O que foi o processo de modernização da agricultura brasileira?

Perguntado por: Luísa Miriam Loureiro  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (56 avaliações)

A modernização da agricultura brasileira foi induzida pelo processo de industrialização do País, ou seja, pela política econômica do governo entre 1950 e 1970, que favoreceu a indústria em detrimento da agricultura, o que reforçou o poder das cidades e acelerou o êxodo rural.

O que foi a modernização da agricultura no Brasil?

O processo de modernização da agricultura no Brasil tem origem na década de 1950 com as importações de meios de produção mais avançados. ... Assim, pretendia-se passar de uma agricultura tradicional, totalmente dependente da natureza e praticada por meio de técnicas rudimentares, para uma agricultura mecanizada.

O que é modernização agricultura?

No primeiro caso, considera-se modernizada a produção agrícola que faz uso intensivo de equipamentos e técnicas, tais como máquinas e insumos modernos, que lhe permite maior rendimento no processo produtivo. Assim, modernização da agricultura seria sinônimo de mecanização e tecnificação da lavoura.

O que foi modificado com a modernização da agricultura?

modernização da agricultura. Este mesmo Estado que induzia a industrialização, criou mecanismo para fortalecer a substituição do campo pela indústria através do apoio à Page 8 8 produção de fertilizantes e adubos químicos, promovendo a quimificação em substituição aos processos naturais de produção.

Qual é a principal característica do processo de modernização da agricultura brasileira?

Aumento da produtividade agrícola em países não industrializados; Desenvolvimento agrícola; Expansão da fronteira agrícola; Desenvolvimento tecnológico.

Geografia - Modernização Agrícola no Brasil

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características da agricultura brasileira?

A produção agrícola no Brasil, portanto, é uma das principais responsáveis pelos valores da balança comercial do país. ... Nesse contexto, destacam-se a produção de soja, a carne para exportação e também a cana-de-açúcar, em razão do aumento da necessidade nacional e internacional por etanol.

Quais são as características da modernização?

Modernização é um conceito no âmbito das ciências sociais que refere-se ao processo pelo qual uma sociedade, através da industrialização, urbanização e outras mudanças sociais torna-se moderna em aparência ou comportamento, transformando completamente a vida dos indivíduos que a constituem.

Quais foram as consequências da modernização da agricultura?

Nesse sentido, vamos analisar alguns impactos causados pela modernização da agricultura como: êxodo rural, diferenças estruturais, processo de especialização, concentração fundiária, concentração de renda, exploração da mão-de-obra, problemas ambientais, entre outros.

O que mudou na vida das pessoas no espaço rural com a modernização da agricultura?

A modernização do campo permitiu novas dinâmicas de trabalho, acelerou processos, multiplicou resultados e aprimorou até mesmo a qualidade do que é produzido. Ainda de acordo com o relatório da Embrapa, entre 1975 e 2015, avanços tecnológicos foram responsáveis por 59% do aumento do valor bruto da produção agrícola.

Quais foram as consequências da modernização do campo?

Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.

Qual o modelo de modernização da agricultura?

A Revolução Verde consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos.

O que é expansão da agricultura?

A frente de expansão agrícola é costumeiramente realizada pelos posseiros, que iniciam um processo de cultivo sobre as terras devolutas, envolvendo agricultura familiar e de subsistência, com uma produção, em muitos casos, organizada em cooperativas.

Quais são as vantagens e desvantagens da modernização da agricultura?

Resposta: Vantagens: com as tecnologias (como o GPS e os drones), o homem ganhou mais facilidade para mapear a região do plantio. o uso de tratores de última geração e semeadeiras modernas facilitam o plantio de alimentos. redução de custos com mão-de-obra (por conta das novas tecnologias).

Qual foi a evolução da agricultura?

Evolução da agricultura

A agricultura tem sua origem na pré-história, quando o homem percebeu que poderia se alimentar de cereais e cultivá-los. Na época, a chamada Revolução Neolítica permitiu ao homem cultivar alimentos em um lugar fixo e deixar de lado sua característica nômade de caçador-coletor.

Que transformação ocorrida na agricultura brasileira nas últimas décadas?

Que transformação ocorrida na agricultura brasileira, nas últimas décadas, justifica as variações apresentadas no gráfico? O aumento do número de trabalhadores e menor necessidade de investimentos. O progressivo direcionamento da produção de grãos para o mercado interno.

O que mudou na zona rural?

As transformações ocorridas no espaço rural trouxe consequências como: a elevação dos níveis de endividamento dos agricultores; ... o êxodo rural provocado pela redução da mão de obra no campo; poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes.

Quais mudanças ocorreram na agricultura?

Podemos dizer que, com o passar do tempo, várias revoluções agrícolas sucederam-se, mas a principal delas ocorreu a partir da Revolução Industrial. ... Essa transformação materializou-se a partir do fornecimento de insumos da indústria para a agricultura, tais como maquinários, fertilizantes e objetos técnicos em geral.

Que mudanças ocorreram no meio rural?

A transformação do meio rural foi fator determinante para que a população da região diminuísse. Esse processo está principalmente relacionado com a instalação de máquinas no processo produtivo do campo, fazendo com que os trabalhadores perdessem seus empregos.

Quais as consequências da modernização?

A análise do processo de modernização enseja um debate teórico e pode ser sintetizado em duas conseqüências: uma os impactos ambientais, com os problemas mais freqüentes, provocados pelo padrão de produção de monocultora foram: a destruição das florestas e da biodiversidade genética, a erosão dos solos e a contaminação ...

Quais são as consequências da prática da agricultura?

Embora a pecuária seja a mais nociva das atividades rurais, ainda assim a agricultura também possui o seu nível de impacto ambiental: desmatamento para o plantio, uso da água, contaminação das águas e solos com fertilizantes e agrotóxicos são alguns dos impactos negativos da agricultura sobre o meio ambiente.

Quais são as principais características da modernização do campo?

O processo de modernização do campo corresponde à implantação de novas tecnologias e maquinários no processo de produção no meio rural. Isso significa que a evolução das técnicas e dos objetos técnicos provoca uma transformação no que se refere ao espaço geográfico agropecuário.

Quais são as características da modernização da agropecuária?

Com base nessas mudanças, a modernização da agropecuária é dividida em três períodos: I - Início da alteração do padrão tecnológico mediante importação de máquinas e fertilizantes (princípio da década de 1950); II - Industrialização dos processos de produção rural a partir da instalação no país de indústrias de bens de ...

O que é processo de modernização?

O processo de modernização é a transformação de uma sociedade do estado tradicional para o moderno.

Quais são as principais características da agricultura?

Principais características da agricultura comercial

Maior aproveitamento de terras e recursos; Utilização de técnicas de mecanização; Aumento da produtividade; Pode ser aplicado e destinado para diferentes tipos de mercado.

Qual é a característica da agricultura?

A agricultura é uma atividade econômica pautada no sistema de cultivo e de produção de vegetais, voltada para o consumo humano. Essa atividade é muito antiga marcada no momento que o homem, de vida nômade, decide fixar-se num local e cultivar a terra.

Artigo anterior
O que significa recuperação continua?
Artigo seguinte
Como Shukaku foi selado em Gaara?