O que foram as escolas especiais?

Perguntado por: Viviane Leite  |  Última atualização: 16. März 2022
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Origens da educação especial
Foi na época de D. Pedro II, mais especificamente na década de 50 do século 19, que foram criadas as primeiras escolas voltadas para alunos com necessidades especiais, mais especificamente os surdos-mudos e os deficientes visuais.

O que é uma escola especial?

De acordo com o Art. 58 da Lei n° 9.394/1996 , entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar, na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais.

O que era E o que é escola especial no Brasil?

Historicamente, a educação especial tem sido considerada como educação de pessoas com deficiência, seja ela mental, auditiva, visual, motora, física múltipla ou decorrente de distúrbios evasivos do desenvolvimento, além das pessoas superdotadas que também têm integrado o alunado da educação especial.

Qual é a trajetória da Educação Especial no Brasil?

Entende-se como marco histórico da educação especial no Brasil o período final do século XIX, com a criação do Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, sob a direção de Benjamin Constant, e o Instituto dos Surdos-Mudos, em 1857, (JANNUZZI, 1985, 2004; MAZZOTTA, 2005).

Quais os quatro momentos históricos da Educação Especial?

Destacam-se, dentre esses marcos históricos: a Declaração Universal dos Direitos do Homem pela ONU (1948); a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989); a Conferência Mundial Educação para Todos (1990), com a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990); a Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Espe ...

História da Educação Inclusiva

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Quem foi o pai da Educação Especial?

No século XIX na França, Jean Itard elaborou o primeiro programa sistemático de educação especial, sendo assim considerado o pai da Educação Especial.

Quando ocorreu o primeiro marco da educação especial no Brasil?

Criada pelo governo federal brasileiro em 2008, a Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva é um importante marco regulatório para a garantia da matrícula das pessoas com deficiência na escola comum.

Quando começou a inclusão social?

O movimento de inclusão surgiu no Brasil no final da década de 80 sendo incrementada em 90, enquanto em outros países já existia desde a década de 50. A inclusão surge visando garantir que todos frequentem a sala de aula do ensino regular da escola comum, independentemente do tipo de deficiência, sendo grave ou não.

Como era a Educação Especial antigamente?

Origens da educação especial

Foi na época de D. Pedro II, mais especificamente na década de 50 do século 19, que foram criadas as primeiras escolas voltadas para alunos com necessidades especiais, mais especificamente os surdos-mudos e os deficientes visuais.

Qual é o papel da Educação Especial nos dias de hoje?

Nesse processo de transformação, a Educação Especial vem desempenhando um importante papel: desenvolver um conjunto de conhecimentos, recursos humanos, estratégias e materiais que, postos pedagogicamente a serviço do sistema educacional - ao longo de todos os níveis e modalidades de ensino - possam responder de forma ...

Quais as características do ensino especial na década de 70?

oportunidades, mas aparece a responsabilidade do Estado com a Educação Especial no que se refere a assistência educacional dos excepcionais. Na década de 1970, a escola passa ser enfatizada como mecanismo à formação de capital humano, o qual agregado ao capital físico da empresa aumentará a produtividade.

O que é Educação Especial e Inclusão?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.

O que diz a LDB sobre a Educação Especial?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.

Como é o ensino na Educação Especial?

A Educação Especial ou Educação Inclusiva se trata do ensino voltado para pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e múltiplas, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. O atendimento de cada aluno é exclusivo e específico, variando de acordo com suas condições.

Qual a diferença entre AEE e Educação Especial?

ATENDIMENTO AEE

As pessoas com deficiências têm direito à uma sala de recursos que objetiva potencializar as capacidades dos indivíduos, esse atendimento – como dissemos anteriormente – acontece no contraturno. A perspectiva da Educação Especial não é a deficiência, nem a dificuldade, mas a POTENCIALIDADE.

Qual a modalidade da Educação Especial?

A Educação Especial é a “modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação” (Redação dada pela Lei nº 12.796/2013, art.

Como era a inclusão antigamente?

Em épocas remotas, principalmente nas sociedades greco-romanas, toda criança que possuía deficiência física, cognitiva ou sensorial eram rejeitas. Muitas eram abandonadas, e outras até mortas, pois na visão deles elas não possuíam uma beleza, o que era muito valorizado por aqueles povos.

Como eram tratadas as pessoas com deficiência na Antiguidade?

Assim, os deficientes eram tratados de diferentes formas: ora eram rejeitados ora mereciam piedade; ora eram protegidos ou até mesmo supervalorizados; ora sacrificados ou ainda excluídos do convívio social.

Como eram tratadas as crianças especiais antigamente?

Em alguns lugares, bebes que nasciam com deficiência física eram mortos ou abandonados, se estes sobrevivessem, eram levados para divertir os nobres, como bobos da corte ou nos circos. ... Com o passar dos anos, sugiram os hospitais de caridade e asilos que abrigavam e cuidavam das pessoas com deficiência.

Quem criou a inclusão social?

Do ponto de vista sociológico, a ideia de inclusão social remete as noções que Émile Durkheim tinha da educação e sua função de integrar harmoniosamente o indivíduo na sociedade, evitando os conflitos e o isolamento.

Qual é a importância da inclusão?

Qual a importância da inclusão social? ... Dessa forma, a inclusão social é importante pois combate a segregação social e viabiliza a democratização de diversos espaços e serviços para aqueles que não possuem acesso a eles.

Como surgiu o termo inclusão?

A palavra inclusão (1999) vem do latim, do verbo includere e significa “colocar algo ou alguém dentro de outro espaço”, “entrar num lugar até então fechado”.

Qual foi o primeiro marco legal de nosso país que tratou sobre educação especial?

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, no artigo 58, a educação especial constitui “a modalidade de educação escolar oferecida prefe- rencialmente na rede regular de ensino, para educandos com defici- ência, transtornos globais do desenvolvimento e ...

Quais são os marcos da Educação Especial no Brasil?

, no nosso país, da educação inclusiva. O artigo 208, III, de nossa Carta Magna prescreve que “o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferen- cialmente na rede regular de ensino”.

Qual foi o marco para pessoas com deficiência no Brasil?

A Declaração de Salamanca (1994), marco da incorporação legal da inclusão no nosso país, não foi uma criação de políticos e sim fruto da movimentação de um grupo de pessoas que entendiam a necessidade de se ampliar a discussão sobre o tratamento destinado aos deficientes a várias instancias sociais, com o objetivo de ...

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