O que Froebel defendia?

Perguntado por: Carlota Vanessa Pinto Ramos Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (44 avaliações)

Froebel defendia que as crianças são seres pensantes, com individualidades que precisam ser respeitadas, protegidas e cuidadas, nos âmbitos físicos e mentais. Isso porque, para ele, a infância não é um treinamento para a vida adulta, é uma fase da vida válida em si mesma.

Quais os dons de Froebel?

Conheça os 6 “dons” originais elaborados por Fröbel:
  • Novelos. ...
  • Esfera, cilindro e cubo. ...
  • O cubo dividido. ...
  • Prismas retangulares. ...
  • Cubos e prismas triangulares. ...
  • Blocos de construção.

Quem influenciou Froebel?

Friedrich Froebel (1782-1852) trabalhou com Pestallozzi e por ele foi estimulado para o interesse pedagógico. Embora influenciado por ele, formulou seus próprios princípios educacionais e em 1873 Froebel abriu o primeiro jardim de infância (Kindergarten).

Qual é a relação professor aluno na escola Froebeliana?

Quanto à relação professor-aluno, compara o aluno com uma planta e o professor como mãe - jardineiro. É necessário acompanhar o desenvolvimento da criança, se fazer presente, cuidar e proporcionar as melhores condições de crescimento; através de afeto, amizade e uma relação construtiva, humana e justa.

Qual é o papel da família para Froebel levando em conta o papel da mulher?

Segundo Arce (2002) um ideal burguês e religioso: mãe e esposa zelosa. Froebel exalta a mulher e a conclama a desempenhar o seu “glorioso papel”: rainha do lar e dos filhos. Contudo, a família deve ser conduzida através do comando da mãe, juntamente com um ambiente pleno de amor e religiosidade.

Froebel - Teórico da Educação Infantil

39 questões relacionadas encontradas

Quanto a isso disserte sobre o porquê de Froebel acredita ser a infância a base do desenvolvimento educacional?

QUANTO A ISSO, DISSERTE SOBRE O PORQUE DE FROBEL ACREDITAR A SER A INFÂNCIA A BASE DO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL. Ola´! A infância é a base do desenvolvimento educacional porque é o primeiro contato que a criança começa a ter com o novo.

Qual é a importância da parceria entre a escola e a família no processo educativo?

Família e escola atuam juntas na formação das crianças e dos jovens, pois proporcionam o suporte e o incentivo necessários para que eles se desenvolvam de forma integral e alcancem todo o potencial que possuem.

Qual é a função do professor para Froebel?

Acrescenta, ainda, Froebel que a formação do professor deveria atender a três perspectivas: a teórica ou intelectual; a instrução prática; e a aplicação à vida real. A primeira perspectiva tinha por objetivo ensinar a essência, a natureza e as características da criança.

Qual é o objetivo do programa de ensino de Decroly?

Com a ampliação do conceito de linguagem, que a lingüística viria a corroborar, Decroly pretendia dissociar a idéia de inteligência da capacidade de dominar a linguagem convencional, valorizando expressões "concretas" como os trabalhos manuais, os esportes e os desenhos.

Qual o método de Pestalozzi?

O método deveria partir do conhecido para o novo e do concreto para o abstrato, com ênfase na ação e na percepção dos objetos, mais do que nas palavras. O que importava não era tanto o conteúdo, mas o desenvolvimento das habilidades e dos valores. Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em 1746 em Zurique, na Suíça.

Como acontece o processo de aprendizagem no brincar segundo Froebel?

Preconizava a ideia de atividade e liberdade, inspirava-se no amor à criança e na natureza.

Quem implantou o jardim de infância no Brasil?

Esta pesquisa tem o objetivo de investigar o Primeiro Jardim de Infância do Brasil, fundado por Emília Erichsen em 1862.

Onde e quando foram criados os jardins de infância?

De acordo com Kishimoto (1988), o jardim de infância era uma instituição infantil com finalidades educativas criada por Frederico Guilherme Froebel, em 1840 na Alemanha, fazendo referência ao jardineiro que cuida da planta desde pequenina para que ela cresça bem, visto que os primeiros anos da criança são considerados ...

Quando foi criado o jardim de infância?

Froebel fundou o primeiro jardim de infância em 1873, propondo que seria um lugar onde a crianças estariam livres para aprender sobre si e sobre o mundo, com manuseio de objetos e participação em atividades lúdicas.

Como surgiu o jardim de infância no Brasil?

Os jardins de infância froebelianos,como inovação pedagógica, foram criados no Colégio Menezes Vieira, do Rio de Janeiro (1875), e na Escola Americana, dirigida por protestantes de São Paulo (1877).

Qual a influência de Decroly na educação infantil?

O método de estudo de Decroly baseou-se em observações de crianças em um ambiente que lhes conduzia ao pleno desenvolvimento de suas personalidades e suas capacidades e seu potencial humano. Ele introduziu uma metodologia educacional que tinha como objetivo educar as crianças “para a vida e através da vida”.

Qual é o centro de interesse desenvolvido por Decroly?

Para Decroly, existiriam 6 centros de interesse que poderiam substituir os planos de estudo construídos com base em disciplinas: a) a criança e a família; b) a criança e a escola; c) a criança e o mundo animal; d) a criança e o mundo vegetal; e) a criança e o mundo geográfico; f) a criança e o universo.

Qual a proposta de Moacir Gadotti em relação aos novos meios tecnológicos para a educação?

Gadotti então propõe uma inovação no pensar dos educadores e gestores, além do incentivo à criatividade e a uma escola mais próxima da realidade dos alunos.

Quais pensadores e educadores tiveram a preocupação com novos fundamentos para a educação das crianças?

As contribuições de John Dewey, Maria Montessori, Célestin Freinet, Jean Piaget, Lev Vigotski, Carl Rogers e Paulo Freire continuam inspirando quem pensa e produz conhecimento sobre o campo da inovação em educação.

Qual era a função dos jardins de infância?

Raízes na educação infantil

Assim, a principal finalidade dos jardins de infância era colocar as crianças em relação com a natureza e com o seu próprio desenvolvimento. O aluno era reconhecido como o protagonista de seu próprio aprendizado.

O que significa problematizar uma situação de aprendizagem?

Pergunta 3 O que significa problematizar uma situação de aprendizagem? Resposta Selecionada: Correta c. Questionar as situações cotidianas para incentivar a criança a buscar respostas.

Qual a importância da relação entre escola e família?

A família é o primeiro universo que a criança tem contato, logo após é a escola, por isso ambas as instituições devem ter uma relação de confiança, pois é isso que a criança necessita para melhorar seu processo de aprendizagem.

Qual a importância da relação família e escola?

Redução da indisciplina

Nesse contexto, uma boa relação entre a família e a escola é capaz de interromper esse ciclo. Ao se sentir acolhido e apoiado em suas atividades, em casa e na instituição de ensino, o aluno abandonará aquele comportamento e passará a ter mais foco, respeitando os momentos de aula.

Qual é a importância da família no processo educativo?

A família tem a função de complementar à formação do indivíduo, pois são os responsáveis diretos. No entanto a função de educar, de fornecer à educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são co-responsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes.

Artigo anterior
Quando Scott McCall morre?
Artigo seguinte
Quem ganhou a natação 2021?