O que foi o período da convenção?

Perguntado por: Bianca Ana Rodrigues de Branco  |  Última atualização: 1. August 2024
Pontuação: 4.7/5 (28 avaliações)

Convenção Nacional ou simplesmente Convenção é a denominação dada ao regime político que vigorou na França entre 20 de setembro de 1792 e 26 de outubro de 1795, no processo da Revolução Francesa.

O que foi o período da Convenção Nacional?

A fase da Convenção Nacional da Revolução Francesa marca a tomada de poder a ser realizada pelas camadas populares francesas. Nesse período a tomada das armas para a participação na Batalha de Valmy e a insatisfação dada pelos resultados da monarquia constitucional motivou a convocação de uma Convenção Nacional.

Como se caracterizou o período da convenção?

O Período da Convenção se caracterizou pela forte presença do radicalismo jacobino comandando a Revolução, momento que se tornou conhecido como a Fase do Terror (sobretudo por conta do uso indiscriminado da guilhotina como máquina da morte).

O que foi a Convenção Jacobina?

A CONVENÇÃO NACIONAL JACOBINA

Este é o período conhecido como segunda parte da Revolução Francesa, englobando metade do ano de 1792, o ano de 1793 e seguindo até o ano de 1794, quando se tem os acontecimentos do 9 de termidor (mês do calendário revolucionário).

O que foi a convenção Girondina?

Fação política maioritariamente burguesa, que se posicionou contra a monarquia absoluta e o Antigo Regime em geral, surgiu durante o início da República francesa, tendo sido dinamizada por personagens como Condorcet, Gaudet, Roland, Brissot e Buzot.

Revolução Francesa: convenção nacional

36 questões relacionadas encontradas

Qual era o objetivo da Convenção Nacional?

A Convenção Nacional elaboraria ainda a Lei dos Máximos, com o objetivo de controlar o processo inflacionário decorrente da emissão desenfreada dos assignats pelo governo.

Que força política liderava a convenção?

A fase da Convenção Nacional foi comandada pelos jacobinos, que se valeram do terror político, materializado nas sucessivas execuções na guilhotina.

Como foi o período do Diretório?

O período do Diretório representou o estabelecimento pela burguesia francesa de uma República moderada, que acabava com as instituições do Antigo Regime, mas limitava a participação política, com a volta do voto censitário e o combate ao igualitarismo defendido pelos jacobinos.

Qual é a diferença entre jacobinos e girondinos?

Os girondinos, por exemplo, representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. Enquanto os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.

O que são os girondinos e jacobinos?

Os girondinos - representantes da alta burguesia, defendiam posições moderadas e a monarquia constitucional. Por sua parte, os jacobinos - representantes da média e da pequena burguesia, constituía o partido mais radical, sob a liderança de Maximilien Robespierre.

O que defendiam os girondinos?

Os Girondinos defenderam, durante o processo da Revolução Francesa, a instalação de uma monarquia constitucional na França, após a queda do absolutismo. Portanto, eram contrários ao radicalismo defendido pelos jacobinos.

Como era formado a Convenção Nacional?

A Convenção Nacional era formada por representantes de diferentes grupos sociais: clero, alta burguesia, média burguesia, trabalhadores etc. Esses representantes se uniram em torno de três grandes grupos rivais, cada qual ocupando um lugar específico na Convenção: os jacobinos, os girondinos e o pântano.

O que o governo jacobino instituiu?

Vários bens da Igreja e da nobreza foram vendidos em leilões públicos. O ensino público gratuito também foi outra grande medida dos revolucionários jacobinos. No plano exterior, ordenaram o fim da escravidão colonial incentivando novos processos de independência no continente americano.

Por que o período jacobino ficou conhecido como a era do Terror?

O nome terror foi dado pelos adversários dos jacobinos, pois geralmente eram eles os alvos das ações, que consistiam principalmente na execução na guilhotina, onde os condenados perdiam a cabeça, literalmente.

Porque os girondinos foram expulsos da convenção?

Impulsionados pelo apoio populares, os jacobinos acusaram os girondinos de traição à Revolução pela tentativa de defesa da vida do rei e os expulsaram da Assembleia Nacional. Após combater seus adversários políticos, a Montanha se apropriou do poder e passou a controlar a Convenção.

O que queriam os jacobinos?

Durante a Revolução Francesa, os jacobinos defendiam reformas sociais e, na Assembleia Nacional, sentavam-se do lado esquerdo da sala de reuniões. No Brasil, os clubes republicanos radicais do fim da monarquia se diziam jacobinos por defender as mesmas idéias dos franceses um século antes.

Qual era o nome do líder dos jacobinos?

Em 28 de julho de 1794, o líder jacobino Maximilien de Robespierre e grande parte de seus aliados são executados na guilhotina.

O que o Diretório defendia?

O documento defendia a importância da propriedade para a manutenção da ordem social, definindo que o voto seria universal a todos os homens adultos alfabetizados.

Por que o rei Luís 16 foi condenado à morte?

Foi julgado pela Convenção Nacional (auto-instituída como um tribunal para a ocasião), considerado culpado de alta traição e executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793 como um cidadão francês dessacralizado conhecido como "Cidadão Luís Capeto", um apelido em referência a Hugo Capeto, o fundador da dinastia ...

Quais são as três fases da Revolução Francesa?

A Revolução Francesa dividiu-se em três fases: Assembleia Nacional Constituinte e Assembleia Legislativa (1789-1792), Convenção (1792-1795) e Diretório (1795-1799).

O que marcou o fim da Revolução Francesa?

Em 18 de Brumário do ano VIII (9 de Novembro de 1799), Napoleão toma o poder por meio de um golpe militar e se declara cônsul da França. Esse golpe tem o apoio da burguesia, que enxerga em Napoleão um aliado de seus interesses econômicos. Nesse momento termina a Revolução Francesa.

Quantas pessoas foram mortas na Revolução Francesa?

Entre junho de 1793 e julho de 1794, cerca de 16 594 pessoas foram executadas durante o Reinado de Terror na França, sendo 2 639 mortes só em Paris. Apesar disso, há um consenso de que o número é muito maior, com cerca de 10 mil mortes que ocorreram sem julgamentos ou em prisões.

Artigo anterior
O que pode ser confundido com TDAH?
Artigo seguinte
Porque os peixes soltam bolhas?