O que foi o segundo governo geral?

Perguntado por: Catarina Amaral  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (26 avaliações)

O governo de Duarte da Costa foi marcado por vários conflitos com as populações indígenas. Duarte da Costa foi o segundo representante da Coroa Portuguesa que controlou politicamente o Brasil no período dos governos gerais.

O que é o que é foi o segundo governo geral?

Neste sentido, foi o segundo governador-geral do Brasil. Seu governo durou de 8 de maio de 1553 a 16 de janeiro de 1558. Principais realizações do do governo de Duarte da Costa: - Organizou a luta contra tribos indígenas, contrárias a presença portuguesa, na região do Recôncavo Baiano.

Quem foi o segundo governador geral cite os fatos mais importantes do seu governo?

Após o governo de Tomé de Sousa, houve mais dois governadores-gerais: Duarte da Costa (1553-1558) e Mem de Sá (1558-1572). No governo de Duarte da Costa, a política de tratamento dos indígenas foi alterada, pois o governador-geral permitiu que os colonos escravizassem todo e qualquer indígena.

Quem foi o terceiro governo geral?

D. João III (1502-1557), buscando soluções mais efetivas que resguardassem o império colonial construído por meio das Grandes Navegações, nomeou o fidalgo Mem de Sá (1500-1572) como terceiro governador-geral.

O que foi o governo geral e qual o seu objetivo?

O Governo Geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral.

O que foi o governo geral? | História | Vídeo aula de História

24 questões relacionadas encontradas

Qual foi a função do Governo Geral?

O cargo de governador-geral foi criado em 17 de dezembro de 1548 com o objetivo de centralizar as atividades administrativas na colônia. Neste mesmo contexto foram estabelecidos os cargos de provedor-mor, destinado à administração fazendária, e de ouvidor-geral, como autoridade máxima da justiça.

Quais foram as principais características do Governo Geral?

O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa. Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 1549 e 1572.

Quem é Duarte?

Foi o décimo primeiro rei de Portugal, o segundo da Dinastia de Avis. D. Duarte recebeu o seu nome em homenagem ao avô de sua mãe, o rei Eduardo III da Inglaterra.

Quem os portugueses expulsaram do Brasil?

Os portugueses, primeiro em 1560 e depois desde 1565 até 1567, realizaram expedições para expulsar os franceses do Rio de Janeiro. O chefe militar Estácio de Sá fundou o povoado de São Sebastião do Rio de Janeiro, a 1º de março de 1565, para servir de base para os ataques contra os franceses.

O que Tomé de Souza fez no Brasil?

História do Brasil

Tomé de Sousa foi o primeiro governador-geral do Brasil e o responsável por liderar a construção de Salvador. Esteve no Brasil entre os anos de 1549 e 1553. Tomé de Sousa foi governador-geral do Brasil entre os anos de 1549 e 1553, sendo o primeiro a ser nomeado para essa função.

Quais foram os fatos mais importantes do governo de Mem de Sá?

Os 14 anos de seu governo caracterizaram-se por importantes realizações, tais como a fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1 de março de 1565, por seu sobrinho Estácio de Sá; a expulsão dos franceses, em 1567, com o auxílio do mesmo sobrinho, que morreu de flechada recebida na luta, e o aldeamento de ...

Quem foi o terceiro governador-geral do Brasil e qual foi o seu grande feito?

História do Brasil

A principal realização do terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá, foi justamente a expulsão dos franceses e o controle da situação. Mem de Sá assumiu o governo da colônia em 1558 e continuou governando por 15 anos.

Quem Duarte da Costa trouxe para o trabalho de catequese?

Foi nomeado como segundo governador-geral do Brasil (1553-1558). Desembarcou na Bahia em 1553, trazendo uma comitiva de 250 pessoas, entre elas o noviço José de Anchieta, que seria responsável, mais tarde, juntamente com o padre Manuel da Nóbrega, pela fundação do Colégio jesuíta na vila de São Paulo.

Qual era o objetivo dos jesuítas na Europa?

Na Europa, os jesuítas surgiram como parte do movimento de contrarreforma e, portanto, tinham como importante missão impedir o crescimento do protestantismo.

Quais eram os deveres de um Donatario?

Deveres dos donatários

Combater tribos indígenas que dificultavam a colonização do Brasil. Desenvolver a colonização dos territórios. Fiscalizar as ações econômicas na capitania, com o objetivo de garantir o monopólio da coroa no comércio colonial e na exploração do pau-brasil. Fundar vilas na colônia.

Quem lutou para expulsar os holandeses do Brasil?

Também conhecida como Guerra da Luz Divina, foi o movimento que expulsou os neerlandeses do Brasil, integrando as forças lideradas pelos senhores de engenho André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, pelo afrodescendente Henrique Dias e pelo indígena Filipe Camarão.

Quem era o inimigo dos portugueses?

Como os franceses eram também inimigos dos portugueses, houve uma aliança entre a Confederação dos Tamoios e os ocupantes franceses. Os conflitos superaram no tempo o fim da França Antártica, estendendo-se até 1567.

Quem ajudou os portugueses a expulsar os franceses do Rio de Janeiro?

Mem de Sá, o terceiro Governador Geral, cujo governo durou 15 anos, veio para o Brasil com três metas bem definidas: pacificar a administração, atenuando os conflitos entre indígenas e colonos; restabelecer as relações com o Bispado, estremecidas durante o governo anterior e expulsar os franceses do Rio de Janeiro.

Por que Duarte da Costa não fez um bom governo?

A principal dificuldade de Duarte da Costa durante seu governo foi referente aos combates desenvolvidos pelas invasões que começavam a ocorrer na Colônia, sobretudo de franceses, ou ainda das diversas revoltas entre indígenas e colonos.

Quais eram os interesses do governador Duarte da Costa?

Entre outras ações, esse governo-geral organizou tropas que combateriam as tribos indígenas do Recôncavo Baiano, que se negavam a ceder território para os colonizadores lusitanos. Consequentemente, o governo teve grandes problemas com os clérigos que conduziam as atividades religiosas no território brasileiro.

Quais foram as mudanças que o Governo Geral trouxe?

Criado no ano de 1548, o governo-geral foi criado para substituir um outro modelo de organização administrativa anterior: o sistema de capitanias hereditárias . Essa substituição aconteceu porque o sistema de capitanias hereditárias não deu certo em terras brasileiras.

Quais eram os cargos auxiliares do governador geral e suas funções?

Os cargos de maior destaque foram: Ouvidor-mor: responsável pelos assuntos de justiça e pela imposição das leis na colônia; Provedor-mor: responsável pela arrecadação e administração das finanças; Capitão-mor: responsável pela defesa da colônia contra invasores e contra-ataques de indígenas.

Quem teve muita ajuda de seu sobrinho Estácio de Sá?

Três meses depois o Padre José de Anchieta se integra à esquadra preparada por Mem de Sá para auxiliar seu sobrinho Estácio de Sá, para conquistar definitivamente o Rio de Janeiro.

O que os jesuítas fizeram quando chegaram ao Brasil?

Os jesuítas liderados por Manoel da Nóbrega chegaram à colônia Brasil em 1549, junto a Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral enviado por Portugal. A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.

Artigo anterior
Qual valor normal do TGO?
Artigo seguinte
O que comer na última refeição antes do jejum intermitente?