benefícios?

A Ginástica Laboral é a atividade física destinada aos funcionários durante o expediente de trabalho. Com intervenções entre 10 e 15 minutos, é baseada em técnicas de alongamento, respiração, percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos.

Ginástica Laboral: História, conceitos e aplicabilidade

28 questões relacionadas encontradas

Quais os objetivos da ginástica laboral cite os?

Os objetivos da Ginástica Laboral são:

- Contribuir para a consciência corporal; - Aliviar o estresse; - Trabalhar a reeducação na postura; - Prevenir lesões por traumas cumulativos como lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.

Quais as vantagens e desvantagens da ginástica laboral?

5 BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL
  1. 1 – Diminuição dos Afastamentos. ...
  2. 2 – Prevenção de Doenças Laborais. ...
  3. 3 – Redução da Fadiga. ...
  4. 4 – Alivio das Tensões. ...
  5. 5 – Aumento da Produtividade.

Quais são os tipos de ginástica laboral?

A Ginástica Laboral é dividida em quatro diferentes tipos, um para cada momento do dia: Ginástica Laboral Preparatória. Ginástica Laboral Compensatória. Ginástica Laboral de Relaxamento.

Quais as modalidades da ginástica laboral?

As modalidades da Ginástica Laboral
  1. 1 Ginástica Laboral de Compensação. ...
  2. Ginástica Laboral Preparatória. ...
  3. Ginástica Laboral Compensatória. ...
  4. Ginástica Laboral Corretiva. ...
  5. Ginástica Laboral de Manutenção ou de Conservação. ...
  6. Ginástica Laboral de Relaxamento. ...
  7. Ginástica Laboral de Descontração.

Quais são os tipos de ginástica que existem?

As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.

É realizada no início de jornada de trabalho e tem a função de ativar o corpo e Prepará-lo para o trabalho físico?

Ginástica laboral preparatória

É realizada no início da jornada de trabalho e tem a função de ativar o corpo e prepará-lo para o trabalho físico. Melhora o nível de disposição, elevando a temperatura do corpo, oxigenando os tecidos e aumentando a frequência dos batimentos do coração.

O que o funcionário ganha com a ginástica laboral?

Por meio desses exercícios, há a melhora do sistema cardíaco e respiratório, bem como o aumento da consciência corporal e a melhoria no condicionamento físico e na flexibilidade. Já na ginástica corretiva, o foco está em corrigir danos causados pelas atividades físicas realizadas durante o trabalho.

Em que está ligada a ginástica laboral?

A ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço especifico dentro da empresa, tendo a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza.

Qual é o conceito de ginástica localizada?

A aula de ginástica localizada é uma forma de exercício físico em que os músculos são exercitados de maneira isolada ou em grupo, divido por blocos de exercício, com alto gasto calórico (queime calorias).

O que é uma ginástica formativa?

A ginástica formativa é aquela que vai auxiliar o desenvolvimento corporal, através de movimentos que tem propósito de desenvolver a elasticidade, a velocidade, a força, a resistência e a coordenação.

Qual o significado da ginástica corporal?

substantivo feminino Modalidade de atividades e exercícios físicos especialmente elaborada para que seja praticada no local de trabalho, como forma de prevenir lesões nos sistemas músculo-esquelético e outras doenças ocupacionais: a empresa decidiu implementar um programa de ginástica laboral para os seus empregados.

Quais tipos de trabalho a ginástica postural utiliza?

Ginástica Corretiva ou Postural

Essa ginástica ajuda com o equilíbrio dos músculos. Ela ajuda a alongar os músculos que estão sobrecarregados e fortalece os músculos que estão em desuso ou quase sem uso. Esse alongamento pode ser feito entre 10 e 12 minutos, podendo ser feito duas ou três vezes por semana.

São exemplos de ginástica de conscientização corporal?

Exemplos clássicos de Ginástica de Conscientização Corporal são a Yoga e o Pilates, populares nas academias, que requerem maior concentração e autopercepção na realização dos movimentos, diferenciando-se da musculação, por exemplo, considerada uma Ginástica de Condicionamento Físico.

Quais são os tipos de ginástica competitiva?

É uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim) e também as não competitivas (Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos), como as praticadas em ...

Quais são as desvantagens da ginástica laboral?

Em contrapartida autores como, MACIEL et al (2005), citam algumas desvantagens associados à realização da Ginástica Laboral como a realização de exercícios físicos com as roupas de trabalho, o local inapropriado para a prática de atividade física e o constrangimento de se fazer exercício frente ao colega e de chefes.

Qual a principal vantagem para a empresa que proporciona a ginástica laboral a seus funcionários?

Reduz os casos de acidentes no trabalho; Diminui os atrasos e ausências; Reduz as taxas de turnover (rotatividade dos funcionários); Aumenta a interação entre os funcionários da equipe.

Quais são os pontos positivos da ginástica?

Além de reduzir o peso, a ginástica melhora o sono, ameniza a ansiedade e recupera a autoestima.
  • Reduz o peso e a gordura.
  • Melhora a força e o tônus.
  • Aumenta a flexibilidade.
  • Fortalece ossos e articulações.
  • Diminui a pressão arterial.
  • Melhora o diabetes. ...
  • Diminui o colesterol total e aumenta o “colesterol bom”.

Quais são os objetivos da ginástica laboral exceto?

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

Qual é o objetivo da ginástica laboral compensatória?

A ginástica laboral compensatória envolve, principalmente, exercícios para corrigir a postura, alongar a musculatura, trazer flexibilidade para o corpo e melhorar a respiração. As pausas para essa prática duram cerca de 15 a 20 minutos apenas, mas trazem resultados impactantes.

Onde a ginástica se desenvolveu?

A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir do exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias.

Artigo anterior
O que é atividade fisica?
Artigo seguinte
O que e ponte rolante?