O que Freud fala sobre aprendizagem?

Perguntado por: Fábio Francisco Guerreiro Pereira Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
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Na perspectiva do sujeito do inconsciente, a aprendizagem é um processo de transformação por resolução ou dissolução de antigas formações em novas formações do inconsciente. Com a pulsão de saber (Die Wissentrieb), Freud (1905d) vinculou curiosidade, saber e conhecimento.

Como o professor pode usar a teoria de Freud para o processo de Ensino-aprendizagem?

Em outras palavras, o professor não é um psicanalista. Nesse contexto é que Freud introduz a noção do educador analisado ou com informação psicanalítica que conduziria o processo educativo no caminho da realidade, trazendo a concepção de um trabalho educativo psicanaliticamente esclarecido (Freud, 1913-1914).

Como se dá a aprendizagem Segundo Freud?

Freud, a mola propulsora do desenvolvimento intelectual é sexual. Não há aprendizagem sem relação. O que isso nos diz? Que o ato de aprender, presumi sempre uma relação com o Outro, não há ensino sem professor.

O que a teoria psicanalítica pressupõe em relação à aprendizagem?

Pressupõe uma relação com outra pessoa, a que ensina, envolve a relação professor-aluno. Aprender é aprender com alguém. Freud nos mostra que um professor pode ser ouvido quando está revestido por seu aluno de uma importância especial. Graças a ela, o mestre passa a ter em mãos um poder de influência sobre o aluno.

Porque desejamos aprender Segundo Freud?

Para Freud as primeiras investigações são sempre sexuais e não poderiam deixar de ser, o que realmente está em jogo é a necessidade que a criança tem de definir seu lugar no mundo. ... O desejo de saber associa-se com o desejo de dominar, ver e o sublimar.

Freud e a Educação - Parte 1

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Porque desejamos aprender?

O aprender surge como oportunidade de movimento, nos desafiando e agregando valor. O ser humano é um ser social, por essa razão tende a nos ser intrínseco a necessidade de pertencimento e o desejo de interagir com o Outro.

Qual foi a contribuição de Freud para a educação?

As maiores contribuições de Freud nessa área estão no conhecimento do desenvolvimento sexual da criança (leia a reportagem sobre educação sexual) e no papel da linguagem. Pelo menos em duas ocasiões, Freud escreveu que Educação, política e psicanálise são atividades "impossíveis", pois as três lidam com a palavra.

Quais são as contribuições da teoria psicanalítica para a aprendizagem?

Outra contribuição da Psicanálise para o contexto educacional é reconhecer e trabalhar com todos os processos transferenciais que envolvem o processo de aprendizagem. A Psicanálise busca entender como esses aspectos são estabelecidos e como podem ser manejados pelo educador para potencializar o processo educativo.

Qual a maior contribuição da teoria psicanalítica para educação?

A psicanálise auxilia nas práticas educativas, pois permite a reflexão e que o professor entenda a realidade pedagógica em torno do aluno e suas práticas, e realizar as escolhas em torno de sua atuação em sala de aula, mesmo com base no posicionamento teórico.

Quais são as teorias de aprendizagem?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Como se dá a aprendizagem Segundo Vygotsky?

Segundo Vygotsky, a criança necessita de atividades específicas que proporcionem o aprendizado, pois seu desenvolvimento é dependente dessa aprendizagem por intermédio das experiências e interações em que foi submetida. O professor é o mediador desse processo, por ser o mais experiente e planejar suas intervenções.

Como Freud contribuiu?

Suas pesquisas trouxeram à luz a teoria psicanalítica, baseada em duas hipóteses: o inconsciente atua em nossa percepção consciente e muitas experiências passadas, principalmente as da infância, determinam o padrão comportamental que a pessoa terá na vida adulta.

Como Psicologia da aprendizagem pode contribuir para o papel do professor?

Se o papel do professor é ensinar e o do aluno é aprender, a psicologia da aprendizagem tenta contribuir como uma ponte, para que este processo, que nós chamamos de ato pedagógico, tenha êxito.

Como o conhecimento da psicanálise pelo professor pode contribuir de modo significativo para ajudar o aluno a ultrapassar suas possíveis dificuldades?

A psicanálise, ao colocar a linguagem como marca do humano, possibilita uma aproximação com as questões da educação, principalmente no que diz respeito à importância que o professor deve atribuir àquilo que a criança diz, bem como ao que é dito a ela.

Qual a importância da relação transferencial entre o aluno e o professor para o processo de aprendizagem?

514), "[...] a transferência é entendida como uma repetição de protótipos infantis vividos com uma sensação de atualidade acentuada". Nessa relação, está implicada uma relação de amor, uma relação afetiva. Portanto, um professor pode ser um suporte dos investimentos de seu aluno, porque é objeto de uma transferência.

Qual a contribuição da psicanálise?

A principal contribuição da psicanálise para o desenvolvimento humano está relacionada com as forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Ela procura descrever mudanças qualitativas, cujo objetivo é fazer com que as pessoas compreendam os conflitos emocionais inconscientes (FREUD, 1896).

Por que a psicanálise é uma ciência Qual a contribuição da psicanálise na formação do professor?

A Psicanálise pode contribuir para a formação do educador

O aluno se encontra numa relação de poder, sujeito a um desejo inconsciente do professor, que pode chegar a ser um bloqueador. A Psicanálise pode vir a contribuir para a formação do profissional de educação.

Qual a importância de se estudar a psicanálise?

A Psicanálise ganhou tal importância na sociedade por que explica relações e traumas nas diversas esferas da vida do ser humano. ... O Psicanalista é o profissional que conduz esse processo de mudança no alivio de traumas, dores psicológicas da vida do indivíduo como um todo.

Quais as contribuições teóricas da psicanálise para o trabalho psicopedagógico?

A psicanálise influenciou o pensamento psicopedagógico por possibilitar pensar o sujeito em sua subjetividade, identidade, aprendizagem, limites, habilidades e potencialidades, ou seja, pensar sua estrutura de personalidade e como esse sujeito se relaciona consigo mesmo e com o mundo.

O que defende a teoria de Freud?

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

O que é o desejo de aprender?

É a partir de suas relações primitivas que o sujeito irá projetar no educando as formas de aprendizagem. O sujeito em seu processo de aprendizagem, além da inscrição, pode ou não estar autorizado a aprender. Isto ocorre a partir do desejo do outro, ou seja, o sujeito aprende a partir daquilo que é desejado pelo outro.

O que quer dizer a expressão aprender a aprender?

Aprender a Aprender significa desenvolver autonomia para aprender; construir o conhecimento, aprender de forma mais significativa e ativa, quando comparado com o que ocorre via mera transmissão do conteúdo.

Qual a importância de aprender a ser?

O “Aprender a ser” destaca a importância da capacidade de autonomia e discernimento acompanhada da responsabilidade pessoal dentro de um grupo. Ou seja, mostra o papel essencial de cada um no todo! Dentro disso está incluído todo o desenvolvimento da criança que foi trabalhado nos outros itens.

Qual é a função da psicologia da aprendizagem?

A Psicologia da Aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. ... Reconhece-se, dessa maneira, que as pessoas, em especial as crianças, aprendem através de ações partilhadas mediadas pela linguagem e pela instrução.

Qual a relação da psicologia enquanto profissão com a educação?

Uma segunda maneira de encarar a relação entre a Psicologia e a Educação, acredita que a escola promove o desenvolvimento psicológico. Ou seja, o trabalho realizado dentro das salas de aulas no processo ensino-aprendizagem, favorece o desenvolvimento psicológico em vários aspectos sociais, afetivos e cognitivos.

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