O que foi feudalismo?

Perguntado por: Duarte Samuel Barbosa Figueiredo  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (34 avaliações)

Feudalismo compreende o sistema político, econômico e social que predominou na Europa Ocidental entre o início da Idade Média até a afirmação dos Estados modernos, tendo seu apogeu entre os séculos XI e XIII.

O que foi o feudalismo resposta?

O Feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural baseada na posse da terra, que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média. O Feudalismo teve origem no século V, com a crise do Império Romano, em razão da insegurança gerada pelas invasões dos povos nórdicos.

O que foi o feudalismo e quais suas características?

O feudalismo foi uma forma de organização política, econômica, social e cultural que surgiu na Europa no século V, após a queda do Império Romano, e que tinha como base a posse de terras. Nesse tipo de organização, os senhores feudais (proprietários das terras) tinham nos trabalhadores rurais os seus servos.

Qual o processo de formação do feudalismo?

Diante da crise econômica e das invasões germânicas, muitos dos grandes senhores romanos abandonaram as cidades e foram morar nas suas propriedades no campo. Esses centros rurais, conhecidos por vilas romanas, deram origem aos feudos medievais.

Qual é a importância do sistema feudal?

Portanto, assinalamos o feudalismo como um modelo promotor de um poder político descentralizado. Ao mesmo tempo em que a economia e as relações sociopolíticas transformavam-se nesse período, não podemos nos esquecer da importância do papel da Igreja nesse contexto.

O que é Feudalismo - Conceitos históricos

37 questões relacionadas encontradas

Qual é o bem mais importante da sociedade feudal?

Na Baixa Idade Média, a sociedade feudal era essencialmente agrária, portanto a terra era a maior riqueza que alguém poderia possuir, ou seja, a terra foi a base econômica do sistema feudal.

O que o senhor feudal?

Os senhores feudais eram nobres que viveram na época da Idade Média (século V ao XV). Possuíam muito poder político, militar e econômico. Eram proprietários dos feudos (unidades territoriais) e possuíam muitos servos trabalhando para ele. ... Os senhores feudais faziam e aplicavam as leis em seus domínios.

Qual é a principal característica da política do feudalismo?

A principal característica política do feudalismo era a descentralização do poder. O rei tinha pouca ou nenhuma autoridade e, em troca de ajuda militar, era comum que cedesse grandes porções de terra (os feudos) a membros da nobreza.

O que é o processo de ruralização?

Significado de Ruralização

substantivo feminino Processo que consiste na transformação de um local, anteriormente urbano, para uma zona completamente rural. Apresentação de características rurais em territórios urbanos. Etimologia (origem da palavra ruralização). Ruralizar + ção.

São características do sistema feudal de produção?

O sistema de produção feudal era caracterizado pelo emprego da técnica de rotação de culturas. O sistema de rotação garantia um maior tempo de uso das terras cultiváveis. Já o lote restante não era aproveitado para que, assim, o lote de terras não fosse completamente desgastado. ...

Quais as principais características do modo de produção feudal?

Modo de produção feudal (ou feudalismo)

Era uma forma de vida sustentada pela produção camponesa. O comércio era realizado em feiras com o excedente da produção. ... Os proprietários das terras, senhores feudais e aristocratas, exigiam parte da produção e dos dias de trabalho em troca da proteção da vida dos camponeses.

Quais são as características da economia feudal?

A Economia Feudal era agrária e autossuficiente, dedicada ao consumo local e não ao comércio. As mercadorias eram trocadas por meio de escambo e não de moedas. Sua atividade principal se desenvolveu em meio a um sistema social estamental (camadas sociais) sem mobilidade entre reis, clero, nobres e servos.

Quais as características do feudalismo resposta?

Resumindo, as principais características do feudalismo foram: Sociedade dividida em três grupos diferentes: clero, nobres e servos. Os primeiros uniam a sociedade, os segundos tinham terras e serviam aos reis ou a si mesmos, os terceiros trabalhavam manualmente nas terras em troca de proteção.

Que foi a crise do feudalismo?

A crise do feudalismo, a partir do século XI, aconteceu com o desenvolvimento do capitalismo mercantil, que necessitava da expansão do comércio e da ampliação dos lucros; e das cidades, pois no mundo feudal o que prevalecia era uma sociedade rural.

Foi um sistema caracterizado pelo trabalho servil?

b) foi um sistema caracterizado pelo trabalho servil; c) surgiu como conseqüência da crise do modo de produção asiático; d) entrou em crise após o surgimento do comércio; e) apresentava uma considerável mobilidade social.

Qual foi a causa da ruralização?

Essa forma de trabalho estruturou-se como uma consequência da ruralização da Europa, pois milhões de pessoas mudaram-se para o campo e começaram a estabelecer-se ao redor de grandes propriedades rurais de romanos ricos. Elas faziam isso para procurar a comida e a segurança que não tinham nas cidades romanas.

O que significa a palavra feudais?

Feudo era o nome de uma grande propriedade territorial que possuía sua organização econômica, política, social e cultural baseada no feudalismo, um sistema comum durante a Idade Média na Europa. Também chamado de feudo medieval, este espaço era utilizado para produção e fonte de renda autossustentável.

O que foi o processo de ruralização na Europa Ocidental?

Com a queda do Império Romano do Ocidente e a invasão dos povos bárbaros entre os séculos IV e V, a Europa atravessou um período de ruralização, isto é, os moradores da cidade se deslocaram para o campo, fugindo da instabilidade provocada pela movimentação dos bárbaros.

São características do trabalho no sistema feudal?

São características do trabalho no sistema feudal: I Os trabalhadores têm direito de usufruto e à ocupação das terras, mas nunca à propriedade delas. ... Mas a terra não pertence aos produtores diretos, isto é, os camponeses e artesãos, pertencem aos senhores feudais, devidamente hierarquizados.

O que são os vassalos?

Vassalo é o título dado ao subordinado de um soberano. É um conceito que existiu durante a Idade Média e está diretamente relacionado com o Feudalismo. Por norma, o vassalo era o indivíduo que pedia algum benefício a um nobre superior e, em troca, fazia um juramento de absoluta fidelidade a este.

Qual era a relação que existe entre o servo E o senhor feudal?

Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. Os servos eram os responsáveis pela produção de riquezas no mundo feudal.

Que exercício o poder na sociedade feudal?

O poder político dentro dos feudos era exercido pelo senhor daquela localidade, garantindo a ele, desta forma, autonomia política.

Qual era o bem considerado mais precioso no feudalismo idade média )?

No período feudal, a terra produzia praticamente todas as mercadorias de que se necessitava e, assim, a terra e apenas a terra era a chave da fortuna do homem.

Qual o papel de cada grupo social no contexto do feudalismo?

De acordo com a Igreja católica ao clero cabia cuidar da salvação espiritual de todos; aos guerreiros (senhor feudal), zelar pela segurança; e, aos servos, executar o trabalho nos feudos.

É alternativa verdadeira correspondente as principais características do feudalismo *?

É alternativa verdadeira, correspondente às principais características do Feudalismo. ... As relações entre a nobreza feudal baseavam-se nos laços de suserania e vassalagem: tornava-se suserano o nobre que doava um feudo a outro; e vassalo, o nobre que recebia o feudo.

Artigo anterior
O que é gpl em portugal?
Artigo seguinte
O que e ordem crescente e decrescente?