O que foi o franquismo na Espanha?
Perguntado por: Davi Jorge Correia de Azevedo | Última atualização: 1. Mai 2022Pontuação: 4.3/5 (64 avaliações)
O Franquismo ou Regime Franquista (1939-1975) foi um sistema político ditatorial constituído na Espanha entre os anos de 1939 a 1976, aos moldes fascistas e liderado Francisco Paulino Hermenegildo Teódulo Franco y Bahamonde, mais conhecido como Francisco Franco (1892-1975).
Como foi o franquismo na Espanha?
O Franquismo foi um regime político ditatorial que vigorou na Espanha entre os anos de 1939 e 1976. ... O Franquismo era baseado na ditadura do líder que dava nome ao regime e tinha como característica uma forte repressão aos opositores do sistema. As bases do regime eram definidas pelo catolicismo e o anticomunismo.
O que o franquismo defendia?
Defendia a consolidação da autoridade do Governo, a limitação de liberdades individuais, como a da imprensa, e a reforma da organização administrativa e do ensino. Tentava também atacar o rotativismo partidário comum na altura. Começou por ser um movimento esquerdista, passando depois à direita sob forma de ditadura.
O que é franquismo quais suas principais características?
As bases do regime franquista foram definidas pelo autoritarismo, unidade nacional espanhola, promoção do clero e religião católicos, nacionalismo castelhano (com a supressão dos direitos das outras culturas, como os bascos e catalães), militarismo, corporativismo nos moldes fascistas, anti-comunismo e anti-anarquismo.
O que causa o franquismo?
Franquismo foi o período ditatorial, iniciado após a Guerra Civil, em que a Espanha era governada pelo líder político Francisco Franco. Antes da Segunda Guerra Mundial a Espanha enfrenava um dos conflitos mais sangrentos do país. Foram mais de um milhão de mortos e centenas de feridos durante a Guerra Civil Espanhola.
FRANCISCO FRANCO e a Guerra Civil Espanhola
Quais foram as consequências do franquismo?
Por fim, vale apontar alguns números do franquismo: 300.000 pessoas aprisionadas em prisões de trabalho disciplinatório; dezenas de milhares enviadas ao exílio; 150.000 fuzilados por causas políticas e mais de 30.000 desaparecidos.
Porque o fascismo italiano cresceu rapidamente?
Crescimento do fascismo na Itália
A mobilização dos grupos trabalhadores trouxe à tona o temor dos setores médios, da burguesia industrial e dos conservadores em geral. A possibilidade revolucionária em solo italiano refletiu-se na ascensão dos partidos socialista e comunista.
O que é fascismo características?
Fascismo é uma ideologia política ultranacionalista e autoritária caracterizada por poder ditatorial, repressão da oposição por via da força e forte arregimentação da sociedade e da economia.
Quem foi o líder do franquismo?
Denomina-se franquismo o tipo de política que se desenvolveu na Espanha sob a liderança do general fascista Francisco Franco de 1939 a 1975.
O que foi o salazarismo português?
Nesse sentido, o Estado Novo encerrou o período do liberalismo em Portugal, abrangendo nele não só a Primeira República, como também o Constitucionalismo monárquico. Como regime político, o Estado Novo foi também chamado salazarismo, em referência a António de Oliveira Salazar, o seu fundador e líder.
Quem foi o principal líder totalitário durante a Guerra Civil Espanhola?
Francisco Franco Bahamonde (1892-1975), mais conhecido como “generalíssimo” Franco, foi um militar de carreira e ditador da Espanha de 1936 a 1973.
Quem ganhou a Guerra Civil Espanhola?
O general Francisco Franco — líder dos falangistas, que tiveram apoio militar de Hitler e Mussolini — declara o fim da Guerra Civil Espanhola, com a derrota da República e da Frente Popular, sustentadas pelos democratas e pelas esquerdas. O violento conflito deixa um país destruído e mais de 500 mil mortos.
Porque Franco virou um herói de guerra?
Franco, que já tinha a prática de usar teorias conspiratórias para acusar seus opositores políticos, passou a conspirar abertamente para derrubar a república na Espanha. Como resultado, Francisco liderou, em 18 de julho de 1936, um golpe para destituir o presidente Manuel Azaña Diaz e, consequentemente, a república.
Quais são as principais ideias do fascismo?
- Valoriza o nacionalismo. ...
- Totalitarismo e Corporativismo. ...
- Ênfase no militarismo. ...
- Obsessão com a segurança nacional. ...
- Desprezo pelos direitos humanos. ...
- Desprezo por intelectuais e artistas. ...
- Controle da mídia e censura. ...
- Usa a religião como forma de manipulação.
Quais são as ideias do fascismo?
A ideia dos fascistas era tomar o poder da Itália a partir da via eleitoral, mas também por meio de atos violentos contra os opositores, especialmente contra os socialistas. O uso da violência pelos fascistas contra os socialistas recebeu forte apoio de diversas camadas da sociedade italiana.
Como o fascismo se espalhou?
O fascismo espalhou-se pela Europa, alcançando outros países, como na Espanha, durante o governo de Francisco Franco. No Brasil, o fascismo se fez presente por meio da Ação Integralista Brasileira, liderada por Plínio Salgado, que defendia um Estado forte e a ordem social garantida pela força.
Quais os fatores que explicam a ascensão do fascismo italiano?
Existem alguns fatores que contribuíram para a ascensão do Partido Nacional Fascista na Itália, como a grave crise econômica que a Itália enfrentava e o não atendimento de reivindicações territoriais no pós Primeira Guerra Mundial. Essa frustração vai inflar ainda mais o nacionalismo italiano.
O que motivou a implantação do fascismo na Itália?
Em 1922, os fascistas promoveram a famosa Marcha sobre Roma, nos dias 26 e 27 de outubro de 1922, cujo objetivo era forçar o rei Vitor Emanuel III a nomear Mussolini a Primeiro-Ministro. No dia 30, o rei, cedendo às pressões, encarregou Mussolini de formar um novo governo para Itália.
O que foi a ascensão do fascismo italiano?
A popularização dos fascistas na Itália no começo da década de 1920 aconteceu exatamente por causa do uso da força. Por meio dos “camisas negras” (grupos paramilitares), os fascistas atacavam violentamente seus opositores, sobretudo os socialistas. Foi isso que fez o fascismo ganhar popularidade na Itália.
Quem os nazistas apoiaram e quais as consequências desse apoio?
Durante a guerra, houve a participação direta das forças militares do nazismo, que apoiaram Franco, e do comunismo internacional, principalmente o soviético, que apoiou a Frente Popular. Muitos escritores de esquerda, como George Orwell, Ernest Hemingway e John dos Passos lutaram ao lado dos comunistas espanhóis.
O que aconteceu com Franco?
Franco sobreviveu com a ajuda de aparelhos até 1975, quando sua família e a junta médica que o atendia optaram por desligar os equipamentos que o mantinham vivo. A morte de Francisco Franco ocorreu no dia 20 de novembro de 1975, marcando o fim da ditadura franquista.
Quem era o ditador da Espanha?
Francisco Franco (1892-1975) foi um general, chefe de estado e ditador espanhol. Instalou uma ditadura fascista na Espanha que ficou conhecida como “franquismo”, que se estendeu por quase quarenta anos, até sua morte em 1975.
Quantos anos teve Salazar no poder?
Figura de destaque e promotor do Estado Novo (1933–1974) e da sua organização política, a União Nacional, Salazar dirigiu os destinos de Portugal como presidente do Ministério de forma autocrática entre 1932 e 1933 e, como Presidente do Conselho de Ministros entre 1933 e 1968.
O que é família matrimonializada?
O que é colocar em Banho-maria?