O que foi o cavalo de Tróia?
Perguntado por: Juliana Henriques de Gonçalves | Última atualização: 17. März 2022Pontuação: 4.6/5 (10 avaliações)
O Cavalo de Troia foi um grande cavalo de madeira construído pelos gregos durante a Guerra de Troia, como um estratagema decisivo para a conquista da cidade fortificada de Troia, cujas ruínas estão em terras hoje turcas.
O que foi a Guerra de Tróia?
O estopim do conflito armado foi o sequestro de Helena, esposa do rei espartano Menelau, por Páris, príncipe de Troia. Diz a lenda que ela era tão bonita, que o irmão de Menelau, Agamemnon, rei de Micenas, juntou suas tropas para invadir as muralhas de Troia e tentar resgatá-la.
Quem venceu a guerra de gregos e troianos?
A Guerra de Troia foi vencida pelo lado grego que, após anos de cerco à cidade, conseguiu executar um dos planos de guerra mais famosos da História: o Cavalo de Troia.
Como os gregos venceram os troianos?
Os gregos venceram a Guerra de Troia graças a uma estratégia criada por Odisseu. A estratégia consistia em fingir desistir do conflito e entregar um presente aos troianos. Esse presente era um cavalo de madeira oco, o cavalo de Troia, repleto de soldados gregos dentro, inclusive Odisseu.
Qual foi a estratagema criada por Ulisses para vencer os troianos?
O Cavalo de Troia foi um grande cavalo de madeira construído pelos gregos durante a Guerra de Troia, como um estratagema decisivo para a conquista da cidade fortificada de Troia, cujas ruínas estão em terras hoje turcas.
O Que Foi o Cavalo de Troia?- SOS História
O que foi a Guerra de Tróia Brainly?
A Guerra de Troia foi a mais famosa das guerras de toda a História. Opondo uma coalizão de gregos a troianos, a Guerra de Troia teria durado cerca de 10 anos, provavelmente no século XIII ou XII a.C. Não se sabe ao certo se a guerra realmente ocorreu ou se seria mais um dos inúmeros mitos da civilização grega.
Em que ano foi a Guerra de Tróia?
Os antigos gregos afirmavam que a Guerra de Troia foi travada entre 1194 e 1184 a.C. - uma data amplamente aceita por alguns estudiosos modernos - e que Homero viveu até o final do século 8 a.C..
Quem foi o grande amor de Aquiles?
A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano Heitor. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.
Quem inventou o cavalo de Tróia?
O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra. Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia.
Quais mudanças ocorreram no período arcaico?
Características do Período Arcaico
Começa a despontar a democracia, principalmente na cidade de Atenas, e também a surgir uma sistematização das legislações. Surge o conceito de sociedade privada na sociedade grega, a qual era comandada pelos proprietários de terra.
Qual a importância da Ilíada para a preservação da memória dos gregos antigos?
Importância da Ilíada
A Ilíada é uma obra de grande importância porque contém informações históricas, geográficas, filosóficas e mitológicas. Além disso, descreve o modo de vida, a conduta, os valores morais e os sentimentos das pessoas que viviam naquela época.
Qual era para os gregos a importância da história e seu objetivo?
História Geral. Qual seria a importância do passado para uma determinada cultura? ... Entre os gregos, a História foi desenvolvida por meio de relatos que diziam sobre eventos considerados importantes ou que explicariam a origem das coisas.
Qual a importância da poesia para os gregos?
Retratando através de seus cantos a vida, costumes, organização entre outros aspectos do período. Apesar dos poemas criarem e representarem diferentes períodos da história grega, é através dos versos que percebemos os hábitos e costumes do povo grego.
O que foi a iliada e A Odisseia?
“A Ilíada” e a “Odisseia”, atribuídas a Homero (século VIII a. C.), são as duas obras maiores da cultura greco-latina, marcando decisivamente as tradições mediterrânicas, a ponto de, segundo a lenda, Lisboa ter sido fundada por Ulisses. “A Ilíada” tem origem na tradição oral da época micênica cantada pelos aedos.
O que é fase arcaica?
É conhecido como Período Arcaico da Grécia Antiga o recorte temporal compreendido entre os séculos VIII e VI a.C. Foi neste período que começam a se formar as primeiras sociedades organizadas em poleis, ou cidades-estado. Esta forma de organização é característica da Grécia Antiga.
São características do Período Arcaico?
Principais características do período arcaico:
- Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. - Surgimento do alfabeto fonético grego.
Qual é o principal acontecimento do Período Arcaico?
Um dos fenômenos mais importantes do Período Arcaico foi o da colonização, que espalhou os gregos um pouco por toda a área costeira da bacia do mar Mediterrâneo e do mar Negro. Os motivos que geraram estes fenômenos foram variados.
Quais são as principais características do Período Arcaico clássico e helenístico?
Além do desenvolvimento da democracia, nesse período também houve o auge da filosofia e das artes, o que incluía a pintura, a escultura e o teatro gregos, que se tornariam referência para o mundo ocidental. No campo político e militar, o período Clássico foi marcado por diversas guerras envolvendo os gregos.
Quais as cidades-estado com mais influências no Período Arcaico e quais suas características?
Período Arcaico
Nesse período houve a aglomeração dos genos em unidades políticas maiores, que formaram polis ou cidades-Estados. ... As cidades-Estados mais importantes da Grécia Antiga foram Atenas e Esparta, que serviram de modelo para outras polis gregas.
Quando começou o Período Arcaico?
Período Arcaico grego (c. 650 – 480 a.C.)
O Período de Arcaico Grego surge a partir do século VIII a.C. Por volta do ano 700, os reinos começaram a ser substituídos por oligarquias e cidades-estados.
Quais as principais características do período helenístico?
Uma das principais características da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.
Quais as características do período helenístico?
O período helenístico refere-se à época da história da Grécia Antiga, entre os séculos III e II a.C., em que Alexandre Magno expande o império e conquista parte da África e Egito. Esse período é marcado por conquistas territoriais e também pelo desenvolvimento cultural e artístico.
Quais as principais características do período clássico da geografia?
O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. Compreendido entre os séculos V e IV a.C., o período clássico é entendido como uma das fases mais significativas da história grega para a civilização ocidental.
Como ocorreu o processo de colonização arcaica?
História Geral. Durante o período arcaico, a Grécia sofreu um processo de expansão de seus núcleos urbanos, responsável pela formação de várias cidades. ... Ao final de cada dia, regressavam para o núcleo urbano usufruindo a proteção das muralhas que cercavam a cidade e estabelecendo contato social com outros indivíduos.
Como foi o Período Arcaico na Grécia Antiga?
O Período Arcaico da história da civilização grega, ocorrido entre os séculos VIII e VI a.C., foi caracterizado principalmente pelo fim da comunidade gentílica, que se formou no Período Homérico, e pelo fortalecimento da organização dos membros da sociedade em torno das pólis, as cidades-Estado, comandadas por uma ...
Quais são os valores do espaço de cores?
Quais as vantagens de participar da União Europeia?