O que foi o Consulado na era napoleônica?

Perguntado por: Sofia Yara Miranda Andrade Vicente  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 5/5 (69 avaliações)

O Consulado foi um regime político que governou a França desde a queda do Diretório, com o golpe de 18 de brumário (10 de novembro de 1799), até 18 de maio de 1804, quando se inicia a primeira fase do Império Napoleônico.

Como funcionava o Consulado?

O governo do consulado era republicano e controlado por militares, onde três cônsules chefiavam o poder executivo (Napoleão, Roger Ducos e Sieyés), mas como Napoleão foi eleito primeiro-cônsul da república era ele quem realmente governava.

Qual era o principal objetivo do Consulado?

No Consulado, buscou-se alcançar o equilíbrio entre as conquistas militares e questões que afligiam internamente a França. No plano econômico a primeira medida consistiu na criação de um banco nacional (Banco da França) que deveria controlar a emissão de moeda e financiar os negócios da burguesia.

Qual foi o período do Consulado?

Com o golpe, tinha início o período do Consulado (1799-1804). Nele, Napoleão Bonaparte tornou-se um dos três cônsules, ao lado do abade Sieyès e Roger Ducos.

Qual foi a principal medida implementada pelo Consulado?

Do ponto de vista econômico, qual foi a principal medida implementada pelo Consulado? a) a criação da indústria de aviões.

A Era Napoleônica: O Consulado - Extensivo História | Descomplica

32 questões relacionadas encontradas

Quais foram as primeiras medidas de política externa do Consulado?

Por meio desse conjunto de leis, inspirado em varias diretrizes do Direito Romano, foram assegurados o direito à propriedade, a igualdade dos cidadãos perante a lei, a proibição das greves e sindicatos. A partir do Código Napoleônico, eram garantidos interesses fundamentais básicos da burguesia.

Quais foram os principais acontecimentos do Consulado?

Em poucos anos de governo, o Consulado reorganizou o sistema financeiro francês, com a fundação do Banco da França e do novo padrão monetário, o franco; neutralizou a oposição externa através de acordos de paz e armistícios com a Áustria e a Inglaterra; e também amenizou os conflitos internos com a Concordata de 1801, ...

Quais foram os 3 momentos do período napoleónico?

Fases da Era Napoleônica
  • Consulado (1799-1804)
  • Império Napoleônico (1804-1815)
  • Governo dos Cem Dias (20/03/1815 a 08/07/1815)

Quanto tempo durou o governo de Napoleão?

Consulado (1799 - 1804) Império (1804 - 1814) Governo dos 100 dias (20 de março - 8 de julho de 1815).

Quando iniciou e acabou o Diretório?

Conheça as características da fase do Diretório (1794-1799). Com a queda do governo jacobino e a execução da maioria de seus líderes na guilhotina, o caminho ficou aberto para que a alta burguesia francesa voltasse a deter o poder político. Esse período ficou conhecido como o do Diretório e ocorreu entre 1794 e 1799.

Qual era o objetivo do Bloqueio Continental?

Com o objetivo de quebrar a resistência da Inglaterra, Napoleão tentou sufocá-la economicamente proibindo os países europeus de comercializarem com os ingleses, ao decretar, em 1806, o Bloqueio Continental.

Qual era o objetivo de Napoleão Bonaparte ao decretar o Bloqueio Continental a Inglaterra?

O Bloqueio Continental foi decretado em 21 de novembro de 1806 para obrigar os países administrados pelo império francês a cortar todos os laços comerciais com a Inglaterra. O autor desse decreto autoritário foi Napoleão Bonaparte, que queria de todas as formas derrubar a hegemonia econômica do império britânico.

Quais os principais pontos tratados no Código Civil de Napoleão?

  • Liberdade individual.
  • Liberdade de iniciativa privada.
  • Consolidava o liberalismo político e econômico.
  • Favorecia os interesses da burguesia.
  • Liberdade de pensamento.
  • Liberdade religiosa.
  • Direito à propriedade privada.
  • Consolida a discriminação a mulher: a mulher deve estar submetida ao homem (pai, irmão ou marido).

O que é uma Bastilha?

A Bastilha era uma prisão localizada em Paris onde ficavam os presos políticos, aqueles considerados inimigos do rei francês. Em 14 de julho de 1789, a Bastilha foi tomada pela população parisiense insatisfeita com a crise socioeconômica que a França atravessava no final do século XIX.

O que Napoleão fez em seu governo?

Implantou o regime de Consulado e foi nomeado Primeiro Cônsul. Em 1800 aprovou, em plebiscito, uma Constituição. Em 1802, assinou a paz de Amiens com a Inglaterra. Neste período, fundou o Banco da França e organizou sua obra mais relevante: O Código Civil.

Como ocorre o fim do governo de Napoleão?

A Batalha de Waterloo aconteceu no dia 18 de junho de 1815 e determinou o fim da era napoleônica. Essa batalha aconteceu durante o Governo dos Cem Dias, iniciado com a fuga de Napoleão de seu primeiro exílio. ... Depois da derrota, Napoleão foi enviado para a ilha de Santa Helena, o seu segundo exílio.

Como foi o Governo de 100 dias de Napoleão?

O período conhecido como os Cem Dias (também chamado de Cem Dias de Napoleão ou Governo dos Cem Dias) marca o período do retorno do imperador francês Napoleão I ao poder, após sua fuga do exílio na ilha de Elba. ... Os aliados marcharam sobre Paris novamente e mais uma vez reinstauraram a monarquia dos Bourbon no poder.

Quando Napoleão se tornou imperador?

Napoleão Bonaparte foi um militar que ganhou prestígio ao liderar tropas francesas na luta contra as forças contrarrevolucionárias que procuravam pôr fim à Revolução Francesa. Tornou-se cônsul da França por meio de um golpe, realizado em 1799. Em 1804, autocoroou-se imperador.

O que foi o Governo de 100 dias?

O Governo dos Cem Dias: Introdução

A Era Napoleônica, iniciada em 1799, surgiu após o golpe de estado realizado e idealizado pelo general Napoleão Bonaparte. O golpe foi responsável por colocar fim ao Governo Revolucionário, que estava em vigor desde a Revolução Francesa.

Quais as principais realizações de Napoleão no poder?

As maiores realizações de Napoleão foram: 1. a centralização do poder após anos de instabilidade depois da Revolução Francesa 2. reforma educacional na França com a instalação de vários liceus e colégios 3. a concordata com a Igreja Católica que retornou os padres ao território francês 4.

Quais foram as guerras Napoleônicas?

As Guerras Revolucionárias Francesas foram divididas em dois períodos: as guerras contra a Primeira e a Segunda Coalizões. A Primeira Coalizão foi composta pelo Sacro Império Romano (dinastia Habsburgo na Áustria e Prússia), pela Grã-Bretanha, Espanha, Holanda e Portugal e alguns outros reinos menores.

Quais foram as principais consequências da Era Napoleônica?

O Império Napoleônico deixou uma herança na França e na Europa. Na França, foram consolidadas as instituições já estabelecidas durante o Consulado: ensino público, Banco da França, Código Civil e o Código de Comércio. Igualmente, o país foi dividido territorialmente em departamentos.

Quais foram as principais diretrizes do Congresso de Viena?

As prioridades do Congresso de Viena foram acabar com os vestígios da Revolução Francesa e da Era Napoleônica. A intenção era redesenhar as fronteiras da França, Península Itálica e dos estados alemães, e restaurar a família Bourbon na França, Espanha e no Reino de Nápoles.

O que o Código Civil Napoleônico assegurava?

Código Civil Napoleônico

O Código Civil estabelecia a igualdade perante a lei, a garantia do direito de propriedade e ratificava a reforma agrária ocorrida na Revolução Francesa. Também assegurava a separação entre a Igreja e o Estado e eliminava os privilégios feudais.

Qual era a principal finalidade do Código Civil Napoleônico?

Cabe ao Código Napoleônico, porém, a primazia de organizar as leis e distribuí-las em um sistema metódico e de apresentação bastante prática. Sua composição é inspirada nas leis romanas e francesas, além do Corpus Juris Civilis (Corpo de Leis Civis), criado em 534 pelo imperador bizantino Justiniano I.

Artigo anterior
Quando o pronome me é objeto direto?
Artigo seguinte
O que significa estar com o corpo inflamado?