O que foi feito com o césio-137 após o acidente?
Perguntado por: Alice Pires Simões | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.3/5 (18 avaliações)
Em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 (137Cs) em Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.
O que aconteceu com as vítimas do césio-137?
Leide da Neves, a tia, Maria Gabriela, e os dois funcionários do ferro-velho, Israel e Admilson, são considerados as quatro vítimas diretas do acidente. Eles morreram semanas depois de serem hospitalizados e foram enterrados em túmulos especiais, também com concreto reforçado, no Cemitério Parque, em Goiânia.
O que foi feito com o material contaminado com o césio-137?
Cerca de 6 mil toneladas de lixo radioativo foram recolhidas na capital goiana após o acidente. Todo esse material com suspeita de contaminação foi levado para a unidade de do Cnen em Abadia de Goiás, na Região Metropolitana da capita, onde foi enterrado.
O que foi feito para descontaminar os lugares e pessoas que tiveram contato com o césio-137?
Na época do acidente, os farmacêuticos da Marinha do Brasil conseguiram desenvolver outro medicamento, o Ferrocianeto de Ferro e Potássio ─ FeK[Fe(CN)6] ─, capaz de absorver 90% do césio no organismo, como mostrou um teste realizado in vitro. As pesquisas e ensaios clínicos desse medicamento continuam sendo realizados.
Como realizado o tratamento das pessoas doentes por causa do césio-137?
D - O iodeto de potássio é utilizado para tratar pessoas que foram contaminadas com iodeto radioativo por inalação ou exposição acidental.
Saiba onde foi parar o CÉSIO 137 após a tragédia que marcou Goiânia
O que foi feito para conter a contaminação em Goiânia?
Além de cuidar do lixo nuclear e realizar o trabalho de descontaminação, a contenção de danos analisou milhares de pessoas para encontrar as que haviam sido contaminadas com a radiação.
Que medidas poderiam ter sido tomadas para evitar a tragédia de Goiânia?
O caso de Goiânia. Voltando ao caso, tudo poderia ter sido evitado se o Instituto Goiano de Radioterapia tivesse tomado as medidas de segurança adequadas quando foi desativada em 1985 e ter dado um fim adequado aos equipamentos.
Como é feita a descontaminação radioativa?
A descontaminação de pessoas que entram em contato com material radioativo é feita de acordo com o nível da contaminação. Se a contaminação não for alta, é realizado um processo de lavagem do corpo da pessoa com a utilização de água, sabão e vinagre.
Qual o cuidado tomado pelas autoridades com a população possivelmente exposta ao césio?
Medidas adotadas para a descontaminação
A primeira medida tomada foi separar todas as roupas das pessoas expostas ao material radioativo e lavá-las com água e sabão para a descontaminação externa. Após esse procedimento, as pessoas tomaram um quelante denominado de “azul da Prússia”.
O que se deve fazer em caso de acidente nuclear?
Feche qualquer entrada de ar, como portas, janelas, ventilação ou chaminés. Pare qualquer forma de ventilação para previnir que substâncias tóxicas entrem onde você está. Não fume ou nem faça chamas para evitar qualquer risco de explosão. Não coma.
Quais os cuidados que devemos ter com a radioatividade?
É indispensável delimitar zonas e áreas de acesso controlado e vigiado e higienizar as mãos antes e depois do manuseio com o material. Além disso, é obrigatório utilizar todo equipamento de segurança descrito ou não no Programa de Proteção Radiológica (aventais, óculos, luvas, entre outros).
Como acontece a descontaminação?
- através de contato com vapores, gases, névoas ou material particulado;
- por respingos do produto;
- através de contato direto com poças de produto;
- através de contato com solo contaminado e;
- quando da manipulação de instrumentos ou equipamentos contaminados.
Como deve ser feito o armazenamento de rejeitos radioativos?
Os rejeitos precisam ser separados de acordo com as formas físicas (sólido, líquido e gasoso) e acondicionados em recipientes apropriados, como tambores metálicos, bombonas plásticas ou outro tipo de contentor.
Quais os efeitos de um desastre radioativo?
Ficou comprovado mais tarde que os níveis de radiação liberados não eram suficientes para causar danos aos bebês em fase gestacional. Atualmente, as pessoas que eram crianças e adolescentes na época fazem parte do grupo de risco que podem desenvolver câncer. Muitos já foram operados de câncer na tireoide, por exemplo.
Quais foram os impactos do desastre nuclear do césio-137 ao meio ambiente e à saúde da população local?
Os impactos de um acidente nuclear:
O césio, inclusive, se desintegra e dá origem ao Bário 137m (por isso o nome césio-137) e passa a emitir radiações gama, que são extremamente nocivos à saúde porque possuem um grande poder de penetração, invadindo as células do organismo e podendo levar até à morte.
Em que aparelho hospitalar abandonado num terreno estava concentrado o césio-137?
Em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 (137Cs) em Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.
Como morreu Leide das Neves?
Símbolo da tragédia com o césio-137, ocorrido há 30 anos, em Goiânia, a menina Leide das Neves Ferreira, de 6 anos, foi uma das quatro pessoas que morreram por causa da contaminação com o material radioativo.
Como foi enterrada Leide das Neves?
Leide das Neves foi enterrada no dia 26 de outubro de 1987, no Cemitério Parque, no Setor Urias Magalhães. Os gritos e ofensas dos que não queria que fosse enterrada lá ainda ecoam no cérebro de Lourdes das Neves.
Quantas vítimas teve césio 137?
Passadas mais de três décadas, não há consenso sobre o número de vítimas do césio 137 em Goiânia. Oficialmente, quatro pessoas morreram por exposição excessiva à radiação, mas a quantidade de pessoas contaminadas ainda provoca discussão. O governo federal reconhece 120.
O que o césio pode causar?
O césio-137 é bastante perigoso para o ser humano porque emite partículas ionizantes e radiações eletromagnéticas capazes de atravessar vários materiais, incluindo a pele e os tecidos do corpo humano, interagindo com as moléculas do organismo e gerando efeitos devastadores.
Como controlar a radiação?
Há alguns tratamentos de emergência. Comprimidos de iodeto saturam a glândula tireoide com iodo natural, evitando que as partículas se fixem ali e provoquem um câncer. E o remédio conhecido como azul da prússia absorve o elemento radioativo, fazendo-o ser eliminado nas fezes e na urina câncer de tireoide.
Quanto tempo demora para sair a radiação?
Ou seja, a radiação inicial de um acidente nuclear pode ser muito mais baixa que a de uma bomba, mas seu tempo de vida será muito mais longo. Calcula-se que milhares de anos se passarão – estimativas citam até 20 mil anos – para que a zona de exclusão de Chernobyl volte a ser habitável.
Quanto tempo a radiação fica no corpo?
As pessoas que estarão em contato com o paciente em tratamento não estarão expostas a nenhum tipo de radiação. A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).
Como é a morte por radiação?
Absorver doses superiores a 30 Gy causa danos neurológicos. Em minutos, pacientes apresentam vômito e diarreia fortes, tontura, dores de cabeça e inconsciência. Convulsões e tremedeira são comuns, bem como ataxia, ou a perda do controle voluntário das funções musculares. A morte em 48 horas é inevitável.
Como armazenar resíduos radioativos?
Estes resíduos deverão ser mantidos em local com blindagem de chumbo e separados de quaisquer outros materiais radioativos em uso.
Quanto tempo leva para desinchar depois de uma lipo?
Como escolher a cor do LED?