O que Froebel fala sobre o ludico?

Perguntado por: Érica Joana Gaspar Amorim Vicente  |  Última atualização: 16. Juni 2024
Pontuação: 4.3/5 (35 avaliações)

Todos os jogos de Froebel que envolvem os "dons" sempre começavam com as pessoas formando círculos, dançando, movendo-se e cantando. Dessa forma elas atingiriam a perfeita unidade. Froebel percebeu também, por meio desses jogos e brincadeiras, a grande força que os símbolos possuem para a criança.

Qual a principal teoria de Froebel?

A pesquisa demonstrou que a auto atividade livre e espontânea da criança, desenvolvida através de jogos e brincadeiras, é a principal ideia do pensamento educacional de Froebel. Palavras-chave: Froebel. Autoatividade. Jogos e brincadeiras infantis.

Como acontece o processo de aprendizagem no brincar segundo Froebel?

Para Froebel o jogo, juntamente com os brinquedos, desenvolve na criança o autoconhecimento, pois é através dele que a criança expressa sua visão de mundo. A brincadeira torna a criança auto ativa, perseverante e carinhosa.

O que defendia Froebel?

Froebel defendia a educação sem imposições às crianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, com características específicas, antecipando as ideias do suíço Jean Piaget (1896-1980). Froebel detectou três estágios: primeira infância, infância e idade escolar.

Qual a proposta de Froebel?

Desse modo, a proposta pedagógica de Froebel cria dons ou brinquedos para os primeiros passos de uma educação escolar que, além da intenção do desenvolvimento dos sentidos, primava pelo aspecto lúdico.

Friedrich Froebel - A educação infantil - o Brinquedo e o Lúdico

29 questões relacionadas encontradas

Quais são as três forças defendida por Froebel?

Acrescenta, ainda, Froebel que a formação do professor deveria atender a três perspectivas: a teórica ou intelectual; a instrução prática; e a aplicação à vida real. A primeira perspectiva tinha por objetivo ensinar a essência, a natureza e as características da criança.

Qual teoria se caracterizou na formação dos jardins de infância?

Propriamente entre os anos de 1782 a 1852, existiram os jardins de infância criados por Friedrich Froebel, pois ele via as crianças de zero a seis anos como flores e as professoras como jardineiras que iriam regá-las, ou seja, cuidá-las e educá-las.

Porquê de Froebel acreditava ser a infância a base do desenvolvimento educacional?

QUANTO A ISSO, DISSERTE SOBRE O PORQUE DE FROBEL ACREDITAR A SER A INFÂNCIA A BASE DO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL. Ola´! A infância é a base do desenvolvimento educacional porque é o primeiro contato que a criança começa a ter com o novo.

Como era a educação espontânea?

Educação espontânea

Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos. O ponto de partida do ensino seriam os sentidos e o contato que eles criam com o mundo. Portanto, a educação teria como fundamento a percepção, da maneira como ela ocorre naturalmente nos pequenos.

Quais os princípios da pedagogia da infância?

A Pedagogia da Infância admite como pressuposto básico a criança como um sujeito de direitos (a provisão, a proteção e a participação social), com base na Convenção dos Direitos das Crianças (1989).

Qual é o conceito de brincar?

O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.

Que tipo de aprendizagem o brincar promove?

Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. (BRASIL, 1998, vol. 2, p.

Qual é a percepção na prática pedagógica quanto ao brincar?

Por meio do brincar, a criança passa a desenvolver capacidades importantes, como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação e a criatividade. Enquanto a criança brinca, portanto, ela se prepara para a vida.

Qual a importância da brincadeira para Froebel?

Por isso Froebel considera a brincadeira uma atividade séria e importante para quem deseja realmente conhecer a criança. Em seu livro Pedagogia dos jardins-de-infância (1917, p. 93), Froebel reforça a idéia acima exposta ressaltando que a brincadeira é a chave para nos comunicarmos e conhecermos a criança pequena.

Quem é o pai do jardim de infância?

Jardim de infância é um termo criado pelo alemão Friedrich Froebel (1782-1852), que foi um dos primeiros educadores a se preocupar com a educação de crianças.

Qual das alternativas abaixo não representa uma das propostas e ideias pedagógicas de Froebel?

A alternativa que não representa uma das propostas/ideias pedagógicas de Fröbel é: "Só as atividades manuais satisfazem as crianças, porque são um jogo." Isso porque Fröbel acreditava que a educação deveria ser integral, envolvendo atividades manuais, jogos, música, dança, entre outras formas de expressão, e não apenas ...

O que é uma aprendizagem espontânea?

Na aprendizagem espontânea não há necessariamente um ensino; pode até ser que alguém ensine outro na convivência, porém, será um ensino ocasional, sem que seja constitutivamente necessário.

Qual foi considerado o primeiro modelo de educação?

A educação nas comunidades primitivas era um ensino informal e visava um ensino das coisas práticas da vida coletiva, focada na sobrevivência e perpetuação de padrões culturais, ou seja, não havia uma educação confiada a uma instituição específica., porque ela acontecia espontaneamente mediada pela convivência em grupo ...

Quem foi o criador do termo Kindergarten?

No dia 21 de junho de 1852, morreu o pedagogo alemão Friedrich Wilhelm August Fröbel, o idealizador e fundador do primeiro "Kindergarten" (jardim de infância) do mundo. As crianças são o gérmen da humanidade e necessitam, desde pequeninas, da proteção e dos cuidados como num jardim, por isso o nome Kindergarten.

Quem criou a Educação Infantil?

ESCOLA INFANTIL -> criada em 1816 por Robert Owen, na Escócia. Fundou o INSTITUTO PARA FORMAÇÂO DE CARÁTER que era organizado em três níveis: o 1º era a escola infantil para crianças de 3 a 6 anos; o 2º atendia crianças de 6 a10 anos e o 3º era oferecido durante a noite e atendia alunos dos 10 aos 20 anos.

Quais são os precursores da Educação Infantil?

São eles: Comenio (1592-1670), Rousseau (1712-1778), Pestalozzi (1782-1852), Froebel (1782-1852), Decroly (1871-1932), Montessori (1870- 1952), Freinet (1896-1966), Piaget (1896-1980), Vygotsky (1896 -1934) e Malaguzzi (1920-1994) Apesar das contribuições dos educadores serem de séculos anteriores, suas proposições ...

Quem é considerado o fundador da pedagogia moderna?

Contudo, atribui-se a Jean-Jacques Rousseau o título de “pai da pedagogia moderna” e a Johann Friedrich Herbart o título de “pai da pedagogia tradicional.

Como deve ser o jardim de infância para Froebel?

Embora influenciado por ele, formulou seus próprios princípios educacionais e em 1873 Froebel abriu o primeiro jardim de infância (Kindergarten). No jardim de infância as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, do qual o professor era o jardineiro.

Quem foi o idealizador do termo jardim de infância e do conceito de escolas de educação infantil?

Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância.

Por que o nome jardim de infância?

De onde vem o termo “jardim de infância”? O nome surgiu da ideia de que crianças devem ser cuidadas como as plantas de um jardim. Chamado em alemão de Kindergarten, o termo jardim de infância foi dado pelo alemão Friedrich Froebel (1782-1852), em 1836.

Artigo anterior
Quantos comprimidos ivermectina devo tomar?
Artigo seguinte
Quando começa a contar o cumprimento da pena?