O que garante a Lei Maria da Penha?

Perguntado por: Juliana Valente  |  Última atualização: 15. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (37 avaliações)

A lei define que a violência doméstica contra a mulher é crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir a agressão. A lei indica a responsabilidade que cada órgão público tem para ajudar a mulher que está sofrendo a violência.

O que assegura a Lei Maria da Penha?

A lei prevê como medidas protetivas o afastamento do agressor do lar, a proibição de contato, a transferência da vítima e de seus dependentes a um abrigo especializado ou a inclusão em programa oficial de proteção.

O que a Lei Maria da Penha garante às mulheres?

Principais inovações da Lei Maria da Penha

Estabelece as formas da violência doméstica contra a mulher como física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Determina que a violência doméstica contra a mulher independe de sua orientação sexual. Determina que a mulher somente poderá renunciar à denúncia perante o juiz.

Quem pode ser vítima de Maria da Penha?

O agressor pode ser homem ou mulher; O agressor (a) tem que possuir relação doméstica, familiar ou afetiva com a vítima; Trabalhadoras como empregadas domésticas, babás, diaristas etc também podem ser vítimas de violência doméstica quando agredidas no ambiente de trabalho.

Em que casos se aplica a Lei Maria da Penha?

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já decidiu que Lei Maria da Penha se aplica em caso de violência praticada pelo namorado ou pelo ex-namorado. ... 11.340/06, independente do agressor morar ou não com a namorada.

Lei Maria da Penha - Aspectos Gerais da Lei Maria da Penha

38 questões relacionadas encontradas

Quando foi sancionada a lei que leva o nome Lei Maria da Penha?

Saiba quais são os principais dispositivos da Lei n. 11.340/2006 e os direitos garantidos pela legislação que protege as mulheres contra a violência doméstica e familiar. A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Como foi sancionada a Lei Maria da Penha?

O presidente Lula sanciona a Lei nº 11.340/2006, com o objetivo de coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Construído a partir de ampla discussão com a sociedade civil, o projeto, de autoria do Executivo, vinha tramitando no Congresso desde 2004.

Em que ano foi criada a Lei Maria da Penha?

Assim, em 7 de agosto de 2006, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei n. 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha.

Por que foi criada a Lei Maria da Penha?

A Lei 11.340/06, que recebeu o nome de “Lei Maria da Penha”, foi fruto da organização do movimento feminista no Brasil que desde os anos 1970 denunciava as violências cometidas contra as mulheres (violência contra prisioneiras políticas, violência contra mulheres negras, violência doméstica, etc.)

Quantos anos Lei Maria da Penha?

Legislação tornou a violência doméstica um problema público

Mas não há dúvidas sobre o significado dessa conquista. A Lei Maria da Penha completa hoje (7) 15 anos.

Quais as últimas alterações na Lei Maria da Penha?

Já em 2020, a Lei nº 13.984/20 estabeleceu obrigatoriedade referente ao agressor, que deve frequentar centros de educação e reabilitação e fazer acompanhamento psicossocial. Neste ano, foi sancionada a Lei nº 14.188/21, que incluiu a existência da violência psicológica como item para o afastamento do lar.

O que mudou com a criação da Lei Maria da Penha?

Além das alterações feitas no Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal a partir da Lei Maria da Penha, o combate e a punição de casos de violência contra a mulher ganharam em 2015 uma importante aliada: a Lei do Feminicídio.

Artigo anterior
Qual o Dia do Comerciário 2020 Fortaleza?
Artigo seguinte
Como acessar o armazenamento interno do Android?